A amônia é uma substância química que possui uma grande importância para a indústria, sendo muito utilizada em processos de refrigeração industrial devido a sua alta eficiência.
Afinal de contas, estamos falando de um agente capaz de absorver grandes quantidades de calor quando passa pelo processo de liquefação. Além disso, a amônia não causa efeitos negativos e prejudiciais quando entra em contato com a grande parte dos materiais normalmente usados nos processos de refrigeração.
Por fim, trata-se de um recurso cujo valor é bastante baixo quando comparado a outros refrigerantes.
Olhando para todas essas vantagens, pode-se até gerar a impressão que estamos falando de um recurso cujo uso é incontestável e livre de problemas. Mas não é bem esse o caso.
Isso porque a amônia é uma substância tóxica, capaz de gerar diversos problemas de saúde ao ser inalada por seres humanos, podendo, inclusive, levar uma pessoa a óbito.
E o grande problema disso é que os vazamentos de amônia são muito mais comuns do que gostaríamos. Problema que faz com que seja necessário a adoção de diversas medidas de segurança e, até mesmo, pode gerar a avaliação ou não do seu uso.
É sobre os riscos e cuidados relacionados ao uso de amônia em processos de refrigeração que vamos falar no artigo de hoje. Portanto, se você quer saber mais sobre isso para fazer da sua empresa o mais segura possível, é só nos seguir nesta leitura.
Contents
Os Riscos relacionados ao uso de Amônia
É possível ressaltar uma série de benefícios ao se utilizar a amônia como refrigerante em processos industriais. Sendo, alguns deles, os seguintes:
- Possui alta eficiência energética;
- Tem baixo valor de aquisição;
- É ecologicamente sustentável.
Aliás, se você quer entender um pouco mais sobre as suas vantagens e benefícios e quer entender mais sobre o seu uso, temos um artigo que aborda todos esses assuntos. E para acessá-lo é só clicar no link a seguir: “Entendendo o uso de Amônia dentro da Refrigeração Industrial”.
Porém, o foco deste artigo é outro. Existem sim muitas vantagens relacionadas ao uso da amônia, mas a questão é a seguinte: Será que os seus benefícios são suficientes para se sobrepor aos riscos relacionados ao seu uso?
Podemos lhe dizer que sim, afinal de contas, trata-se de um recurso relativamente comum, sendo muito utilizado hoje em dia.
E para manter este cenário são necessárias uma série de medidas a fim de evitar o potencial risco que essa substância pode oferecer não só aos seres humanos como também a infraestrutura de uma empresa.
E quando falamos de riscos, podemos ressaltar os seguintes:
1. Explosões
É comum associarmos os perigos da amônia à sua alta toxicidade, correto? Porém, esse não é o único problema em potencial.
Isso porque a amônia, em certas concentrações presentes no ar, pode também transformar-se em um agente explosivo.
Em outras palavras, vazamentos de amônia podem resultar em grandes explosões que colocam em risco a saúde das pessoas que estiverem por perto e, também, pode causar impactos à infraestrutura do local, danificando o patrimônio da empresa.
2. Inalação
A inalação de amônia é um risco bastante grave, uma vez que essa substância tem um elevado nível de toxicidade e pode comprometer e muito a funcionalidade dos pulmões.
É bem verdade que estamos falando de um gás leve e que tende a se esvair pela atmosfera. Porém, quando falamos de ambientes industriais fechados e com maior concentração de umidade a história é outra.
Nesses casos a amônia tende a se tornar mais pesada, o que facilita a sua inalação. E quando consideramos que é esse tipo de ambiente o que normalmente está presente em indústrias cujo processo de refrigeração está bastante presente, é necessário ter todo um cuidado quanto a esse risco.
3. Contato com a pele
O contato com a pele é outro risco relacionado ao uso de amônia. Isso se deve ao seu caráter corrosivo e que pode causar irritações e, até mesmo, queimaduras, dependendo de sua concentração.
E como se não fosse o suficiente, existe ainda o risco do contato com os olhos que, além das irritações, pode ainda causar cegueira.
4. Reatividade
A amônia é altamente reativa e pode reagir violentamente com muitos produtos químicos, incluindo ácidos, cloro, bromo e iodo.
Portanto, é importante tomar cuidado ao manusear a amônia e evitar a mistura acidental com outros produtos químicos.
5. Impacto ambiental
É bem verdade que a amônia é tida como uma substância limpa e que causa muito menos efeitos negativos para o ambiente se compararmos com outros refrigerantes como é o caso dos CFC`s.
Entretanto, a amônia pode sim ser prejudicial ao meio ambiente e aos organismos vivos, especialmente quando liberada na água ou no ar.
A liberação de amônia pode causar poluição do ar, contribuir para o efeito estufa e danificar a vida marinha.
