7 Dicas para aliviar a conta de energia de uma Indústria

Já foi-se o tempo onde a única preocupação que uma indústria tinha era produzir em escalas cada vez maiores e, consequentemente, alavancar os seus resultados e receitas.

Não que esse interesse tenha caído no esquecimento, nos dias de hoje. Acontece que existem diversas outras preocupações que requerem a atenção desse tipo de empresa. Preocupações, inclusive, que também refletem nos resultados. 

E quando falamos de questões como essa, que causam um impacto direto nos resultados de uma empresa, não podemos deixar de falar sobre os custos operacionais que ela possui.

Dentro desses custos operacionais, um deles tem ganhado um certo destaque. Ainda mais por se tratar de um tipo de custo muito atrelado à sustentabilidade.

Estamos falando do consumo de energia elétrica. Nos dias de hoje, reduzir esse custo vai além de conquistar uma vantagem competitiva. Afinal de contas, estamos falando de um recurso que se relaciona diretamente com o futuro do planeta.

Então nada mais justo do que dedicar um artigo exclusivamente para falar sobre ele.

Acompanhe-me nesta leitura e confira uma lista especial de 7 dicas com métodos e alternativas que vão te ajudar a aliviar a conta de energia da sua empresa.

Importância da economia de energia elétrica na indústria

Antes de falarmos sobre as dicas, vamos entender um pouco mais do impacto da energia elétrica dentro de uma empresa. 

Até mesmo porque, quando falamos de economia de energia elétrica ou redução de consumo, a proposta não é simplesmente reduzir o fluxo de produção e, consequentemente, gastar menos energia com isso.

A proposta é fazer um uso consciente e cada vez mais eficiente desse recurso. Desse modo você continuará produzindo no seu ritmo e, até mesmo poderá superá-lo, gastando menos energia para isso.

Nesse contexto, já falamos um pouco sobre a importância da economia no ponto de vista ambiental, do ponto de vista sustentável. 

Entretanto, existem diversas outras vantagens para uma empresa do setor industrial que decide colocar em prática o conceito de eficiência energética. Tais como:

  • Redução dos custos operacionais;
  • Maior margem de lucro e/ou precificação;
  • Vantagens relacionadas à subsídios que são oferecidos para empresas que fazem o uso consciente de seus recursos energéticos entre outras vantagens competitivas.

Em suma, gerar essa economia é uma prática que traz benefícios fiscais, financeiros, é claro, e, também, demonstra para clientes e fornecedores que estamos falando de uma indústria que se preocupa com o futuro do planeta.

7 Dicas para aliviar a conta de Energia

1 – Manutenção regular de máquinas e equipamentos

Um equipamento que não passa por um processo de manutenção regular, e quando nos referimos a regular falamos sobretudo de manutenção preventiva, não corre apenas o risco de parar de funcionar.

Ele pode também começar a apresentar menor desempenho. Na prática isso resulta em um maior consumo e eficiência produtiva.

Portanto, o ideal é manter um bom planejamento no que diz respeito a manutenção de máquinas e equipamentos.

2 – Instalação de painéis solares

A energia solar é uma excelente alternativa, sobretudo para quem tem a capacidade financeira de poder investir nesse recurso.

Afinal de contas, estamos falando de um investimento que não sai barato, mas que a longo prazo tende a ser bastante vantajoso. Isso sem contar, é claro, com a questão sustentável.

Até mesmo porque estamos falando de um recurso renovável e que não agride o meio ambiente.

 

3 – Uso da Iluminação Natural

Por que não aproveitar a luz ambiente? É claro que aqui estamos falando de uma prática mais associada ao consumo de energia, por si só. Mas isso não diminuiu em nada a sua importância.

E uma boa maneira de fazer isso é através de um planejamento bem estruturado das instalações da indústria, gerando maneiras pelas quais a luz pode entrar e gerar uma boa iluminação dos seus ambientes internos. 

4 – Invista no isolamento térmico

A temperatura é um fator que está muito ligado ao consumo de energia. Sendo do lado produtivo, quando avaliamos máquinas e equipamentos ligados à refrigeração industrial e através da utilização de caldeiras, por exemplo, como, também, para questões básicas como a climatização do ambiente.

De um modo, ou de outro, o isolamento térmico é fundamental. Afinal de contas, ele é uma maneira eficiente de conservação energética. Seja para manter o ambiente mais frio ou mais quente, de uma maneira prática e econômica.

painel-solar
Gerar essa economia é uma prática que traz benefícios fiscais e financeiros.

5 – Preferência pela automação de processos

Em um primeiro momento, pode até parecer estranha essa informação. Afinal de contas, a automação industrial parte do princípio da utilização de máquinas e equipamentos realizando diversos processos de maneira automática, não é mesmo?

Olhar para isso nos dá a impressão de que vamos acabar necessitando ainda mais do uso de recursos energéticos. Entretanto, não é exatamente assim que funciona.

Isso porque a automação industrial também parte do princípio de eficiência. Eficiência essa que é repassada para os processos e acaba gerando um rendimento muito melhor do que o visto em processos mecânicos, por exemplo.

6 – Treinamento e conscientização dos colaboradores

A tomada de consciência é um importante passo para promover uma economia sustentável.

Portanto, treinar e transmitir a importância desse conceito para os colaboradores é uma prática imprescindível. E não apenas do ponto de vista financeiro, mas também do ponto de vista social.

Afinal, todos vivemos e desfrutamos dos recursos deste planeta e o bom uso desses recursos é fundamental para a garantia de um futuro melhor.

7 – Aquisição de máquinas e equipamentos que gerem baixo consumo energético

No nosso dia a dia, é comum observarmos um certo selo ao fazer a aquisição de um eletrodoméstico ou eletroeletrônico, por exemplo.

Esse selo serve para mostrar que o equipamento possui um baixo custo de energia, sobretudo quando comparamos com os concorrentes que não o possuem.

Ter em mente essa premissa é fundamental na hora de comprar um equipamento para uso industrial. É necessário avaliar bem as opções na busca de máquinas que venham a possuir um baixo consumo e, sem que isso gere uma influência negativa no seu desempenho.

E uma excelente maneira de colocar esse conceito em prática é comprando conosco, no nosso site aqui da Nepin. Aqui você pode encontrar inúmeras soluções em automação industrial e, também, refrigeração industrial.

Componentes que vão ajudar a sua empresa a economizar de maneira inteligente e sem perder a eficiência. Acesse nosso site, clique na aba produtos e confira

Deixe um comentário