Válvula Redutora de Pressão – O que é e qual sua importância

Um dos grandes marcos, e talvez o mais importante, no que diz respeito à Revolução Industrial, foi a implementação do uso de máquinas a vapor para os processos produtivos, principalmente os do setor têxtil.

Naquele momento em diante, o vapor passava a se tornar um recurso de extrema importância, mantendo a linha produtiva a pleno vapor.

Isso se deu pela grande versatilidade e praticidade que o vapor apresentava. Fatos sustentados pela capacidade do vapor em manter os níveis de temperatura proporcionais aos níveis de pressão.

Em outras palavras, quanto maior for a temperatura, maior será a pressão e quando menor for a temperatura, menor será a pressão.

Entretanto, nesse sentido pode haver um problema operacional. Afinal, quando se quer garantir uma maior produtividade, teoricamente seria necessário aumentar a temperatura, não é mesmo?

O problema é que, com o nível de pressão aumentando proporcionalmente, podemos nos deparar com o problema de manter as máquinas em pleno funcionamento sob níveis de pressão muito elevados.

Situação que pode gerar falhas e, em certos casos, até perigoso no caso de não haver escape para essa pressão e a máquina não for capaz de suportá-la.

E uma das maneiras de lidar com esse problema é através da instalação de válvulas redutoras de pressão. 

Acompanhe-me nesta leitura para entender mais sobre o que é uma válvula redutora de pressão e qual é a sua importância no setor industrial.

O que é uma válvula redutora de pressão

Uma válvula redutora de pressão nada mais é do que um mecanismo capaz de reduzir os níveis de pressão. E elas fazem isso controlando os fluxos de líquidos e gases presentes no sistema.

Regulação essa que ocorre de maneira automatizada e que mantém os níveis de pressão dentro dos valores desejados, à medida que aumenta ou reduz o fluxo do elemento que estiver incorporado dentro do sistema.

Sua aplicabilidade é muito extensa e vai muito além do uso industrial. Um exemplo prático disso, dentro do nosso cotidiano, diz respeito ao conjunto de pessoas que moram em prédios e apartamentos, por exemplo.

Nesses casos, quanto mais verticalizados forem os edifícios, maior será a pressão exercida pela queda d’água nos andares mais baixos. E, provavelmente, para quem mora em um edifício como esse, já deve ter notado isso ao abrir alguma torneira ou ligar algum chuveiro, por exemplo.

A água sai pela válvula com uma pressão consideravelmente maior. E levando em conta que, muito provavelmente, existem válvulas redutoras de pressão instaladas pelo edifício que já garantem que essa pressão seja menor do que de fato deveria.

Essa é uma prática fundamental, uma vez que chuveiros, torneiras e registros, suportam um certo limite de pressão. Acima disso, podem apresentar falhas e, até mesmo, a perda desses equipamentos.

Válvula Redutora de Pressão na Indústria

Existem grandes vantagens ao se trazer esses conceitos de aplicabilidade da válvula redutora de pressão para o âmbito industrial.

Afinal, elas exercem o importante papel de manter o funcionamento da linha de produção, mesmo que o sistema esteja operando em temperaturas mais elevadas.

Isso garante não apenas o funcionamento das máquinas mas também a segurança de todo o processo. Uma vez que as pressões muito elevadas são consideravelmente perigosas. 

Colocando em risco a integridade de máquinas e equipamentos e, principalmente, colocando em risco a saúde e segurança das pessoas que trabalham no local.

E a aplicação da válvula redutora de pressão ocorre nos mais diversos setores da indústria. Sendo amplamente utilizado em caldeiras, por exemplo. Equipamento esse que, apesar de suportar grandes temperaturas e pressões, consegue manter um aproveitamento muito maior dessa temperatura em seus ciclos operacionais quando a pressão, dentro de si, é reduzida.

Além disso, a redução dos níveis de pressão, através da válvula redutora de pressão, contribui ainda para a redução de custos, uma vez que existe um melhor aproveitamento do potencial térmico do sistema.

Isso vale para a indústria que trabalha com temperaturas elevadas e, também, para as que trabalham com temperaturas muito baixas. Dentro da Refrigeração Comercial, por exemplo, as válvulas redutoras de pressão exercem um importante papel de proteger os motores de compressão contra sobrecargas oriundas da inicialização após longos períodos de inatividade ou após períodos de degelo.  

Válvula Redutora de pressão na refrigeração comercial

Fica mais do que claro a importância que as válvulas redutoras de pressão exercem no cotidiano de indústrias e, também, no dia a dia do convívio social.

Contribuindo de forma clara para a otimização dos recursos térmicos e, também para a proteção de equipamentos e garantia da segurança dos trabalhadores.

Trata-se de um mecanismo extremamente versátil e que traz grandes benefícios na sua aplicação. Benefícios esses que, por vezes, são indispensáveis.

 

Deixe um comentário