O que é Industria 4.0 e quais são os seus Impactos

E num piscar de olhos, o mundo gira e muda como em um passe de mágica. Não é de hoje que associamos essa característica com o modo em que se manifestam as transformações pelo mundo.

O desenvolvimento é implacável e gera impactos em todas as esferas da nossa sociedade. Mudando a maneira de agir e pensar de toda uma sociedade.

Todo este processo evolutivo possui muita relação com o desenvolvimento tecnológico, que trouxe consigo uma série de contribuições para a vida de todos nós.

É com base nessas premissas, relacionados ao desenvolvimento tecnológico, que surgiu o conceito de Indústria 4.0,  também batizada de 4ª Revolução Industrial.

Estamos falando de um fenômeno que transformou de maneira bastante drástica o modo como a indústria funcionava. Onde o principal foco é promover conceitos como eficiência e inovação.

Quer saber mais sobre o conceito de Indústria 4.0? Acompanhe-me nesta leitura e confira o que é e quais são os principais impactos trazidos por ela.

O que é Indústria 4.0

Esse termo foi utilizado pela primeira vez na feira de Hannover, evento que ocorreu em 2011 e teve como base um projeto de estratégias sugeridas e implementadas pelo governo da Alemanha.

O teor dessas estratégias estava diretamente relacionado ao desenvolvimento tecnológico e como ele poderia impactar na indústria.

A ideia era implementar o que era tido como “Fábrica Inteligente”, aplicando uma série de novas e desenvolvidas tecnologias que permitiriam monitorar e controlar os processos industriais de um modo muito mais eficiente.

Em outras palavras, a indústria 4.0 veio para estimular e desenvolver a Automação Industrial, trazendo muito mais inteligência para os processos produtivos.

Isso foi possível por intermédio da aplicação de diferentes tecnologias como a inteligência artificial, robótica, sistemas ciber-físicos, computação em nuvem, internet das coisas e mais.

Portanto, estamos falando de um conceito que tinha como principal objetivo trazer mais autonomia e eficiência para os processos industriais. E esse desejo era fomentado por alguns preceitos básicos, sendo eles:

  • Descentralização;
  • Modularidade;
  • Orientação a serviços;
  • Virtualização;
  • Capacidade de operação em tempo real.

Indústria 4.0 – Uma nova percepção das coisas

Não podemos falar em Indústria 4.0 e evolução tecnológica sem trazer à tona quais são os benefícios que essas mudanças propõe. Afinal de contas, é justamente esse o propósito das mudanças.

E quando falamos de indústria, de uns tempos pra cá, é nítido que a preocupação já deixou de ser única e exclusivamente voltada para a otimização produtiva.

Afinal, como dissemos no começo do artigo, as mudanças trazidas pelo processo evolutivo que vivemos se manifestam no modo de agir e pensar da sociedade.

Quando paramos para analisar essa afirmação conseguimos perceber que as preocupações sociais mudaram e, na verdade, continuam mudando frequentemente.

É evidente que tudo isso acaba gerando influências no processo produtivo. Afinal, os produtos só são o que são pois atendem as expectativas e necessidades dos seus consumidores. 

E, mesmo que haja certas maneiras de instigar e, até mesmo manipular, o desejo de consumo da sociedade. O fato é que a indústria precisa estar em constante evolução para não ficar para trás.

Hoje, não se trata apenas de produzir algo com agilidade e qualidade. 

Existem outras questões que precisam ser consideradas como conscientização ambiental, o preconceito e outros aspectos ligados à humanização da indústria.

Toda essa percepção foi construída com base em preceitos fundamentais no campo da tecnologia. Informação e comunicação.

O ponto é, a indústria não é mais a mesma. Seu propósito deixou de ser orientado com base na exploração de recursos e máxima capacidade produtiva.

A ideia de hoje é, como otimizar o uso desses recursos para produzir mais usando muito menos. Além disso, quais são os impactos negativos causados por essa produção? Eles podem ser minimizados?

Essas e outras perguntas fazem parte do dia a dia das indústrias hoje em dia. 

produção-maquinas
Todo este processo evolutivo possui muita relação com o desenvolvimento tecnológico.

Impactos da Indústria 4.0

É fato que implementar os recursos tecnológicos inerentes à Indústria 4.0 não é algo tão simples. Afinal, estamos falando em um investimento considerável. Ainda mais se compararmos com processos mais simples.

Entretanto, quando avaliamos isso a longo prazo, é possível notar uma grande economia em relação aos custos de produção, onde não apenas os insumos mas também os recursos energéticos são utilizados de um modo muito mais otimizado.

Além disso, a implementação da Indústria 4.0 não se faz da noite para o dia. E não estamos falando tão somente dos equipamentos. 

Existe toda uma cultura organizacional que precisa estar alinhada com essas novas premissas. Afinal, estamos falando de uma metodologia onde a visão deixa de ser orientada para as questões operacionais e passa a ter uma relação muito mais próxima com as questões estratégicas.

Já quando olhamos para o ponto de vista do consumidor, percebemos que os impactos são bastante positivos, uma vez que essa redução dos custos de produção causa influência direta no custo final do produto.

Mas é claro que os impactos não são estritamente positivos. Existem também algumas consequências negativas com a implementação da Indústria 4.0.

Um exemplo disso diz respeito ao estímulo dos processos de automação industrial. Essa característica faz com que as máquinas passem a assumir um número cada vez maior de espaços que antes eram destinados a processos manuais.

Além disso, existe o fator segurança. Uma vez que a tecnologia de dados é cada vez mais explorada e de modo que as indústrias ficam cada vez mais suscetíveis a ciberataques, por exemplo. A menos que invistam mais em mecanismos de segurança tecnológica.

Conclusão

Não se pode negligenciar todos esses avanços. Afinal, deixar a sua indústria à mercê do tempo é uma posição que poderá acarretar em grandes problemas para o futuro de sua empresa.

Portanto, a solução é procurar se manter alinhado com os processos de evolução para não correr o risco de ficar para trás em relação aos concorrentes.

E uma excelente forma de aplicar os preceitos da Indústria 4.0 em sua empresa é adquirindo os produtos fornecidos pela Nepin.

Aqui você encontrará as melhores soluções em automação industrial do mercado. Portanto, acesse o nosso site e confira as soluções que a Nepin separou para você.

 

Deixe um comentário