Os tipos de manutenção industrial

A manutenção industrial é uma prática imprescindível para a rotina de indústrias que se preocupam verdadeiramente com os seus processos.

E, quando falamos de manutenção industrial, não nos limitamos apenas ao conserto de máquinas e equipamentos que são empregados nos processos produtivos.

Sendo que, já faz muito tempo que a manutenção industrial deixou de ser tão somente considerada como atividade de apoio. Passando a assumir um importante status quando levamos em conta a estratégia de custos de uma empresa, por exemplo.

O fato é que uma boa gestão, relacionada a manutenção industrial, traz consigo grandes benefícios para uma empresa que vão desde questões relacionadas à segurança no trabalho, quanto às de aspecto financeiro.

Evitando prejuízos com a quebra de equipamentos e também com a falta de eficiência produtiva, que pode muito bem ser resultado do mau funcionamento de componentes, por exemplo.

Essas são apenas algumas consequências, dentro de diversas outras, que justificam a aplicação de boas práticas relacionadas à manutenção. 

E para contribuir com o seu entendimento sobre o tema, separamos uma lista com os principais tipos de manutenção industrial, presentes dentro das empresas. Acompanhe-me nesta leitura e confira agora mesmo!

Principais tipos de Manutenção Industrial

Existem diversos tipos de manutenção industrial. Sua aplicação ocorrerá em virtude de diferentes situações.

Sendo que, nem sempre essa manutenção terá como objetivo consertar um equipamento com defeito.

Parece confuso? Não se preocupe. Confira a lista que preparamos para você com os principais tipos de manutenção industrial e logo você vai entender o que estamos tentando lhe dizer. 

Manutenção Preventiva

Como o próprio nome já sugere, a manutenção preventiva cumpre o papel de prevenir problemas, antes mesmo que eles de fato aconteçam.

E aqui já é um ponto onde não estamos falando de consertar algo que já está quebrado. 

A ideia da manutenção preventiva é evitar que os equipamentos estraguem e causem problemas ainda maiores, prejudicando o andamento das atividades.

Nesse sentido, são feitas inspeções periódicas a fim de avaliar diversos aspectos relacionados ao funcionamento dos equipamentos, observando o estado dos componentes e promovendo pequenos ajustes que podem fazer toda a diferença na vida útil do mesmo.

Ainda não ficou claro? Confira algumas práticas relacionadas à manutenção preventiva:

  • Regular Parafusos;
  • Engraxar componentes;
  • Manter o equipamento devidamente limpo;
  • Examinar desgastes dos componentes;
  • Regular motores.

Esses são apenas alguns exemplos que são essenciais para manter os equipamentos em pleno funcionamento.

O processo de manutenção é fundamental dentro de qualquer empresa.

Manutenção Corretiva planejada

Identificou algum possível problema com a manutenção preventiva? Peças que estão próximas ao fim de sua vida útil? Surgimento de pequenos vazamentos ou qualquer tipo de problema que pode vir a afetar o funcionamento de seus equipamentos?

É nesse sentido que entra em ação a manutenção corretiva planejada. Ela terá como objetivo substituir componentes, realizar os devidos consertos e garantir a reparação de máquinas e equipamentos.

Isso ocorrerá a fim de evitar que seus processos produtivos parem de vez. 

Manutenção Corretiva não planejada

E quando, mesmo com inspeções preventivas e também com os reparos provenientes da manutenção corretiva planejada acontece algum tipo de problema?

É importante lembrar que os equipamentos não são isentos de falhas e mesmo com todas as precauções tomadas é sim possível que surja algum tipo de problema, embora, com a manutenção correta, as chances de que isso ocorra são infinitamente menores.

Mas e quando ocorre? O que fazer?

É preciso corrigir o problema e aplicar a manutenção corretiva não planejada. Nesse ponto já é bem provável que os seus processos estejam paralisados. Podendo acarretar em grandes prejuízos.

Manutenção Preditiva

Falamos um pouco sobre a manutenção preventiva e o seu objetivo no sentido de evitar problemas, não é mesmo?

Similar a ela existe a manutenção preditiva, porém com certas diferenças. Essa, por sua vez, tem uma visão mais global e, como o próprio nome já sugere, ela tem caráter preditivo.

Ou seja, ela prediz, prognóstica, as condições de funcionamento dos equipamentos.

Eliminando, com isso, vistorias e desmontagens desnecessárias, entre outras atividades que podem implicar na diminuição da vida útil dos equipamentos.

No entanto, o que é considerado como atividade da manutenção preditiva? Alguns exemplos básicos de sua aplicação são:

  • Registro de inspeções;
  • Medição de parâmetros;
  • Frequência de medições, entre outros.

