Nenhuma pessoa, seja dono de empresa, vendo a sua linha de produção ou, até mesmo, um consumidor ao adquirir um carro, por exemplo, não quer ver seus bens parando de funcionar de uma hora pra outra.
A verdade é que existem situações onde não dá pra fugir disso. Mas, de modo geral, a manutenção é uma prática imprescindível a fim de garantir uma vida útil muito mais extensa de máquinas e equipamentos.
Mas não só isso, a manutenção periódica e preventiva é capaz de promover diversos outros benefícios.
E quando falamos do setor ligado à refrigeração industrial isso não é diferente. A manutenção continua sendo uma importante aliada para os seus processos.
Até mesmo porque estamos falando de um setor que precisa zelar pelo controle. Afinal de contas, na prática, seus processos dizem respeito a manutenção e controle da temperatura, onde seu interior precisa ser mantido a baixas temperaturas
Sendo esse o caso, imagine que o equipamento responsável por esse processo venha a falhar, ou, até mesmo, apresente um desempenho muito inferior à sua capacidade.
Problemas como esses podem resultar não apenas em riscos, uma vez que ocorram acidentes relacionados ao mal funcionamento de algo, mas também podem gerar grandes prejuízos.
Portanto, estamos falando de um processo fundamental. E é por essa importância que eu te convido a me acompanhar nessa leitura para entender um pouco mais sobre isso e, também, como funciona o processo de manutenção em refrigeração industrial.
Conteúdos
Benefícios da Manutenção em Refrigeração Industrial
A manutenção é um recurso importantíssimo do ponto de vista industrial. Afinal de contas, através dela é possível garantir uma série de benefícios e grandes vantagens que geram impacto no bolso de uma empresa e, também, na segurança das pessoas que trabalham aos arredores.
A fim de tornar isso mais claro e evidente, separamos uma lista contendo os principais benefícios gerados pela manutenção, dentro do contexto da refrigeração industrial.
São eles:
- Contribuição do ponto de vista de eficiência energética, uma vez que os equipamentos passam a fazer uso do seu máximo potencial, não sofrendo por problemas de mal funcionamento;
- Otimização dos processos;
- Garantia de uma maior proteção e, consequentemente, segurança, à medida que os riscos ligados a potenciais acidentes são mitigados;
- Aumento da vida útil de máquinas e equipamentos;
- Redução de custos associados à necessidade de manutenção corretiva e possíveis interrupções que ocorram na linha de produção em virtude de um equipamento estragado.
De modo geral, é muito importante recorrer a um bom planejamento no que diz respeito aos processos de manutenção.
Até mesmo quando falamos de equipamentos e componentes ligados a automação, onde, muitas vezes, as empresas acabam negligenciando essa prática, por acreditarem na durabilidade do equipamento.
Já dizia o ditado:
“É melhor prevenir do que remediar.”
Portanto, fica a dica e estabeleça bons processos de manutenção na sua empresa e, também no seu dia a dia. Lembre-se que o barato muitas vezes pode custar muito.
Como funciona a Manutenção em Refrigeração Industrial
Já descobrimos a importância da manutenção, dentro dos processos de refrigeração industrial, agora vamos entender como ela funciona na prática.
E para fazer isso, existem alguns passos que são fundamentais. Confira:
Limpeza do sistema de refrigeração
Em um primeiro momento você pode até não assimilar a limpeza como sendo parte do processo de manutenção, mas quando falamos de máquinas e equipamentos, ela é fundamental e precisa ocorrer tanto internamente quanto externamente,
A limpeza de dutos, filtros e condensadores, por exemplo, é uma prática que contribui efetivamente para melhoria do seu desempenho e, também, fornece mais segurança para o equipamento e para as pessoas que trabalham manipulando-o.

Inspeção, testes, controle e Acompanhamento dos equipamentos
A fiscalização é uma etapa importantíssima dentro da manutenção. Através da inspeção e acompanhamento dos equipamentos é possível averiguar questões ligadas ao desempenho de um determinado equipamento e, também, ao surgimento de falhas ou sinais de desgaste, por exemplo.
Trata-se de uma prática muito simples mas capaz de gerar resultados bastante positivos, uma vez que é realizada de forma consciente e minuciosa.
E, falando sobre isso, podemos listar alguns itens fundamentais dentro do processo de inspeção e acompanhamento dos equipamentos. São eles:
- Checar a carga do fluido refrigerante e do óleo;
- Calibrar a proteção de sobrecarga;
- Verificar e ajustar superaquecimento e sub-resfriamento;
- Calibrar os sensores de pressão e temperatura;
- Verificar o processo de degelo.
Mão de obra especializada
A verdade é que, nos dias de hoje, existe uma demanda de máquinas e equipamentos cuja complexidade tem se tornado gradativamente maior.
O desenvolvimento tecnológico contribuiu para que os equipamentos se tornassem cada vez mais eficientes, à medida que a modernidade avançava. E fica claro para nós que o prognóstico é que esses avanços continuem.
Entretanto, essa complexidade passou a exigir uma mão de obra que fosse cada vez mais capacitada. E, quando olhamos para o cenário de manutenção, a verdade é que vão existir processos onde o conhecimento técnico é imprescindível.
Em outras palavras, haverá ocasiões onde a empresa precisará recorrer à terceirização dos processos de manutenção.
Conclusão
Nos dias de hoje, a automação se tornou uma poderosa aliada, contribuindo não só na prevenção como também na detecção de problemas.
Afinal de contas, estamos falando de vários componentes ligados ao processo e que são capazes de nos transmitir informações muito valiosas.
Entretanto, é bom ficar de olho na calibração dos sensores que fazem parte desses componentes. Ou seja, a manutenção se faz importante até mesmo nesses pontos.
Portanto, não deixe de fazer um bom planejamento dos processos de manutenção, dentro da sua empresa. Seus equipamentos de refrigeração, e o seu bolso, agradecem.