Facilitar os processos e atividades dentro da indústria é algo essencial nos dias atuais. Isso porque, tudo tem acontecido de forma tão acelerada no mercado, que é preciso que as empresas se mantenham sempre atualizadas, para que, dessa maneira, consigam acompanhar todo este progresso.
Por esta razão, a indústria, continuamente, se vê de frente com a necessidade de automatizar vários de seus processos produtivos, já que as operações manuais têm sido consideradas cada vez mais exaustivas, além de desgastantes e passíveis de falhas e erros.
Diante disso, é fundamental que gestores e equipes encontrem formas, não só de automatizar, mas também de coordenar esses trabalhos e processos automatizados. Para isso, uma excelente forma de manter o controle sobre os mesmos é contar com as redes industriais.
Veja, ao longo do texto, sobre o que estamos falando e saiba como esta ferramenta pode ajudá-lo no dia a dia dentro da indústria!
Conteúdos
O que são Redes Industriais?
As redes industriais são formas de comunicação automatizadas que permitem o gerenciamento dos processos industriais. Para isso, a indústria costuma utilizar diversos tipos de equipamentos, como, atuadores, interfaces, sensores, máquinas, computadores, entre muitos outros.
Por meio de cada um desses equipamentos, é possível realizar a transmissão de informações, através do compartilhamento de dados entre si.
Trata-se de algo que tem grande valia para os mais diversos tipos de negócios, porque é uma tecnologia que pode ser muito bem adaptada para a realidade e as necessidades de cada tipo de empresa.
Além disso, esse controle de informações é primordial no atual universo das indústrias, uma vez que estas precisam lidar e administrar de forma assertiva o enorme fluxo de atividades que acontece em suas instalações.
Para que servem as Redes Industriais?
Basicamente, as redes industriais servem para realizar o trabalho de supervisão e controle de determinados processos dentro da indústria, utilizando, para isso, seus protocolos de comunicação. Trata-se de uma troca de informações entre sensores, controladores, CLPs e diversos outros componentes da fábrica, que devem ocorrer com rapidez e precisão.
A necessidade de aplicação das redes industriais se deu por conta do crescimento acelerado que tem ocorrido nas indústrias, o que tem feito com que os processos se tornem cada vez mais variáveis e complexos.
Diante disso, foi necessário criar um grau ainda mais elevado de automação, para atender a esta crescente demanda.
Assim, hoje é possível contar com máquinas e equipamentos totalmente automatizados, que estão diretamente ligados aos mecanismos que as indústrias utilizam, para realizar uma comunicação eficiente entre seus dados.
Sem isso, ou seja, sem que este processo ocorra de forma eficiente, os equipamentos acabam não funcionando da maneira que se espera, e a operação fica prejudicada.
Os principais tipos de Redes Industriais?
Conhecer os principais tipos de redes industriais é fundamental para que você saiba quais são os mais utilizados dentro das empresas e quais se adequam melhor à realidade do seu negócio.
Confira cada um deles, a seguir:
Sensorbus
O primeiro tipo que vamos apresentar é o Sensorbus, que, nada mais é, que um protocolo de comunicação capaz de transmitir dados de atuadores e sensores digitais a Controladores Lógicos Programáveis – CLPs.
Entre as suas principais características está o fato de geralmente transmitirem dados de baixas dimensões, além da comunicação rápida com determinados dispositivos, através de sinais discretos, cobrindo distâncias pequenas.
Devicebus
Este tipo de rede trabalha interligando os controladores industriais, transmitindo dados em formato de bytes e cobrindo distâncias de até 500 metros. Geralmente são bastante utilizadas com servo motores e também com outros tipos de equipamentos escravos.
Fieldbus
A rede fieldbus aceita transmitir um nível maior de informações, como parâmetros e programas. São redes que, além de se conectarem a um número maior de equipamentos, também se conectam a esses enquanto eles estiverem em distâncias maiores.
Aqui é possível observar as camadas Open System Interconnection – OSI, ou traduzindo para o português, Sistema Aberto de Interconexão.
Ethernet
Esta é, talvez, uma das tecnologias mais utilizadas dentro das empresas. Isso porque ela consegue ser simples, eficiente e de baixo custo, atuando com diversos tipos de protocolos de comunicação.
Trata-se de uma rede que se mantém em constante processo de evolução, sendo que, para a sua utilização é necessário contar com componentes como switches, gateways e firewalls, entre muitos outros.
Aqui na Nepin você encontra diversos equipamentos, que vão contribuir para uma eficiência cada vez maior da sua produção. Temos atuadores, diversos tipos de sensores, drives, além de soluções para tornar a automação dentro da sua empresa cada vez mais assertiva e eficiente.
Conte com a nossa consultoria especializada e tire o melhor proveito da sua produção.