Manutenção Detectiva

Por fim, temos a manutenção detectiva que busca fazer inspeções tendo como objetivo identificar possíveis falhas mais complexas e, de certo modo, imperceptíveis para o pessoal de operação e, até mesmo, para o pessoal de manutenção.

Trata-se, portanto, de um processo de inspeção mais minucioso e os seus resultados podem implicar em uma manutenção corretiva planejada.

Mas afinal, por que a Manutenção Industrial é tão importante?

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de manutenção, que são aplicados no âmbito industrial, você pode se perguntar: “Mas, qual é a importância disso tudo? Não seria melhor apenas substituir a máquina ou equipamento e ponto final?”

De fato, a substituição por algo novo, com total contemplação da garantia e sem quaisquer efeitos negativos provocados pelo tempo e pelo uso seria o melhor dos mundos, não é mesmo?

Mas, a pergunta que deve ser feita é: Será que substituir o equipamento é mesmo uma boa ideia?

Afinal de contas, precisamos considerar a viabilidade do que está sendo proposto e, na grande e esmagadora maioria das vezes, a manutenção sai muito na frente.

Isso porque ela garante uma extensão bastante considerável na vida útil do equipamento e por um preço absolutamente menor do que se comparado a compra de um novo.

Como se só isso não fosse o bastante, existem certos processos ligados à manutenção que permitem identificar possíveis falhas até mesmo em um equipamento recém comprado.

Em outras palavras, a manutenção, de fato, é uma prática bastante importante e que ajuda muito na saúde financeira de uma empresa.

Mas, isso não é tudo. Existem muitos outros benefícios que tornam a manutenção imprescindível. 

E vamos falar sobre eles no tópico a seguir.

Quais são os principais Objetivos da Manutenção

No comecinho deste artigo, a gente já falou um pouco sobre a importância da manutenção levando em conta alguns aspectos como:

  • Segurança;
  • Economia;
  • e eficiência.

Esses aspectos, por si só, já seriam mais do que suficientes para implementar boas práticas em manutenção dentro de qualquer indústria.

Mas para que isso fique ainda mais claro, vamos falar um pouco sobre cada um desses 3 pontos e outros que tornam a manutenção uma prática super importante. Combinado? Deste modo vamos denominá-los como os principais objetivos da manutenção.

Sendo assim, confira qual é o real sentido destes benefícios:

1. Garantir a segurança dos processos

Hoje em dia a segurança é um assunto que é levado muito sério dentro de qualquer indústria que se preze. 

O que é muito importante, principalmente na indústria onde o passado histórico é marcado por diversos acidentes graves. Acidentes que não só colocaram em risco a vida de muitas pessoas, mas que contabilizaram diversas vítimas que tiveram algum tipo de ferimento, sequela, ou, até mesmo, morreram.

Portanto, qualquer medida que contribua com o aumento de segurança é bem vinda. E quando falamos de máquinas e equipamentos industriais, precisamos ressaltar que falhas em seu funcionamento podem elevar a possibilidade de algum tipo de acidente.

E não só isso, existe ainda o aspecto de preservação do patrimônio industrial. Afinal de contas, um problema, ou acidente, pode inviabilizar o uso do maquinário e, também, colocar em risco outras máquinas ao redor e, até mesmo, a estrutura do local.

2. Promover economia 

Em um primeiro momento pode até soar um pouco estranho. Até mesmo porque, a manutenção tem um certo custo. Então, como ela pode gerar economia para o setor?

E na verdade é muito simples, acontece que a manutenção tem o efeito de prevenir falhas e defeitos nos equipamentos. O que traz um resultado bastante favorável em termos de produtividade e redução de custos.

Afinal, um equipamento problemático pode não apenas reduzir a produtividade do setor como inviabilizá-lo, caso o maquinário estrague de vez. O que torna os prejuízos potencialmente maiores.

3. Estabelecer eficiência nos processos 

Um equipamento cuja manutenção é realizada de forma periódica e planejada corre muito menos riscos de apresentar qualquer tipo de defeito.

Na prática o resultado disso é a garantia de muito mais eficiência para os processos. E os efeitos dessa eficiência não são apenas produtivos.

Isso garante uma confiabilidade muito maior com os seus clientes, garantias de segurança em relação às demandas, menos preocupações financeiras, menos dor de cabeça na hora de estruturar os seus estoques e muito mais.

Do ponto de vista estratégico, as vantagens são extremamente válidas e só ratificam a importância de um planejamento eficaz quando o assunto é manutenção.

4. Prolongar a Vida Útil dos Equipamentos

Através da aplicação de técnicas de manutenção preventiva e preditiva, é possível identificar e corrigir problemas antes que se tornem graves. 

