O que é o ar comprimido e como ele é usado em processos industriais Segurança e Riscos

O ar comprimido é um elemento bastante presente no nosso cotidiano. E isso se deve, em grande parte, pela grande versatilidade que ele assume.

Ele está presente em veículos, equipamentos odontológicos, funilaria e pintura, máquinas para enchimento de balões e muito mais.

Sem contar a sua aplicação dentro da indústria, que é de suma importância para o funcionamento de um vasta quantidade de máquinas e equipamentos.

E quando falamos do setor industrial, precisamos destacar que o ar comprimido assume um papel de muitíssima importância quando estamos falando de processos de produção. Sua importância só é, provavelmente, menor que a da água e da energia elétrica.

De modo geral, é claro. Afinal, nesse sentido precisamos avaliar também a finalidade dos processos.

Enfim, estamos falando de um elemento importantíssimo dentro do nosso dia a dia e, por isso, dedicamos esse artigo para falar um pouco mais a seu respeito.

O que é o ar comprimido, como ele é usado dentro da indústria, quais são seus riscos. Tudo isso você vai poder conferir através desta leitura. Confira!

O que é ar comprimido

O ar comprimido é um gás inodoro e incolor. Além disso, ele não é inflamável e nem mesmo tóxico.

Ele é amplamente empregado em todos os tipos de combustão e também serve como fonte de energia.

No caso, esse segundo ponto, de ser utilizado como fonte de energia, ocorre em virtude da sua pressão, que é acima do atmosférico.

Além disso, é preciso ressaltar que o ar comprimido possui a vantagem de poder aumentar essa pressão ainda mais. Quando o ar é submetido a um aquecimento após a compressão e antes mesmo do seu uso.

Todas essas características garantem uma enorme serventia do uso do gás comprimido dentro do setor industrial. Sendo extremamente versátil, também.

A pureza do ar faz toda diferença

Quando paramos para refletir sobre toda essa versatilidade, é preciso compreender que para garantir essa aplicabilidade, é preciso atentar-se a alguns pontos.

E nesse sentido, um ponto de extrema importância é a pureza apresentada pelo ar comprimido.

Esse é um fator fundamental, visto que, para funcionar de maneira adequada o ar precisa estar limpo e seco.

Uma única gota de algum fluido, água, ou qualquer outro elemento que venha a interferir negativamente na pureza do ar comprimido, irá resultar em um funcionamento inadequado por parte da máquina ou equipamento em que ele estiver sendo empregado.

Prejudicando a qualidade do ar.

compressor-ar
O ar comprimido é um elemento bastante presente no nosso cotidiano. E isso se deve, em grande parte, pela grande versatilidade que ele assume.

Implicações no uso do ar comprimido

Se por um lado a pureza do ar comprimido é indispensável, a fim de garantir que sua aplicação ocorra de maneira adequada..

Por outro, essa exigência é um dos fatores que contribui para que o seu uso, no setor industrial, torne-se demasiadamente caro.

Isso soa estranho, não é mesmo? Afinal de contas, o ar está presente em muita abundância na natureza.

Entretanto, para compri-lo, ainda mais nas condições ideais, é um processo relativamente caro e irá depender de:

  •     Compressores;
  •     Filtros;
  •     Secadores;
  •     entre outros equipamentos que vão garantir a sua pressão e, também, a sua pureza.

De modo que, faz-se necessário um investimento inicial para aquisição desses equipamentos.

Outro fator que precisamos considerar está relacionado aos riscos do seu uso. Sobretudo nas situações em que não apenas a qualidade do ar, como a dos equipamentos usados na sua manipulação, for ruim e inadequada.

Nesses casos, a aplicação do ar comprimido pode oferecer sérios riscos à saúde humana. Ainda mais em locais com alta pressão motivada pela exposição excessiva ao oxigênio.

Portanto, mesmo não sendo tóxico ou inflamável, o bom mesmo é ficar atento a todas as precauções ligadas ao uso de ar comprimido dentro de processos industriais.

Conclusão

O objetivo deste artigo foi mostrar a grande importância e versatilidade que o ar comprimido assume, na nossa vida e, também, no que diz respeito a sua aplicabilidade no setor industrial.

Mas como já dissemos, para usufruirmos do seu uso de qualidade é necessário investir em equipamentos de qualidade, a fim de garantir não apenas o seu uso, mas também a sua pureza.

Nesse sentido, nós aqui da Nepin, oferecemos dentro do nosso portfólio de produtos, uma série de soluções e equipamentos que vão garantir o bom uso do ar comprimido no âmbito industrial.

São:

Acesse a nossa loja e confira agora mesmo.

Deixe um comentário