Na indústria, a segurança e a saúde do trabalhador não são apenas assegurados utilizando equipamentos e dispositivos capazes de prevenir e interceptar acidentes ou inconformidades.
Além dos dispositivos de segurança, também há normas que agem sobre os procedimentos e processos fabris, para assegurar que determinados inconvenientes não aconteçam.
Essas disposições, que são fornecidas de modo técnico e que são obrigatórias em quaisquer segmentos industriais, são chamadas de normas regulamentadoras.
A norma regulamentadora, conhecida pela sua abreviação (NR), possui as suas variações de acordo com o tipo de especialização e trabalho, se diferenciando pelo número que a acompanha.
A NR-12, por exemplo, se refere à Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, e é uma das normas mais importantes existentes para o âmbito industrial.
Devido à sua grande importância, essa norma será o assunto do artigo de hoje, o qual trará informações essenciais para que você entenda o que é e qual a importância dessa norma.
Que tal se enriquecer intelectualmente com o conteúdo que preparamos para você? Continue com a gente!
Conteúdos
O que é a NR-12?
A Norma Regulamentadora 12 é uma das NRs mais importantes, não só dentre as normas voltadas para o âmbito industrial, como também para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o qual é responsável pela política e diretrizes para a geração de emprego e renda e apoio aos trabalhadores.
A importância dessa norma se deve ao fato de capacitar e formar os trabalhadores, além de abranger os requisitos para projetos, instalação, fabricação, operação, manutenção e inspeção de máquinas e equipamentos.
Onde aplicar a NR-12?
A Norma Regulamentadora 12 é extremamente requisitada devido à sua ampla aplicação, e sabe o porquê?
A resposta é porque está ligado ao fato de que essa NR é aplicada em todas as empresas que possuam máquinas e equipamentos no ambiente de trabalho.
E sabendo que essa norma é obrigatória em empresas que possuam o que já foi mencionado, independente do setor de atividade econômica, podemos imaginar o quanto é requisitado, correto?
Resumindo, essa norma regulamentadora se faz presente nos setores de produção e bens de consumo, metalúrgica, química e petroquímica, siderúrgicas, construção civil, oficinas entre outros.
Além disso, a aplicação se estende desde as máquinas fixas, equipamentos portáteis e móveis ou em equipamentos de transporte e de elevação, até em todos os trabalhadores que as utilizam, independente do cargo.
Qual a importância da NR 12?
Para reforçarmos a ideia de que é interessante a presença desta NR, listamos algumas importâncias consequentes desta NR, e que podem te ajudar a perceber que, caso você não tenha essa norma na sua empresa, você está tendo muito a perder.
1. Proteção da saúde dos trabalhadores
Essa importância é, talvez, uma das que mais nos possibilita imaginar as consequências da ausência da norma em uma empresa.
Não é novidade que os trabalhadores com a saúde denegrida pela condição de trabalho incorreta podem e devem recorrer judicialmente aos seus direitos.
A NR 12, então, atua de modo a evitar que o trabalhador seja exposto a ruídos e vibrações excessivos, ambientes tóxicos, entre outros riscos ocupacionais.
2. Cumprimento da legislação trabalhista
Seguindo o contexto do item anterior, você pode pensar: mas, e se, por um acaso, uma empresa que contenha os requisitos necessários para o uso da norma em questão simplesmente ignorar a obrigatoriedade e se isentar ou não aplicar a NR-12 estritamente?
Neste caso, temos aí um risco que não vale a pena.
As empresas que não cumprem a NR 12 devem pagar multas, processos trabalhistas, interdições temporárias ou permanentes de máquinas e equipamentos, além do risco de exporem os trabalhadores a condições fatais ou graves.
3. Melhor qualidade de vida dos trabalhadores
Estamos batendo neste ponto desde o início do texto e, mais uma vez, reforçamos que o trabalhador tem a total obrigação de trabalhar com a sua saúde íntegra e preservada durante a sua jornada de trabalho.
Ainda no contexto dos itens anteriores, podemos destacar a contribuição dessa norma para a qualidade de vida dos trabalhadores, visto que os acidentes e as doenças ocupacionais serão evitadas ao máximo.
4. Valorização da imagem da empresa
O compromisso com a segurança e a saúde dos trabalhadores pode levar a sua empresa para uma grande janela, aberta e cheia de oportunidades, trazendo uma perspectiva positiva que pode atrair novos fornecedores, clientes e investidores.
5. Precaução com acidentes
Por mais que já tenhamos abordado sobre a prevenção de acidentes durante, anteriormente, no texto, não podemos deixar de mencioná-lo pela última vez.
A importância da NR 12 inclui a segurança dos trabalhadores que utilizam máquinas e equipamentos no ambiente de trabalho, de forma técnica e através de treinamentos, dispositivos e inspeções.
E para complementar tudo que foi dito até aqui, estamos falando de segurança, uma etapa imprescindível para os processos de qualquer empresa.
Afinal de contas, a falta de segurança não só coloca o colaborador em risco, o que já é motivo de sobra para elevar o nosso nível de preocupação acerca do tema, como, também, provoca prejuízos de ordem financeira para a empresa.
Uma associação que é provocada pela paralisação dos processos, manutenção do equipamento e, inclusive, pela motivação e comprometimento dos colaboradores. É isso mesmo!
Pense a respeito. Será mesmo que o nível de comprometimento, empenho e motivação dos colaboradores vai ser alto em locais onde a segurança é negligenciada?
É bem provável que não.
Portanto, fique atento a todas as normas que zelam pela segurança de uma empresa.