Isso contribui para o prolongamento da vida útil dos equipamentos, evitando a necessidade de substituições prematuras.

5. Melhorar a Qualidade do Produto/Serviço 

A manutenção eficaz garante que os equipamentos estejam em boas condições de funcionamento, o que pode resultar em produtos/serviços de melhor qualidade. 

Equipamentos bem mantidos têm menos probabilidade de causar defeitos ou erros na produção, garantindo um melhor desempenho global.

6. Otimizar os Recursos: 

A manutenção adequada permite otimizar o uso dos recursos disponíveis. Isso inclui a utilização eficiente de materiais, mão de obra e tempo. 

Ao planejar e executar a manutenção de forma eficaz, é possível evitar desperdícios e maximizar a produtividade.

7. Melhorar a Satisfação do Cliente 

Quando os equipamentos estão em bom estado de funcionamento, há menos interrupções nos serviços prestados, o que resulta em maior satisfação dos clientes. 

A confiabilidade e a disponibilidade dos equipamentos são fundamentais para a prestação de um serviço de qualidade e para a satisfação dos usuários.

Por onde começar

Antes de sair escolhendo o tipo de manutenção que você precisa adotar, é preciso desenvolver uma visão sistêmica de todo o setor. Só daí é possível organizar como a manutenção deve ser feita e de que modo.

Afinal, imagine um mundo onde você precisa viabilizar a manutenção dos seus equipamentos e, ao mesmo tempo, precisa dar conta de atender a sua demanda produtiva. 

Se não existir uma clareza do que precisa ser feito e um planejamento bem estruturado dos processos, cronograma e requisitos necessários para realizar tanto um quanto o outro, as chances de surgir problemas no meio do caminho são grandes.

É por isso que em médias e grandes indústrias, normalmente existe um setor que fica exclusivamente dedicado para o planejamento da manutenção industrial. Esse setor é conhecido como PCM, planejamento de controle de manutenção.

Esse setor precisa trabalhar em perfeita harmonia com o PCP, planejamento de controle de produção. 

E a razão disso é muito simples. É claro que a manutenção, eventualmente, vai inviabilizar certos processos. Até mesmo porque, o equipamento precisará ser desligado para que a manutenção ocorra. 

Porém, isso não pode acontecer em momentos onde essa produção não pode ser interrompida, de forma alguma. É aí que entram diversos fatores como previsibilidade de vendas, geração de estoque, compra de insumos e várias outras coisas que vão influenciar os dois setores.

A ideia é que nenhum deles se torne uma pedra no sapato do outro. Até mesmo porque, para que a empresa possa usufruir do seu máximo potencial, os dois precisam cumprir os seus papéis com excelência.

E, falando de modo prático, um processo de manutenção costuma ter as seguintes etapas:

Etapas gerais do processo de manutenção:

  • Planejamento: Definir objetivos, estratégia e recursos necessários.
  • Programação: Agendar as atividades de manutenção em um cronograma.
  • Preparação: Obter ferramentas, materiais e comunicar com a equipe.
  • Execução: Realizar as tarefas de manutenção de acordo com os procedimentos.
  • Registro e Documentação: Registrar as atividades e coletar dados relevantes.
  • Análise e Avaliação: Analisar os resultados e identificar oportunidades de melhoria.
  • Ações de Melhoria: Implementar melhorias para otimizar o processo de manutenção.

Essas etapas ajudam a garantir que a manutenção seja planejada, executada e documentada de forma adequada, contribuindo para a eficiência e confiabilidade dos equipamentos e sistemas.

Outras maneiras de se precaver

Ficou bem claro que o processo de manutenção é fundamental dentro de qualquer empresa. Afinal de contas, ninguém quer que seus processos sejam interrompidos por conta de falhas ou, até mesmo, provenientes de uma manutenção ruim.

Aliado a uma boa prática de manutenção industrial, existem também outras atitudes que podem contribuir para a garantia de funcionamento do processo produtivo.

Uma delas é a aquisição de produtos de qualidade e que demandam baixos custos relacionados à manutenção.

Essa é uma atitude que a Nepin faz questão de ratificar com a entrega de produtos de excelentíssima qualidade. Tudo isso com o objetivo de garantir a máxima satisfação para os seus clientes.

Qualidade que pode ser percebida em produtos como nos seguintes casos:

Esses são apenas alguns exemplos de produtos que você pode encontrar aqui no nosso site. E se você tiver alguma dúvida, ou precisar de alguma sugestão, entre em contato com a nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar o melhor produto para a sua empresa.

Deixe um comentário