Conceitos básicos da refrigeração industrial

O processo de refrigeração é fundamental no nosso dia a dia e está presente não apenas no uso comercial e industrial, mas também dentro das nossas casas.

Portanto, trata-se de um recurso de extrema importância. Ainda mais quando avaliamos a sua finalidade.

A refrigeração está presente desde a preservação de alimentos até o armazenamento de medicamentos, como a vacina, por exemplo e muito mais.

E, trazendo esse conceito para o setor industrial, conseguimos perceber que a refrigeração é um processo cuja aplicação ocorre em grande escala. 

Sendo de suma importância para indústrias de fabricação de gelo, cervejarias, fábricas de laticínios entre outras. Até aqui já conseguimos notar o quanto a refrigeração é importante para o setor alimentício.

Portanto, preparamos esse artigo com a finalidade de mostrar quais são os principais conceitos presentes dentro da Refrigeração Industrial e assim te fazer ficar por dentro de importantes detalhes que regem esse processo. Vamos lá! 

Refrigeração industrial e sua aplicação

Aqui no nosso site, já falamos a respeito da Refrigeração Comercial, falando a respeito da sua importância e também sobre como ela ocorre.

E, embora possa parecer que são ideias bastante semelhantes, existem diferenças consideráveis na aplicação da refrigeração entre esses dois setores.

Nesse sentido, é preciso avaliar não apenas o tamanho da aplicação, que no caso da refrigeração industrial é consideravelmente maior, mas também algumas outras questões como por exemplo a necessidade de um operador de serviço.

Caberá a ele a responsabilidade de operar e monitorar a aplicação dos processos. 

Em suma, a refrigeração industrial está presente em diversos setores

Na introdução desse artigo, já falamos sobre a presença desse processo em diversos segmentos do ramo alimentício, não é mesmo?

Mas a refrigeração industrial não se resume apenas a isso. Ela também está presente na indústria de fármacos, refinarias de óleo, fábricas de produtos químicos e mais.

O fato é que estamos falando de um recurso indispensável, seja para uso doméstico, comercial ou industrial.

Funcionamento e Conceitos Básicos da Refrigeração Industrial

Embora existam diferenças relacionadas à aplicação, quanto aos diferentes tipos de refrigeração, a lógica por trás do seu funcionamento se apresenta de um modo bastante similar.

Todos eles funcionam a partir dos conceitos de calor e trabalho. E para isso, utiliza-se um fluído refrigerante.

Esse fluido percorre um caminho dentro de um circuito fechado e terá o papel de retirar o calor do meio em que estiver aplicado. Ao mesmo tempo que vaporiza-se a baixa pressão.

Esse mesmo fluido entra no evaporador sob baixa pressão, formando uma mistura de líquido mais vapor, e retira a energia presente no meio. Enquanto isso ocorre, o líquido vaporiza-se e passa para o estado de vapor.

Esse vapor é comprimido e bombeado, resultando na formação de um vapor superaquecido que desloca para o condensador, cuja função é liberar energia obtida através do meio.

Ao liberar essa energia, o fluido passa do estado de vapor superaquecido para o estado líquido, processo que recebe o nome de condensação. 

Logo em seguida ele é submetido ao dispositivo de expansão, onde a sua pressão é reduzida para que o fluido possa ingressar no evaporador e repetir novamente esse processo.

Ao ter ciência de como ocorre tudo isso, conseguimos notar a presença de diversos conceitos. Entre eles existe a compressão, condensação, evaporação, sucção e separação.

Esses conceitos correspondem a diferentes etapas que ocorrem conforme o processo que descrevemos logo acima.

produtos-industria
Trazendo esse conceito para o setor industrial, conseguimos perceber que a refrigeração é um processo cuja aplicação ocorre em grande escala.

Conclusão 

Quando estamos falando de refrigeração, seja ela aplicada no setor comercial ou industrial, é preciso recorrer a produtos e equipamentos de qualidade.

Afinal de contas, ser surpreendido com o mau funcionamento e que prejudique o pleno funcionamento do processo de refrigeração, pode acarretar em enormes prejuízos.

E, quando estamos falando de refrigeração industrial, isso se torna ainda mais agravante pelo simples fato de estarmos lidando com aplicações que ocorrem em uma escala consideravelmente maior.

E uma excelente forma de sanar essa preocupação é adquirir máquinas e equipamentos cuja qualidade exceda os precedentes básicos.

Premissa que é adotada em todos os produtos oferecidos pela Danfoss e que são oferecidos no nosso portfólio de produtos, aqui na Nepin.

Dentre as soluções que oferecemos em refrigeração industrial, você poderá encontrar:

Acesse a nossa loja e confira a nossa lista de produtos agora mesmo.

 

Deixe um comentário