Por que a Qualidade do Vapor é tão importante

O vapor é um componente amplamente utilizado dentro da indústria, sendo que sua aplicação é imprescindível para o funcionamento de muitos dos processos hoje em dia.

E já faz um bom tempo que funciona assim. Afinal, existe um grande acontecimento dentro da história mundial que serviu de base para que o vapor se tornasse tão relevante dentro da indústria.

Estamos falando da Revolução Industrial que teve como grande marco a criação da primeira máquina a vapor. Para muitos, esse é considerado o ponto de partida da revolução.

De lá pra cá, muita coisa mudou. Junto com a modernização, cresceram as exigências relacionadas à eficiência no uso dos recursos. E com o vapor não foi diferente.

Nesse caso, a pauta girava em torno da qualidade do vapor, uma vez que essa qualidade é indispensável dentro do processo produtivo

E para que você entenda isso melhor, acompanhe-me nessa leitura e descubra porque a qualidade do vapor é tão importante.

Por que a qualidade do vapor é tão importante na indústria?

A resposta para essa questão é na verdade muito simples e está totalmente ligada à eficiência dos processos. Afinal, quando falamos de processos a vapor precisamos considerar uma questão que ocorre com certa frequência, o alto nível de condensação do vapor.  

Em outras palavras, estamos falando desse vapor em forma de água, se misturando com o vapor dentro das tubulações. 

Esse problema prejudica gera uma série de consequências negativas aos processos que ocorrem dentro da indústria. Alguns deles são:

  1. Golpes de Ariete

Trata-se de uma espécie de onda que se forma através da pressão entre o vapor e uma massa de água, presente dentro de uma tubulação. 

Em virtude desse “golpe” pode surgir desgaste e, até mesmo, o rompimento de tubulações e vazamento de conexões e juntas.

Já fica claro que o prejuízo aqui pode ir além da eficiência produtiva. Estamos falando do comprometimento do equipamento. O que pode resultar em custos com troca e manutenção de peças e componentes.

  1. Eficiência de troca térmica

A qualidade do vapor é um fator vital para que exista eficiência de troca térmica, eficiência essa que se reflete diretamente na capacidade produtiva do equipamento.

Para se ter uma ideia, a eficiência da transferência de calor pode ser drasticamente impactada com a qualidade do vapor. Reduzindo, até mesmo, em valores superiores a 60% de eficiência.

Em outras palavras, a energia produzida pelo vapor pode cair para menos da metade.

O efeito negativo desse problema pode ser facilmente percebido lá na frente, quando você notar que produziu menos da metade do que poderia ter produzido e com os mesmos recursos que havia utilizado.

Como medir a qualidade do vapor

Esse é um dos grandes desafios da indústria. Fazer com que essa medicação ocorra de forma eficiente e sem prejudicar os processos.

Ao longo da história, os calorímetros foram e ainda são amplamente usados para essa função. 

Entretanto, existem inúmeras ressalvas quanto ao seu uso. A precisão é um deles. 

Alguns outros problemas que podemos encontrar estão ligados ao tempo de resposta, o que impede o seu uso a fim de efetuar um monitoramento em tempo real. Além disso, na maioria dos casos, os calorímetros instalados requerem a inserção de sondas que podem prejudicar o fluxo do vapor. Resultando em possíveis erros de medição.

Considerando tudo isso, faz-se necessário um cuidado redobrado quanto a qualidade do vapor empregado nos processos.

O que fazer para não ser prejudicado pela má qualidade do vapor

Se por um lado, existem questões técnicas que dificultam a medição da qualidade do vapor em tempo real, por outro, existem equipamentos capazes de assegurar a sua qualidade.

Contribuindo de maneira direta para a eficiência dos processos, redução de problemas inerentes a manutenção e redução dos custos operacionais.

Dentro desse âmbito de equipamentos capazes de promover essa ação podemos citar:

Coletor distribuidor de vapor

Nesse caso, estamos falando de um equipamento mais robusto e de maior complexidade. Ele vai funcionar como uma espécie de pulmão do sistema. Direcionando o caminho pelo qual o vapor irá passar e, também, fazendo uma seleção, por meio da expansão, entre o vapor de qualidade e a parte condensada.

Purgadores

Purgadores são válvulas de drenagem automática e que tem a função de purgar um determinado fluído de um líquido ou gás e que não deveria estar presente naquele local.

Em outras palavras, a função dele aqui é eliminar o vapor condensado que estiver preso no sistema. Dando passagem para que naquele local, apenas circule o vapor em sua forma mais pura.

E com todas essas informações, fica muito fácil entender o porquê a qualidade do vapor é tão importante, afinal, a má qualidade dele pode gerar grandes prejuízos e, é claro, uma eficiência muito aquém do que deveria ser.

 

Deixe um comentário