Saiba mais sobre o uso do gás na Indústria

Você já parou para pensar na quantidade de energia que é necessária para movimentar dezenas, centenas, ou, até mesmo, milhares de grandes máquinas e equipamentos?

Estamos falando de um valor muito alto, definitivamente. E, quando me refiro à energia, não estou apenas nos referindo a que compõe a elétrica. 

Estamos falando, também, daquela responsável por manter todo esse maquinário funcionando a pleno vapor.

Entretanto, não é sobre o vapor que vamos falar nesse artigo. 

Vamos falar sobre um outro importante recurso energético, do ponto de vista industrial, e que também está presente no nosso cotidiano, só que de uma outra forma, é claro.

Trata-se do gás. Mais precisamente o gás industrial.

O gás, utilizado dentro da indústria, é um recurso extremamente útil, ainda mais quando consideramos toda a sua versatilidade. O que não seria nenhuma surpresa dada aos diferentes tipos que possuem para uso industrial.

E, quando olhamos para toda a variedade de aplicações, encontradas nesse setor, isso apenas serve para ratificar essa importância.

Afinal de contas, são tantos tipos de indústria que fazem parte da economia global. E que se destoam completamente entre si. 

É só você tentar comparar a indústria alimentícia, por exemplo, com a indústria automobilística. 

Seus processos são tão diferentes, entre si, mas, mesmo assim, o uso do gás industrial pode contribuir, efetivamente, para ambos os casos.

É por esse motivo que eu te convido a acompanhar-me nesta leitura para entender um pouco mais sobre o uso do gás dentro do setor industrial. Confira.

O que é o gás industrial

Gases industriais nada mais são do que gases utilizados na indústria e que contribuem, de algum modo, para o desempenho de suas atividades produtivas.

De algum modo porque esse gás não necessariamente é utilizado para fins energéticos. Existem outras possíveis aplicações para ele.

Até mesmo porque, estamos falando de um elemento capaz de possuir uma grande gama de composições aplicáveis dentro da indústria.

Em outras palavras, os gases industriais podem contribuir para a:

  • Produção de energia responsável por movimentar o setor produtivo, dando vida aos mais diversos tipos de máquinas e equipamentos;
  • Utilização como matéria-prima, que poderá resultar na fabricação de componentes eletrônicos e medicamentos, por exemplo.
  • Conservação e refrigeração de alimentos.

Mas não se engane, existem outras tantas aplicações. Esses foram apenas alguns destaques no que se refere a aplicação de no âmbito industrial.

Afinal, estes gases contribuem para o funcionamento dos mais diversos tipos de indústria. Como por exemplo:

  • Metais e siderurgica;
  • Petróleo, gás e petroquímica;
  • Química;
  • Energia;
  • Mineração;
  • Medicina e produtos farmacêuticos;
  • Biotecnologia;
  • Alimentos e bebidas;
  • Eletrônica;
  • Energia nuclear;
  • Aeroespacial e muito mais.

Gases mais usados na Indústria

Antes de falarmos quais são os principais gases, responsáveis por esses processos, é bem provável que algo que mencionamos acima possa ter passado despercebido. Mas tendo passado ou não, tratemos de esclarecer.

Nos referimos ao vapor, outro importante recurso empregado em muitas das atividades industriais. Entretanto, no início do texto, fizemos questão de diferenciá-lo em relação ao gás industrial, não é mesmo? E a razão para isso é muito simples.

Embora o vapor venha a se apresentar na forma gasosa, em virtudes de mudanças que ocorrem no estado físico d’ água, ele não é considerado um gás.

E a explicação para isso é muito simples. O gás, diferente do vapor, nada mais é do que o estado físico da matéria. Ele não possui forma e nem volume. E, diferente do vapor, o processo de liquefação, onde o gás passa para o estado líquido, é muito mais complexo. 

Com isso em mente, podemos prosseguir com os principais gases utilizados no setor industrial.

São eles:

  • Oxigênio;
  • Dióxido de carbono;
  • Argônio;
  • Hidrogênio;
  • Nitrogênio;
  • Hélio.

Embora todos eles sejam encontrados no mesmo estado físico, o gás, eles possuem composições químicas muito distantes entre si.

E, em certos casos, isso vale inclusive como um alerta, em função do perigo que existe no manuseio de certos componentes.

A importância do uso do gás na Indústria

Até aqui, já fica bastante evidente que o gás, para uso industrial, é um recurso bastante importante. Tendo em vista toda a variedade disponível para aplicação e, é claro, os benefícios produtivos que esse recurso é capaz de gerar.

Afinal de contas, o uso do gás não apenas é versátil mas também é um recurso muito eficiente. O que resulta em processos mais ágeis e com uma capacidade produtiva muito maior.

Além disso, estamos falando de um recurso capaz de gerar muito menos resíduos para o meio ambiente. O que, do ponto de vista empresarial, pode ser muito útil, tendo em vista toda a conscientização que existe acerca do desenvolvimento sustentável.

O que pode ser considerado, muito provavelmente, a maior grande ressalva, em relação ao seu uso, refere-se às questões de segurança.

Isso porque existem certos riscos atrelados ao seu uso e que precisam da atenção de um certo nível de atenção para que possam ser mitigados. 

E, para lidar com isso, uma empresa precisa adotar boas práticas de segurança, como adquirir gases de empresa cuja que possuem procedência no mercado. 

Alertar e treinar a equipe de trabalho para que ela possa exercer o seu papel da melhor maneira possível.

Ficar atento quanto a sinais que possam sugerir algum tipo de problema. Enfim, essas são apenas algumas sugestões.

O ponto é, preocupar-se com segurança nunca é demais.

E, com todos os possíveis problemas mitigados, e sob controle, não tem como negar que o gás industrial é um recurso extremamente positivo, não é mesmo?

Deixe um comentário