Qual é a importância da Válvula de Alívio e como ela funciona

Válvulas de alívio de pressão são componentes fundamentais dentro da indústria. Trata-se de um mecanismo de funcionamento automático e muito tem a contribuir com os processos de automação industrial.

Sobretudo, quando estamos falando de segurança. Ela contribuiu para o pleno funcionamento de máquinas e equipamentos, garantindo que os mesmos não sofram de sobrepressão.

É importante salientar que existem muitos riscos relacionados a níveis muito elevados de pressão, que podem resultar no mal funcionamento do maquinário industrial, possíveis danos aos equipamentos e, por fim, podem causar acidentes que coloquem em risco a vida das pessoas que estiverem por perto.

Portanto, faz-se necessário a implementação de medidas que venham a garantir a plena funcionalidade dos processos. Reduzindo os riscos ao máximo.

E uma das medidas responsáveis por isso é através do uso de válvulas de alívio. Quer saber exatamente o porquê disso? Acompanhe-me nesta leitura e confira a importância do uso de válvulas de alívio e como elas funcionam.

O que é uma Válvula de Alívio e como ela funciona

Entender como funciona uma válvula de alívio não é uma tarefa difícil. E um excelente passo para começar a entender mais a respeito disso é lembrarmos qual é a finalidade de uma válvula.

Pois bem, as válvulas estão presentes em uma quantidade extremamente grande de componentes industriais. Mas não para por aí, ela também está muito presente no cotidiano dos consumidores e tem as mais diferentes formas de aplicação.

Uma torneira é um excelente exemplo da sua aplicação no dia a dia. E para que serve uma torneira, afinal de contas?

Nela existe um componente que, quando acionado, libera ou corta o fluxo de água, não é mesmo? Estamos falando da válvula.

Portanto, a válvula tem a finalidade de liberar ou cessar o fluxo dentro dela. certo?

No caso de válvulas de alívio isso não é muito diferente. Claro, aqui temos um componente cujo acionamento é automático, é claro.

E, diferente do nosso exemplo, o fluxo que passa por ela é a pressão. 

Em outras palavras, a válvula de pressão serve para liberar ou cessar a passagem de pressão dentro do sistema onde ela estiver instalada.

E quando refletimos sobre a sua finalidade, fica bastante claro o entendimento sobre as condições que resultam no seu funcionamento.

A válvula de alívio permanece fechada, durante os processos, e é acionada quando os níveis de pressão ultrapassam os limites considerados ideais para o seu funcionamento.

É a partir dessas condições, que possam sugerir algum tipo de perigo, que a válvula de alívio entra em ação e funciona como uma saída alternativa capaz de liberar a pressão, que está dentro do sistema.

Qual é a Importância da Válvula de Alívio

Segurança é, de fato, o recurso mais importante que a válvula de alívio traz consigo para as indústrias.

Sendo fundamental a fim de promover mais segurança dentro de sistemas pressurizados, podendo ser líquidos ou gasosos. Seu uso permite ainda que esses sistemas possam ser instalados em diferentes locais.

Enfim, quando falamos sobre o aumento repentino dos níveis de pressão, é preciso avaliar uma série de fatores que contribuíram para isso. Entretanto, isso fica para um segundo momento.

No momento em que os níveis de pressão estão subindo, as válvulas de alívio vão contribuir efetivamente para que não ocorra a perda de equipamentos e, muito menos, acidentes que coloquem em risco a integridade física das pessoas que estiverem trabalhando no local.

Afinal, a sobrepressão pode resultar até mesmo em explosões.

Portanto, não restam dúvidas que a válvula de alívio é um componente de suma importância, a fim de contribuir para a segurança de sistemas pressurizados.

Evitando assim, custos com a manutenção de equipamentos, otimização dos processos e preservação da vida.

automação-industria
Válvulas de alívio de pressão são componentes fundamentais dentro da automação industrial.

Conclusão

Toda vez que falamos sobre algum item de segurança, fazemos questão de salientar a importância do mesmo.

Isso porque, na maioria dos casos, esses mecanismos protegem muito mais do que o patrimônio físico de uma empresa. Eles são fundamentais na diminuição de acidentes que podem resultar, até mesmo, em fatalidades.

Essas preocupações despertaram um senso de conscientização muito maior, que ultrapassa as 4 paredes de uma indústria e ecoa por toda a sociedade.

Em outras palavras, estamos falando de uma visão coletiva onde existe um cuidado muito maior em relação ao ser humano, levando em conta diversos aspectos ligados a sua saúde física e mental.

Para qualquer empresa, negligenciar esses fatos é construir uma imagem extremamente negativa e que poderá resultar em graves consequências para a sua perpetuação no mercado.

Tudo que falamos evidencia a importância de se investir em equipamentos e componentes que trazem mais segurança para os processos industriais.

E um ótimo exemplo disso é o uso de válvulas de alívio de pressão. Mas a aquisição desses produtos não deve ser a única preocupação.

É preciso adquirir produtos de qualidade e que sejam capazes de garantir a sua funcionalidade. Uma preocupação que nós da Nepin fazemos questão de ratificar quando decidimos incorporar algum produto dentro da nossa loja.

Portanto, faça a escolha certa, acesse a nossa loja e confira as soluções em automação industrial que nós da Nepin separamos para você.

 

Deixe um comentário