Manutenção Produtiva Total – TPM – O que é e quais são os seus pilares

Manutenção produtiva total, ou TPM (total productive maintenance), nada mais é do que um conjunto de estratégias, ferramentas e procedimentos responsáveis por garantir o funcionamento pleno das atividades industriais.

Prezando pela otimização e eficiência dos processos. Em outras palavras, o objetivo geral dessa “filosofia” é manter as máquinas e equipamentos totalmente funcionais e em excelente estado de conservação.

Isso vai contribuir significativamente para que não apenas a linha produtiva se mantenha em operação, sem pausas por virtude de mal funcionamento, mas também para que as máquinas e equipamentos funcionem com o máximo da sua capacidade produtiva.

Unindo eficiência e eficácia para qualquer empresa.

Por conta desses e outros benefícios que dedicamos neste artigo para falar a respeito da TPM.  Acompanhe-me nesta leitura para saber o que é Manutenção produtiva total e como aplicar em sua empresa.

O que é Manutenção Produtiva Total

Criada entre as décadas de 60 e 70, no Japão, por Seiichi Nakajima, a filosofia TPM foi criada com o objetivo de reduzir possíveis problemas ligados ao processo produtivo.

O resultado disso é a garantia de muito mais produtividade e eficiência para os processos de uma empresa.

Trata-se de uma metodologia estruturada cujos benefícios efetivos podem ser amplamente percebidos dentro da indústria, São inúmeros os benefícios da TPM, tais como:

  • Aumento da produtividade da indústria;
  • Aumento da eficiência, utilizando os mesmos recursos;
  • Diminuição de paradas inesperadas;
  • Redução nos problemas em virtude de falhas técnicas;
  • Melhoria no relacionamento com o cliente;
  • Redução de custos relacionados a produção;
  • Aumento na participação dos colaboradores, no que diz respeito a opiniões e sugestões de possíveis melhorias;
  • Desenvolvimento da autonomia dos colaboradores;
  • Criação de um ambiente mais limpo e organizado.

Com diversas atividades voltadas para essas e outras finalidades, a empresa garante boa parte dos seus esforços no intuito de não apenas prevenir que problemas ocorram na sua cadeia de produção, mas também, por consequência, conseguem manter a efetividade dos seus processos.

E fica nítido perceber, com todos esses benefícios, esse efeito que vai muito além de “prevenir o mal funcionamento de máquinas e equipamentos”, não é mesmo?

Pilares da Manutenção Produtiva Total 

Para conseguir assegurar tudo que promete, no que diz respeito à eficiência produtiva e, também, garantir ao menos parte dos benefícios que citamos no tópico anterior, a manutenção produtiva total conta com 8 pilares que sustentam a sua aplicação.

São eles:

  1. Manutenção autônoma

A autonomia é um recurso que, de uns tempos pra cá, tem ganhado uma relevância cada vez maior. Isso acontece porque os funcionários que trabalham com autonomia compreendem de maneira muito mais assertiva como os processos realmente ocorrem.

Em outras palavras, estamos falando de uma filosofia que visa empoderar os colaboradores para que eles possam contribuir de modo efetivo no processo. E isso pode ser aplicado de várias maneiras, na prática. Exemplos dessa prática são:

  • Limpeza correta dos equipamentos;
  • Manuseio adequado de máquinas e equipamentos;
  • Aplicação de conceitos relacionados à manutenção preventiva e, em certos casos, até mesmo corretiva.
  1. Manutenção planejada

Planejar é uma prática bem vinda em qualquer tipo de setor da sua empresa. E quando falamos de manutenção é evidente que isso não é diferente. 

E, quando falamos sobre a filosofia aplicada da manutenção produtiva total, o planejamento é um recurso muito importante. Não só importante como fundamental para garantir que tudo possa funcionar da melhor forma.

É com essa premissa que são estabelecidos cronogramas de manutenção preventiva, aquisição de peças de reposição dentre outras práticas que vão auxiliar a empresa a manter o pleno funcionamento da sua cadeia produtiva.

  1. Manutenção da qualidade

Manter as máquinas e equipamentos funcionando a todo vapor é um dos principais objetivos desse pilar. E, para fazer isso, não adianta só adotar as medidas de manutenção prévia.

É necessário realizar esse processo de maneira eficaz. Priorizando pela qualidade de serviços e recursos atrelados ao processo de manutenção.  

homem-trabalho
O objetivo geral dessa é manter as máquinas e equipamentos totalmente funcionais e em excelente estado de conservação.
  1. Melhorias específicas

Embora o planejamento seja um pilar fundamental, dentro da manutenção produtiva total, uma empresa não está livre de eventuais e inesperados problemas.

Em outras palavras, qualquer empresa está sujeita a problemas, defeitos e acidentes na sua cadeia produtiva. E, para lidar com isso, ela precisa estar preparada.

Nesse sentido, é muito importante que esse preparo possa se estender para os colaboradores, a fim de que eles possam compreender e discutir fatores relacionados a processos de melhorias e desenvolvimento que estão associados ao funcionamento de máquinas e equipamentos. 

  1. Controle inicial

Em uma linha de produção pode haver maior ou menor complexidade em seus processos. O fato é que independente disso, é fundamental realizar uma análise prévia e detalhada de todas máquinas, equipamentos e recursos necessários para a fluidez desses processos.  

  1. Treinamento e educação

A capacitação dos colaboradores é um outro pilar muito importante. Ainda mais quando levamos em conta todos os avanços tecnológicos, inerente à automação dos processos, por exemplo, que exigem pessoas cada vez mais treinadas para desempenhar seus papéis com excelência.

  1. Segurança, higiene e meio ambiente

Já não é de hoje que uma empresa não pode apenas se preocupar com questões exclusivamente operacionais. Existe todo um ecossistema que precisa ser pensado e respeitado.

Portanto, na hora de produzir qualquer bem ou serviço, é preciso ficar de olho em questões como a segurança, a higiene e o meio ambiente.

Fatores que são imprescindíveis no que se refere ao zelo pela saúde dos colaboradores e, também, do planeta.

  1. Áreas administrativas

Não é apenas no “chão de fábrica” que se aplicam os pilares da manutenção produtiva total. As tarefas administrativas também requerem uma atenção especial. Afinal, elas acabam impactando a cadeia produtiva de algum modo.

Conclusão

Após analisar cada um dos pilares, que descrevemos durante o texto, fica nítido entender as razões que tornam a TPM tão importante para a eficiência produtiva.

Trazendo consigo diversos benefícios e vantagens que vão impactar não apenas a linha produtiva de uma empresa, mas, também, trazer mais recursos, segurança e muito mais.

 

Deixe um comentário