Análise Causa Raíz – RCA – O que é e qual a sua importância

Qual dono de empresa não precisa lidar com uma série de problemas durante a sua gestão? Independente do nível de planejamento que se faça, absolutamente nenhuma empresa está isenta disso.

No dia a dia corporativo, existem tantas variáveis que independem de uma boa gestão, estando elas totalmente fora do controle de qualquer empresa.

Seja em relação à crises financeiras, defeitos em máquinas e equipamentos fundamentais para a linha de produção, dificuldades no relacionamento com fornecedores e muito mais.

A verdade é que gerir uma empresa não é uma tarefa nada fácil.

Mas, na evidência do surgimento de problemas, o que deve ser feito na prática? Até mesmo porque, esses problemas precisam ser solucionados, não é mesmo?

É com base nessa premissa que se aplica a abordagem denominada Análise Causa Raiz, ou RCA. Trata-se de uma metodologia científica responsável por determinar a causa principal de um problema.

Acompanhe-me nesta leitura para saber mais sobre essa abordagem e qual é a sua importância no contexto industrial

O que é Análise de Causa Raiz – RCA e Qual é a sua Importância

A melhor maneira de entender o objetivo da Análise de Causa Raiz, RCA, é buscando referências práticas no nosso cotidiano. E não é nada difícil encontrar situações que possam ilustrar o propósito dessa abordagem.

Pois bem, imagine uma situação onde a sua casa apresenta problemas relacionados à rede elétrica. A conclusão lógica para solucionar de vez esse problema é chamar um eletricista para que ele possa fazer um diagnóstico preciso da causa que deu origem a esses problemas, não é mesmo?

O mesmo acontece quando passamos mal e precisamos ir ao médico, ou quando o carro apresenta defeitos e precisamos levá-lo ao mecânico. Em cada uma dessas situações o objetivo é muito simples, descobrir qual é a origem do problema.

Descobrindo a origem do problema, fica muito mais fácil propor soluções que possam resolvê-lo, e, até mesmo, identificar algumas práticas que possam auxiliar na prevenção desses problemas no futuro.

É nesse contexto que a Análise Causa Raiz se faz extremamente útil. Afinal de contas, é uma abordagem cujo foco é descobrir qual é a causa raiz de um determinado problema.

Até mesmo porque, a busca dessa raiz é fundamental quando falamos de uma empresa, independente do setor de sua atuação.

Em uma linha de produção, por exemplo, quando identificamos algum problema de acabamento, temos algumas decisões que podem ser feitas como, descartar os produtos que apresentam esse erro, remodelar o produto, caso seja possível, ou entender o que ocasionou esse erro.

Isso vale para diversos tipos de operações, seja ela relacionada a produtos ou serviços.

Saber qual é a origem responsável pelo surgimento de problemas é uma abordagem estratégica fundamental e extremamente importante para qualquer empresa.

Quais os Benefícios em aplicar a Análise de Causa Raiz

Existem vários problemas que podem surgir em decorrência do processo produtivo de uma indústria. Problemas relacionados à produção, propriamente dita, como defeito em máquinas e equipamentos, manuseio inadequado de máquinas

E, por outro lado, existem também os problemas que podem estar relacionados com o relacionamento com o cliente e fornecedores. Enfim, vão existir problemas em qualquer área, seja ela técnica ou operacional e em empresas de qualquer tipo de setor.

Portanto, é preciso saber lidar com esses problemas. E, encontrar a raiz desses problemas é a melhor maneira de solucioná-los e prevenir a reincidência dos mesmos.

Do contrário, tudo que você fará é “apagar incêndios” e você pode até mesmo virar um especialista nisso, mas essa não é nem de perto a melhor maneira de lidar com o cotidiano de uma indústria.

Até mesmo porque, a maneira que você lida com os problemas que vão surgindo no dia a dia causa impacto direto nos resultados da sua empresa.

E, além disso, existem diversos benefícios trazidos pela Análise de Causa Raiz, sendo alguns deles:

1 –  Identificação real do problema 

Quando você fecha os olhos para a raiz do problema você acaba tomando medidas que podem até surtir algum efeito naquele certo momento. Entretanto, a lógica é que esse mesmo volte a gerar mais dores de cabeça 

Portanto, a melhor maneira é cortar o mal pela raiz, identificando qual é a origem real do problema para que as medidas que forem aplicadas possam surtir efeitos muito mais eficazes.

2 – Desenvolvimento do trabalho em equipe

Toda vez que surge um novo problema, a equipe responsável tem um grande papel. Pois parte dela a análise e investigação da causa raiz que deu origem a esse problema.

Essa prática não apenas serve para identificar e solucionar os problemas, mas contribui para o desenvolvimento de toda a equipe, uma vez que  a participação de cada um dos colaboradores é imprescindível para que o resultado da investigação seja cada vez mais assertivo.

Além disso, esse tipo de abordagem oferece ainda a possibilidade que o colaborador entenda o impacto que a sua tarefa gera dentro do processo e ainda lhe confere o impacto de outras tarefas no seu. Gerando assim um nível de consciência muito mais amplo sobre as atividades de uma indústria, por exemplo.

3 – Redução e até mesmo extinção de um determinado tipo de problema

Quando buscamos entender a raiz de um problema, nos propomos não apenas a solucionar ele mas também nos prevenir quanto a reincidência desse mesmo problema.

Do ponto de vista industrial isso é muito importante. Afinal, imagine que você tenha tido inúmeros problemas na sua cadeia de produção e, ao aplicar os conceitos da abordagem RCA, você descobre que a origem do problema era os insumos que você estava comprando de um certo consumidor.

Sabendo disso, fica muito mais fácil tomar a decisão de parar de comprar esse produto, se o seu objetivo for investir em qualidade.

Em outras palavras, trata-se de uma abordagem obrigatória para qualquer empresa que almeja oferecer produtos e serviços de qualidade ao mesmo tempo que cria um ambiente de trabalho harmônico e saudável.

 

 

 

Deixe um comentário