5 aplicações da Pneumática na Indústria de hoje

O modelo de indústria atual é a representação de tudo o que há de inovador e que foi desenvolvido nos últimos tempos.

A presença de robôs capazes de executar ações de modo automatizado, controlado, preciso e seguro, fez com que a necessidade de operações manuais diminuíssem bruscamente.

Apesar de toda a substituição dos métodos de operação tradicionais pelo que há de mais novo e conceitual, temos os dispositivos que não sofreram a mudança, como os dispositivos pneumáticos.

Devido às suas funções específicas e em conjunto do excelente custo benefício, os aparelhos pneumáticos passaram a ser utilizados em processos que contextualizam o avanço tecnológico industrial.

Sem mais delongas, o texto de hoje vai apresentar 05 aplicações da pneumática na indústria de hoje.

Quer conhecer onde a pneumática tem lugar na indústria atual?

Se sim, nos acompanhe nesta leitura até o final.

O que é a pneumática

De maneira introdutória, apresentar a pneumática é uma estratégia que permite uma maior imersão no assunto de hoje.

Afinal, a pneumática é confundida, às vezes, com a hidráulica, e a confusão é feita através da dúvida de qual dos dois sistemas utiliza qual fluido de trabalho.

Para que você evite se confundir, há uma dica bem conhecida, em que se diz: a pneumática pode ser associada ao “pneu”, então pense que o fluido de trabalho é o gás.

Já a hidráulica nos associa a “hidro”, ou seja, utiliza fluido de trabalho líquido (óleo ou outro líquido incompressível).

Agora que você sabe que o fluido de trabalho da pneumática é o gás, podemos finalmente dizer que a pneumática é o sistema mecânico que utiliza o ar comprimido (gás compressível) para movimentar equipamentos, através dos dispositivos pneumáticos.

Ar que movimenta equipamentos? Dispositivos pneumáticos? 

Realmente, para quem nunca viu a pneumática em uso, é difícil imaginar que o ar consiga movimentar coisas.

Então vamos organizar as ideias através de uma explicação simples:

  • Compressor: é a máquina que admite o ar ambiente e o comprime, enviando para um reservatório de ar;
  • Reservatório: o ar é armazenado no reservatório, pelo compressor, para que seja utilizado futuramente, além de ser mantida uma pressão constante mesmo quando o compressor não está operando;
  • Filtro de ar: antes que o ar seja distribuído pelas linhas pneumáticas, o fluido tem que ser filtrado para que não sejam enviadas impurezas (água, óleo, partículas) e comprometa o funcionamento do sistema;
  • Regulador ou válvula reguladora de pressão: componente que controla a pressão do ar comprimido nas linhas pneumáticas e nos equipamentos, além de garantir a velocidade e a força de movimento dos cilindros pneumáticos;
  • Válvulas: responsáveis por controlar o fluxo de ar comprimido para os equipamentos pneumáticos. Podem ser válvulas direcionais, que controlam o fluxo de ar, e as válvulas de alívio, que liberam o excesso de pressão;
  • Cilindros: convertem a energia do ar comprimido e movimento mecânico, através de um pistão que se move linearmente (para frente ou para trás) quando o gás é admitido ou liberado. Também podem gerar movimento rotativo;
  • Equipamentos e ferramentas: dispositivos pneumáticos utilizados na indústria, como máquinas, processos, válvulas, cilindros e atuadores, braços pivotantes, entre outros.

Se fossemos resumir, diríamos que as linhas (tubos flexíveis e leves) pneumáticas são comprimidas e se tornam rígidas através da compressão do fluido pelo compressor.

Assim, a pressão da linha cria uma força maior que a do equipamento ou carga, de modo que essa se mova ou erga e, ao aliviar a pressão da linha, o movimento contrário do cilindro pneumático acontece.

Já para manter a carga parada, temos o uso da válvula direcional (ou válvula de retenção), que ao ser fechada, faz com que a linha pneumática entre a válvula e o equipamento pneumático acionado tenha a sua pressão mantida (o ar não retorna pela linha).

Gostou desse resumo? Então vamos para o que mais interessa.

5 aplicações da Pneumática na Indústria de hoje

O tema se torna mais interessante ainda ao pensar que, mesmo com o desenvolvimento da engenharia, a pneumática ainda se faz presente na indústria e seu uso é insubstituível devido às suas vantagens.

E por isso vamos listar algumas adequações e aplicações da pneumática no cenário atual da indústria.

  • Sistemas de controle eletrônico

As válvulas pneumáticas da indústria atual foram otimizadas com controle de sistema eletrônico, fazendo com que o seu tempo de ativação fosse reduzido e sua precisão aumentasse, aumentando a eficiência do controle do ar comprimido.

Com isso, a pneumática passou a ser utilizada em aplicações em que a precisão era um critério crítico, como em robôs industriais para: montagem e confecção de peças de tolerância estrita, soldagem, entre outros.

  • Sistemas de vácuo

Os sistemas de vácuo atuais são combinados a pneumática como soluções de processos, seja para o aumento da eficiência ou para a proteção.

Com a utilização de válvulas pneumáticas normalmente abertas e de acionamento automático, é possível assegurar o vácuo do processo mediante a queda de energia ou outros tipos de perturbações, por exemplo.

  • Segurança otimizada

Além da pneumática passar a ser utilizada como medida de segurança para os processos,  também foi implementada em sistemas de segurança de pessoas.

Utilizando sensores de presença, monitoramento remoto e contadores de tempo, portas e compartimentos podem ser fechados pneumaticamente.

Lugares onde há o risco de explosão devido a perturbações e imprevistos em sistemas, sensores são conectados ao acionamento pneumático de portas de segurança.

  • Indústria aeroespacial

Neste tipo de indústria, a pneumática é utilizada para o controle de sistemas de combustíveis e até mesmo auxiliam em sistemas de lubrificação e fechamento de portas, escotilhas e compartimentos.

  • Automação industrial

Através de um tópico um pouco mais abrangedor, podemos dar exemplos da aplicação da pneumática na indústria de hoje ao:

  • Ser utilizada na bobinagem de fios em carretéis, fazendo o movimento automático linear (para frente e para trás) para bobinar fios condutores em carretéis;
  • Fechar válvulas de controle de fluxo, ao estarem conectadas a sensores de nível ou sistemas de medição de fluxo de fluido, podem fechar ou abrir a válvula de acordo com o nível de fluido em um reservatório;
  • Controlar a abertura e fechamento de válvulas de fluxo de óleo combustível em queimadores, de forma a manter a temperatura ajustada e não comprometer o processo;
  • Acionar os atuadores e cilindros para separar ou selecionar a direção de um material embalado, ao ler códigos de barras de embalagens, em esteiras industriais;
  • Entre outros.

 

Podemos perceber que o uso da pneumática na indústria é vasto.

Além disso, a aplicação da pneumática na indústria atual envolve mais do que o desenvolvimento tecnológico. Envolve também a criatividade e a adequação desse sistema mecânico nas atividades necessitadas.

Caso você esteja entre as pessoas criativas e que conseguem implementar a pneumática nas suas necessidades industriais, você está no lugar certo, pois a Nepin oferece os melhores produtos pneumáticos para você.

Caso tenha interesse, acesse os links abaixo que contém os diversos equipamentos que foram mencionados no texto.

 

Deixe um comentário