Desde o surgimento da indústria, muita coisa mudou em relação a diversos aspectos que não necessariamente diziam respeito à agilidade, e qualidade, com a qual o produto final era produzido.
À medida que o tempo passou, inúmeras outras preocupações ganharam força e foram bastante impactadas com o desenvolvimento do setor.
Segurança, preservação do meio ambiente, ergonomia, saúde física e mental dos colaboradores e eficiência energética. Todas essas questões que levantamos são apenas algumas dessas tantas preocupações que o setor industrial precisa lidar no seu dia a dia.
E, para lidar com essas preocupações, existe uma busca constante por meios, máquinas e equipamentos capazes de tornar os processos cada vez melhores, seguros e mais eficientes.
Dentro desse contexto de preocupações que se relacionam com o ecossistema de uma indústria, o isolamento térmico é um recurso muito importante, uma vez que ele possui diversas contribuições para o setor.
A redução do consumo de energia é apenas uma dessas contribuições, uma vez que ele também é parte fundamental na melhoria da eficácia dos processos, segurança dos colaboradores e, também, para a proteção de máquinas e equipamentos.
Acompanhe-me nesta leitura para entender mais sobre a importância do Isolamento Térmico dentro da indústria.
Contents
Isolamento Térmico Industrial – O que é
Vamos imaginar uma situação cotidiana, desse modo fica muito mais claro entender ao menos um dos propósitos do isolamento térmico.
Imagine uma indústria de laticínios, por exemplo. Para manter o produto com a sua qualidade e garantir maior durabilidade do mesmo, é necessário controlar a sua temperatura. Sendo que, em temperatura ambiente é bem provável que esses dois aspectos se percam rapidamente.
Em outras palavras, é necessário resfriá-lo, correto? Mas vamos pensar, se ele precisa manter-se em uma temperatura abaixo da ambiente, o que deve ser feito para que ele não receba energia do meio e se aqueça?
Ele precisa permanecer em um ambiente cuja temperatura seja controlada e isolada do meio. Nesse sentido, são utilizados materiais capazes de criar uma barreira, separando dois ambientes.
No caso dos laticínios, o ambiente externo não consegue trocar energia com o ambiente interno, local que está resfriado, portanto, a temperatura se mantém controlada a fim de fornecer um ambiente ideal para o produto.
Esse é o caso de locais que precisam manter o ambiente resfriado, certo? Mas o inverso também é possível.
Existem situações onde é necessário manter altas temperaturas, ou, pelo menos, mantê-las em um ambiente isolado a fim de garantir a proteção de equipamentos e segurança de quem estiver trabalhando nas intermediações.
O fato é que estamos falando de um recurso que possui diversas aplicações. Desde câmaras frigoríficas e tanques de armazenamento, até tubulações de vapor e caldeiras.
E, para falar de maneira simples, o isolamento térmico nada mais é do que uma barreira que serve para impedir a transferência de calor de um ambiente para outro.
Qual é a importância e os benefícios do isolamento térmico na indústria
De modo geral, existem duas grandes motivações para se utilizar o isolamento térmico. A primeira delas diz respeito ao controle de temperatura. Isolando o ambiente para que ele não sofra trocas de temperatura com o meio externo.
A outra motivação está relacionada com a proteção e segurança. Afinal, imagine o impacto de temperaturas muito elevadas ou muito baixas. Elas podem ser potencialmente prejudiciais para máquinas e equipamentos, além de poderem ser bastante nocivas quando em contato direto com pessoas.
Em outras palavras, quando falamos de isolamento térmico na indústria, estamos falando de um recurso que contribui para a eficiência produtiva, controle e armazenagem de produtos, insumos e mais. E, além disso, falamos também do zelo pelo patrimônio da empresa e garantia de segurança dos colaboradores.
E, dentro desse contexto, que mais do que evidencia a importância que existe no uso do isolamento térmico, podemos citar diversos benefícios da sua aplicação, sendo eles:
- Redução com o custo de energia;
- Criação de um ambiente mais saudável e confortável para se trabalhar;
- Maior eficiência operacional;
- Diminuição de perdas de produtos, insumos e mais.
Conclusão
Para que a indústria possa usufruir desses recursos, ela conta com uma série de componentes capazes de assumir o papel de isolantes térmicos.
- Poliuretano;
- Isopor;
- Lã de rocha;
- Fibra Cerâmica;
- Silicato de Cálcio;
- Espuma Elastomérica.
Esses são exemplos de materiais que cumprem esse papel e a escolha por um deles vai depender de diversos fatores como custo de instalação, setor, infraestrutura, entre outros.
O fato é que estamos falando de um recurso muito importante e, também, muito aplicado em indústrias dos mais diversos tipos.
E se você gostou de conhecer mais sobre esse recurso, acesse o nosso blog, que está no menu do site, e confira nossos outros artigos para ficar por dentro de outros importantes temas relacionados a refrigeração e automação industrial.