A história da Danfoss

Construir um futuro melhor. É essa é a grande premissa que moveu e ainda move a Danfoss. E essa jornada teve início a partir da data de 1º de setembro de 1933, data de sua fundação.

A partir de então, foram mais de 85 anos dedicados em prol da tecnologia e inovação. 

No decorrer desse período, a Danfoss propôs e forneceu inúmeras soluções inovadoras e de alta eficiência energética, cujos impactos são facilmente percebidos nos mais diversos países.

E o nosso objetivo, através deste artigo, é contar um pouco mais sobre essa história. Falar um pouco sobre essa empresa e traçar uma linha do tempo com os acontecimentos mais importantes e impactantes ao longo desses mais de 85 anos de muita história.

Acompanhe-me nesta leitura e saiba mais sobre a Danfoss.

Danfoss – Como ela surgiu

A Danfoss foi fundada em 1º de setembro de 1933, por Mads Clausen, em Nordborg, Dinamarca. 

Nascido em 1905, Mads foi contra todas as expectativas de seus familiares, que gostariam que ele sucedesse os seus negócios ligados ao trabalho rural.

Isso pois, desde muito cedo, Mads já demonstrava um grande interesse e fascínio pela engenharia. Sendo que, em 1927, ele finalmente se formou engenheiro.

A partir de então, Mads empenhou grande parte dos seus esforços projetando e desenvolvendo experimentos ligados à sistemas de refrigeração. 

E foi então que em 1933, surgiu a oportunidade de que ele pudesse seguir os seus ideais por conta própria, fundando a Danfoss. Isso só foi possível pois, em novembro do ano anterior, Mads havia finalmente feito a sua primeira válvula de refrigeração.

E esse foi só o começo de uma história de muito comprometimento e inovação. Desse momento em diante, foram várias as soluções propostas por Mads e sua empresa. Tais como:

. Válvula de expansão termostática para sistemas de refrigeração;

. Termostato de radiador, um dos primeiros do mundo;

. Pré-aquecedor de óleo;

. Painel de controle de compensação climática, ECT;

. Medidor de Oxigênio EVITA;

Essas são apenas algumas das soluções propostas pela Danfoss, ao longo da sua história.

Para se ter uma ideia, somente entre 1965 e 1966, década que seria marcada pelo falecimento de Mads Clausen, a Danfoss registrou um total de 305 pedidos de patentes.

Essas e tantas outras iniciativas só servem para ratificar o grande interesse dessa empresa no que diz respeito à criação e desenvolvimento de novas tecnologias.

Danfoss – Como tudo foi construído

Para chegar ao patamar que alcançou, a Danfoss contou com uma série de acontecimentos ao longo de suas décadas de existência. Alguns deles se tornaram grandes marcos e contribuíram para ratificar o seu nome em todo o mundo.

Ao todo, a Danfoss emprega mais de 27 mil funcionários e atende clientes em mais de 100 países distintos, nos dias de hoje.

Mas quando tudo isso começou, o quadro de funcionários era muito menor. Em 1939, a equipe formada por Mads Clausen contava com um número de colaboradores mil vezes menor, aproximadamente.

Até esse período, a Danfoss tinha a sua disposição um total de 26 funcionários que trabalhavam na produção das primeiras válvulas de expansão termostática – válvulas de água, termostatos, pressostatos, filtros secadores e outros. 

Já na década de 40, esse número cresceu consideravelmente e no seu aniversário de 10 anos a Danfoss já empregava aproximadamente 180 pessoas. 

Isso foi motivado pela criação do novo protótipo de termostato de radiador. Além disso, os números relacionados às exportações crescia gradativamente, culminando, inclusive, no estabelecimento da primeira empresa de vendas na Argentina.

Mas, esse ainda era um número muito pequeno, perto do que estava por vir ao longo das próximas décadas.

Na década de 60, época em que o fundador da Danfoss viria a falecer, a empresa já atingia a quantia de mais de 5000 funcionários.

Tudo isso movido pelo crescimento e expansão de uma empresa que caminhava, a passos largos, na direção de novas propostas tecnológicas para o mundo.

E, conforme o tempo passava, os números não paravam de crescer. Sendo que, em nenhum momento a empresa deixou de olhar para o seu propósito tecnológico, sempre buscando inovar no seu segmento.

Fato esse que podemos notar facilmente, nos dias de hoje. Seja por suas propostas ligadas à tecnologia, ou, pelo seu engajamento quando falamos de assuntos ligados à preocupação ambiental e problemas de cunho sócio-econômico.

crescimento-empresa
Ao todo, a Danfoss emprega mais de 27 mil funcionários e atende clientes em mais de 100 países distintos, nos dias de hoje.

Danfoss – O que ela faz atualmente

Atualmente a Danfoss trabalha com as seguintes frentes de negócios:

Hidráulica Móbil

Líder e pioneira do setor no mercado de hidráulica móbil.

Climate Solutions

Refrigeração & Ar Condicionado (Cooling) e Aquecimento (Heating) uniram forças. Líderes de mercado na indústria de ar condicionado, refrigeração, aquecimento residencial, aquecimento comercial e energia distrital. 

Conversores de frequência

Líder no mercado de drives AC e soluções de drives. 

Industrial Automation

Líder no monitoramento e controle de pressão, temperatura e fluidos.

Módulos de Energia

Especializada na fabricação de módulos de energia e módulos conversores. 

Bombas de Alta Pressão

Líder nos mercados de bombas de alta pressão e dispositivos de recuperação de energia. 

Sistemas de combate a incêndio

Fornecedor de soluções totais de sistemas fixos de combate a incêndio.

Danfoss – O futuro começa hoje

A Danfoss assumiu o compromisso de tornar o futuro um mundo melhor. E, para isso, passou a investir em tecnologias cada vez mais eficientes. Promovendo melhor desempenho com o menor impacto possível no planeta.

Esse ideal fez com que ela se tornasse uma grande referência quando o assunto é inovação e sustentabilidade. Toda essa história serviu de fomento para o surgimento de um legado.

Um legado que se iniciou em 1933 e percorreu uma longa data até aqui. 

Com a proposta de construir o futuro, a partir do presente, ao mesmo tempo que mantém um forte elo com as suas raízes. 

Todos esses fatores contribuíram significativamente para o seu sucesso.

Deixe um comentário