O processo de filtragem, ou, como também pode ser chamado, filtração, é um processo que está bastante presente no cotidiano das pessoas.
Oras ele pode se apresentar na forma de um pedaço de papel, onde ele evita que o pó de café o ultrapasse, isso enquanto ocorre a infusão da água com o pó.
Oras, ele pode estar presente dentro de um veículo automotor. E, neste caso, podemos encontrá-lo em diversos tipos e com funções bastante particulares.
O ponto é, em cada um desses casos, a finalidade do filtro é a mesma. A de separar partículas. Onde, essa filtragem, vai depender dos elementos que compõem o processo.
No fim das contas, não é muito difícil entender esse conceito. É só pegar os exemplos que já destacamos no início do texto. No caso do café, a filtragem é imprescindível pois, através dela, podemos desfrutar desta bebida sem que o pó esteja presente no fundo de nossas xícaras.
Ou seja, estamos falando de algo que não apenas está presente mas que tem sua utilidade e a sua importância.
Utilidade e importância que também está presente na indústria. Estando presente em diversas áreas e sendo parte fundamental para os processos industriais.
Garantindo não apenas a qualidade do processo, mas, também, cumprindo, muitas vezes, uma norma legal.
Acompanhe-me nesta leitura para entender um pouco mais sobre esse processo e, também, descobrir quais são os principais tipos de filtros presentes na indústria.
Contents
O processo de Filtragem na Indústria
Embora a finalidade de um filtro seja, de modo geral, bastante similar, servindo sempre para o propósito de separação de partículas, o seu modo de funcionar pode ser bastante distinto.
E tudo isso vai depender do tipo de aplicação, é claro. Até mesmo porque, o objetivo deste artigo é elucidar você quanto aos diferentes, e importantes, tipos de filtros que existem na indústria.
Nada mais justo que a funcionalidade desses diferentes tipos fossem diferentes uns dos outros.
E, quanto a essa diferença, eles podem funcionar tanto por intermédio da ação da gravidade, por ação de força centrífuga ou, através da aplicação de pressão ou vácuo.
Como já dissemos anteriormente, o processo de filtragem é fundamental para os processos industriais. Afinal de contas, podemos encontrar o processo de filtragem em diversas aplicações da indústria. E, é claro, nos mais diversos tipos de setores.
Seja para garantir a qualidade da água, do ar, ou de qualquer outro componente que venha a se beneficiar do processo de filtragem.
E, o que vai ditar qual é o modelo ideal de filtro para cada local é o tipo de processo produtivo em que ele estiver empregado. Levando em conta, é claro, aspectos técnicos, qualitativos e legais.
Outro ponto que vale ressaltar é que a filtragem não ocorre apenas com a intenção de que o produto final saia nos conformes.
Esse processo também assegura a saúde e bem estar dos trabalhadores, uma vez que, processos industriais podem, através dos seus processos, emitir partículas, gases e outros tipos de contaminantes que podem ficar suspensos no ar.
Nesse caso, caberá ao filtro, reter essas partículas tóxicas para que elas não sejam inaladas pelos colabores, por exemplo.
Principais tipos de Filtros utilizados na Indústria
Filtro de Ar
Agora a pouco, falamos sobre partículas e demais contaminantes que podem se manter suspensos no ar, não é mesmo?
É mais do que necessário que esse ar não permaneça assim. Não só é necessário como é lei.
E, para garantir a segurança dos trabalhadores, assegurar a qualidade do produto e, ainda, manter o processo produtivo dentro das normas legais, utilizam-se filtros de ar que nada mais são do que componentes capazes de separar o ar puro de partículas potencialmente tóxicas.
Nesse ponto, podemos ainda considerar a questão ambiental. Até mesmo porque, caso não haja um tratamento adequado para esse ar e também haja o fato de que existe uma grande probabilidade desse ar, cheio de resíduos poluentes, seja diretamente expelido e entre em contato com o meio ambiente.
Causando, com isso, potenciais danos ambientais.
Filtro de Água
A água é outro importante elemento que compõe uma infinidade de processos presentes na indústria. Aliás, precisamos levar em conta não apenas as questões produtivas que envolvem o seu uso, mas, também, o importante papel que ela cumpre do ponto de vista de consumo individual.
E, nesse caso, a filtragem é imprescindível. Afinal, através da instalação de um filtro na entrada da rede de abastecimento de água, como ocorre em um filtro central, por exemplo, é possível garantir uma água filtrada em 100% dos pontos de consumo.
Essa condição de recurso é muito importante para quaisquer processos que tenham contato, em alguma etapa produtiva, com a água.
Para se ter uma ideia, uma boa qualidade desse recurso pode, até mesmo, duplicar a vida útil de tubulações e bombas de água. Isso sem contar, é claro, que evita a contaminação de produtos, pessoas e, também, do meio ambiente.
Uma vez que exista tratamento adequado para as partículas tóxicas que são filtradas no processo.
Conclusão
Não restam dúvidas que os filtros são recursos indispensáveis para a indústria. Ainda mais quando consideramos que, muitos dos processos industriais, acabam por gerar partículas que podem ser prejudiciais para os produtos em si, para as pessoas que estão ao redor e, também, todo um ecossistema ambiental.
E o fato deles estarem presentes em qualquer tipo de indústria é um forte indício para demonstrar essa importância.
Na refrigeração industrial, por exemplo, encontramos filtros do tipo FA com inserto de filtro intercambiável. Eles são em linhas que transportam refrigerantes fluorados, amônia, água, salmoura, óleo e gás,
E podem ser encontrados no nosso site, aqui da Nepin. Acesse e confira as opções em filtro que a Nepin separou para você.