Imagine o coração, trabalhando no corpo humano de forma plena e saudável, a fim de fazer com que este funcione perfeitamente. Quando ocorre algum tipo de falha em seu sistema, observamos que outras partes do nosso organismo sofrem impactos e prejuízos com isso, não é mesmo?
Agora, pense em uma fábrica ou indústria. Assim como o corpo humano, existe uma de suas partes que é considerada o seu coração. Ou seja, o seu pleno funcionamento, faz com que os setores financeiro, comercial, administrativo, entre outros, também funcionem muito bem, de forma totalmente alinhada. Porém, quando ocorre algum tipo de erro, ou descompasso, nesta área específica, com certeza isso causa impactos negativos em todos os setores da empresa.
Estamos falando da linha de produção, que, ao se deparar com algum tipo de gargalo, faz com que os demais processos acabem ficando travados, prejudicando todo o funcionamento dentro da fábrica.
Infelizmente, esses gargalos são mais comuns do que imaginamos e se diferenciam de empresa para empresa. Mas isso não quer dizer que eles não são identificáveis ou que não tenha como resolvê-los.
Existem sim formas de fazer esta identificação e é exatamente este tema que vamos abordar ao longo deste texto.
Contents
O que é um gargalo de produção?
Como dissemos, a linha de produção de uma empresa precisa funcionar de maneira fluida, sem encontrar barreiras em seu caminho. Porém, quando isso acontece, ou seja, quando um gargalo de produção aparece, quer dizer que existe um ponto em que o processo trava, impedindo que as atividades fluam da maneira que todos esperam.
Com isso, duas situações podem ocorrer:
– um impedimento automático na continuidade da produção
– ou uma lentidão no processo produtivo
Podemos dizer, que um dos fatores que mais causam gargalos, é a falta de conhecimento aprofundado do processo produtivo como um todo. Quando a equipe se concentra em fazer uma análise maior sobre cada um dos pontos que envolvem a produção, conseguem perceber que existem detalhes, que acabam passando despercebidos, e, infelizmente, geram estes tais gargalos.
Diante disso, é fundamental que os profissionais envolvidos no processo produtivo, tenham total conhecimento e façam a gestão adequada da matéria-prima, bem como dos estoques; acompanhem continuamente a performance da equipe e também das máquinas; e elaborem indicadores que os ajudem a obter uma espécie de alerta, caso algum incidente aconteça.
Como identificar os gargalos de produção?
Bom, agora que já sabemos o que são, de fato, os gargalos de produção, vamos entender o que é possível fazer para identificar cada um deles e não deixá-los impactar negativamente o bom andamento do processo produtivo.
Comece por uma lista
O primeiro passo para identificar os gargalos é você investir em uma lista, apontando tudo aquilo que acaba por impedir ou limitar a capacidade produtiva da sua empresa.
Envolva a sua equipe
Para que você tenha uma visão mais clara e ampla sobre estes problemas, o ideal é envolver os membros das suas equipes, pois, como eles estão acompanhando o dia a dia produtivo de perto, com certeza, farão contribuições valiosas, através de seus pontos de vista.
Utilize o Diagrama de Ishikawa
Contar com ferramentas é essencial neste processo, pois vai ajudá-lo, de forma ainda mais efetiva, a mapear os erros que você procura. Neste sentido, o Diagrama de Ishikawa se configura como uma ótima opção. Isso porque ele se baseia em seis pontos principais:
– método, que, no caso, é o processo de produção em si;
– matéria-prima, que são os insumos que você utiliza na empresa;
– maquinário, ou seja, as tecnologias que você aplica em todo o processo;
– mão de obra, que são os colaboradores da empresa;
– medição, ou seja, os indicadores que você utiliza para fazer o acompanhamento do processo produtivo;
– meio ambiente, que é, basicamente, local onde todo o trabalho acontece.
Conte com softwares específicos
Por fim, além das ferramentas, você pode contar também com determinados softwares, para fazer o acompanhamento da sua linha de produção e não deixar que os gargalos impeçam o bom trabalho de acontecer.
Atualmente, existem excelentes softwares ERP, com recursos altamente eficazes, que facilitam bastante a identificação dos gargalos. Isso porque eles fazem uma integração dos variados setores da empresa, como o financeiro, administrativo, vendas, entre outros, além de contribuírem para a elaboração de um planejamento estratégico, que permita a previsão das demandas, o monitoramento dos estoques, as análises relacionadas à produção e também o controle dos resultados que se deseja obter.
Sem sombra de dúvidas ter uma visão ampla de tudo o que acontece na linha de produção da sua empresa vai ajudá-lo a evitar problemas no futuro, que impactem diretamente nos bons resultados que você deseja alcançar.
Por isso, a nossa dica é que você e sua equipe mantenham-se sempre atualizados, para que, dessa maneira, os gargalos de produção não os peguem de surpresa.