Quais os cuidados com a amônia no ambiente de trabalho
É bem verdade que todos esses perigos podem soar como um sinal de alerta, mas é justamente essa a intenção.
Além disso, é importante ressaltar que muita coisa mudou desde a adoção inicial da amônia em processos de refrigeração e que contribuíram, significativamente, para reduzir os acidentes e potenciais problemas que essa substância pode causar.
E não só do ponto de vista preventivo, através de normas e orientação, mas, também, com a implementação de recursos tecnológicos melhores e, consequentemente, mais eficazes no que diz respeito à segurança.
Aliás, é bom salientar que existe uma norma técnica específica que trata sobre a refrigeração industrial por amônia. Trata-se da Norma Técnica 03/2004 (MTE, 2005) em que se fala sobre os riscos, medidas de segurança e auditoria fiscal no que cerne o seu uso.
Nele podemos encontrar informações relevantes como:
- procedimentos operacionais e de emergência;
- auditorias;
- capacitação de colaboradores;
- análise de riscos;
- manutenção preventiva;
- informações de segurança e muito mais.
Medidas práticas para o manuseio da amônia
Existem várias medidas práticas que podem ajudar a minimizar os riscos associados ao manuseio da amônia. Algumas delas incluem:
- Uso de equipamento de proteção individual (EPI): É importante usar EPI adequado, como luvas de borracha, óculos de proteção, máscara de proteção respiratória e roupas de proteção, para evitar a exposição direta à amônia.
- Ventilação adequada: A ventilação adequada é fundamental para evitar a acumulação de amônia no ar. A amônia deve ser manuseada em uma área bem ventilada, e se possível, utilizar exaustores para remover o ar contaminado.
- Armazenamento seguro: A amônia deve ser armazenada em recipientes seguros e adequados, em local fresco e seco, longe de produtos químicos incompatíveis e fontes de calor. Também é importante marcar claramente os recipientes com o nome da substância e instruções de manuseio.
- Transporte seguro: O transporte de amônia deve ser realizado em veículos adequados e seguros. Os motoristas devem ser treinados em procedimentos de segurança e ter equipamentos de proteção individual disponíveis no veículo.
- Treinamento e educação: Todos os trabalhadores envolvidos no manuseio da amônia devem receber treinamento adequado em medidas de segurança, incluindo a identificação de riscos, o uso de equipamentos de proteção individual, o armazenamento e manuseio seguro da amônia e o que fazer em caso de emergência.
- Inspeções regulares: É importante realizar inspeções regulares nos equipamentos e recipientes de armazenamento para garantir que estejam em boas condições e não apresentem vazamentos.
- Plano de emergência: Um plano de emergência deve ser elaborado e divulgado para que todos os trabalhadores saibam o que fazer em caso de vazamento ou acidente envolvendo amônia.
Essas são algumas medidas práticas que podem ser tomadas para minimizar os riscos associados ao manuseio da amônia.
É importante estar sempre ciente dos perigos e tomar medidas adequadas para garantir a segurança durante o manuseio da substância.
O que fazer se você tiver contato com amônia
Se você tiver contato com a amônia, é importante agir rapidamente para minimizar os efeitos negativos à saúde. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir:
- Remova-se da fonte de exposição: Se você estiver em uma área onde há amônia no ar, saia imediatamente para um local ventilado e fresco. Se você tiver contato com amônia líquida, remova as roupas contaminadas e lave a pele imediatamente com água fria corrente por pelo menos 15 minutos.
- Procure ajuda médica: Se você estiver sentindo sintomas graves, como falta de ar, dor no peito ou desmaios, ou se a exposição foi prolongada ou intensa, procure ajuda médica imediatamente.
- Lave as roupas: Se você teve contato com amônia líquida, remova as roupas contaminadas e lave-as separadamente das outras roupas.
- Mantenha-se calmo: O contato com amônia pode ser assustador, mas tente manter a calma e seguir as etapas acima para minimizar os efeitos negativos à saúde.
Como a Nepin pode ajudar você
Além de tudo que já dissemos, existe uma outra importante maneira de assegurar um nível maior de segurança para as suas operações que ocorre ao adquirir máquinas, componentes e equipamentos de qualidade para a sua empresa.
E é exatamente o que você vai encontrar aqui na Nepin. Afinal, trabalhamos com produtos de excelentíssima qualidade e que possuem uma alta confiabilidade no mercado.
No nosso site você pode encontrar:
Esses são apenas alguns dos produtos disponíveis no nosso site que são totalmente compatíveis com o uso da amônia como refrigerante.
E em caso de dúvidas, é só entrar em contato com algum de nossos especialistas por aqui mesmo. Assim você poderá encontrar a melhor solução para a segurança e eficiência dos processos da sua empresa.