A indústria é um importante pilar que sustenta a economia de um país. Deste modo, fica fácil entender que estamos falando de um setor importantíssimo dentro do ecossistema não só financeiro, mas também social do planeta em que vivemos.
E, dentro desse pilar, diversos são os meios pelos quais a indústria se utiliza a fim de obter cada vez mais qualidade e eficiência nos seus processos.
Afinal, quando olhamos para o passado fica bastante nítido perceber como as coisas mudaram. É verdade que hoje, vivemos em uma era onde as máquinas estão assumindo um protagonismo cada vez maior.
Elas são responsáveis por trazer mais agilidade e qualidade para as linhas produtivas. Mas, em contrapartida, a figura do trabalhador tem ganhado um outro tipo de destaque, uma vez que o nível técnico tem se tornado cada vez mais exigente.
Em outras palavras, a evolução não se deu apenas por conta de máquinas e equipamentos mais eficientes e modernos. A evolução contribuiu também para a capacitação e desenvolvimento dos profissionais que se viram diante de uma nova realidade.
Daí surgiram novas funções e profissões que atendem o nível técnico, operacional e estratégico de uma indústria. Já outras, precisam se adaptar a fim de se adequarem às novas expectativas e necessidades.
É no meio dessa nossa atual realidade que encontramos a figura do Gestor de Produção Industrial.
Acompanhe-me nesta leitura e saiba quais são as principais características e atribuições desse profissional e como ele pode contribuir para a melhoria do desempenho de uma empresa que atende o setor industrial.
Quem é e o que faz um Gestor Industrial
Absolutamente toda empresa tem como objetivo melhorar seus processos, gerando menos custos operacionais, aumentando sua eficiência produtiva e gerando receitas que crescem gradativamente, não é mesmo?
Para atingir esse objetivo, diversos são os recursos implementados e, um deles, definitivamente diz respeito ao profissional que cumpre a função do gestor industrial.
Esse profissional exercita um papel bastante diversificado, atendendo diversos setores ligados à indústria de modo geral. Mas seja qual for o papel em que ele esteja empregado, a finalidade é a mesma, a de otimizar os processos produtivos, gerando mais renda e com menos custos.
E, para fazer isso, é evidente que esse profissional precisa ter uma visão bastante macro e detalhada dos processos. Ou, ao menos, dos que ele estiver em ação. Afinal de contas, ele precisa compreender quais são os gargalos, entender quais são os pontos de melhoria, qual é a importância e como funciona cada uma das etapas que estiverem sob sua análise.
Em suma, cabe ao gestor de produção realizar o planejamento do arranjo físico de uma linha de produção, administrar e controlar serviços ligados à manutenção, analisar e emitir pareceres sobre os processos que são de sua atribuição, determinar custos de manutenção e definir quais são os recursos necessários, do ponto de vista técnico, que são imprescindíveis para a produção.
Essas são algumas das atribuições que fazem parte da rotina de um gestor de produção industrial.
Conclusão
Podemos dizer que, dentro da sua rotina, o gestor industrial precisará buscar ideias e soluções que antecipem os possíveis problemas inerentes à produção e, também, que melhorem a sua eficiência produtiva.
Questões que são fundamentais para qualquer empresa que busca se aprimorar e se desenvolver no mercado.
Tendo isso em mente, a contração desse profissional só evidencia a grande importância que existe na capacitação de quem trabalha na indústria, nos dias de hoje. Percebemos que a régua tem subido gradativamente, onde a exigência está se tornando cada vez mais técnica e especializada.
E tudo isso em um cenário que não para de crescer e se desenvolver. Hoje, sobretudo por intermédio da automação industrial, a indústria evolui a passos bastante largos para uma nova realidade. Cada vez mais moderna e eficiente e que respeita conceitos que antes não tinham a devida importância como a questão ambiental e, também, a energética.
Isso sem levar em conta a saúde e segurança que são aspectos que obrigatoriamente precisam da atenção que merecem por parte de qualquer empresa. E, de algum modo, tudo isso precisa estar no radar do gestor industrial.
Em outras palavras, responsabilidade não falta para esse profissional. Afinal, realizar a gestão de um setor tão importante como é o da indústria não é uma tarefa nada fácil. Mas, por outro lado, trata-se de um desafio profissional que contribui significativamente com a prática e desenvolvimento da liderança.
E se você gostou deste artigo e quer ficar por dentro de outros assuntos sobre refrigeração industrial, comercial, automação industrial e outros temas relacionados à indústria, acesse o nosso blog, que está no menu acima, e confira os nossos outros artigos.