A amônia é um componente muito utilizado no cotidiano da refrigeração industrial e traz consigo uma série de vantagens na sua aplicação.
Podendo ser utilizada tanto nas áreas de produção quanto nas de armazenamento. Dentre as empresas que adotam sua utilização podemos destacar as de laticínios e de carne e outros alimentícios.
Para se ter uma ideia da importância desse componente na indústria, precisamos voltar no tempo. Sua primeira utilização ocorreu em 1876, em uma máquina de compressão a vapor por Carl Von Linde.
Se levarmos em conta que ela ainda é utilizada nos dias de hoje, já conseguimos compreender um pouco do seu impacto dentro do setor de refrigeração. Entretanto, sua fama nem sempre foi uma das melhores.
E é sobre o seu uso que vamos discorrer no artigo de hoje. Acompanhe-me nessa leitura e saiba mais sobre o uso da Amônia dentro da Refrigeração Industrial.
Conteúdos
O que é Amônia
Trata-se de um componente formado por nitrogênio e hidrogênio. Essa mistura, fortemente ligada, resulta em um gás incolor e que possui um forte odor.
E, mesmo que seja um componente presente naturalmente no nosso ambiente, seu uso requer certos cuidados.
Afinal de contas, existem perigos inerentes à inalação e, também, ao contato com essa substância.
A necessidade desse cuidado é ainda mais evidente quando olhamos para o passado e observamos que acidentes relacionados ao uso de amônia não eram tão incomuns.
Seu uso indevido, além dos baixíssimos padrões de segurança que eram estabelecidos na época, já resultaram na morte de muitos profissionais.
Evitando os riscos no uso da Amônia
Por se tratar de uma substância que oferece riscos à saúde de uma pessoa, é necessário uma atenção bastante especial quanto a sua manipulação.
Até mesmo porque, embora tenham ocorrido inúmeros avanços tecnológicos, de 1876 pra cá, e que reduziram drasticamente os riscos, os acidentes ainda ocorrem nos dias de hoje.
Portanto, todo cuidado é muito importante. E nesse sentido, existem algumas práticas que contribuem significativamente para a segurança dos colaboradores que trabalham próximos a esse componente e resolvemos destacar as mais importantes aqui, são elas:
- Manutenção periódica de máquinas e equipamentos;
- Cumprimento das normas de segurança para o uso dessa substância;
- Capacitação técnica dos colaboradores, sobretudo daqueles que possuírem um contato mais direto com essa substância;
- Treinamento referente à situações de emergência e criação de protocolos de procedimentos em situações adversas;
- Aquisição de máquinas e equipamentos de qualidade;
- Análise preliminar dos riscos;
- Estabelecimento de auditorias periódicas para avaliar as condições operacionais;
- Preparação para exame interno em vasos de pressão (NR-13);
- Investigação metódica relacionada a ocorrência de um acidente.

Benefícios do uso de amônia no setor de refrigeração
Olhando para esse cenário de riscos você pode até pensar se realmente vale a pena usar a amônia nos dias de hoje.
E a verdade é que embora ela ofereça um certo risco, esses riscos já foram bastante mitigados com o tempo e, além disso, ela oferece uma série de grandes benefícios.
Para o meio ambiente
Do ponto de vista ambiental, a amônia não oferece problemas. Ela faz parte de um grupo de refrigerantes denominados “naturais” e que não oferecem danos à camada de ozônio e que não contribuem para o avanço do aquecimento global.
Ela é facilmente solúvel em água e bastante biodegradável. Sendo facilmente absorvida pelos vegetais, que valem-se dela como fonte de nutrientes.
Eficiência energética
A amônia é um recurso extremamente eficiente no que diz respeito a sua utilização como refrigerante. Isso sem contar, é claro, o fato de ser uma escolha segura e sustentável.
Valor da amônia
O preço para aquisição de amônia é relativamente baixo, ainda mais se considerarmos o seu nível de eficiência.
Conclusão
No fim, a conclusão que fica é que mesmo que ofereça certos riscos, quanto a sua aplicação, ainda vale muito a pena ter a amônia como aliada nos processos de refrigeração industrial.
E o que endossa essa afirmação é que, nos dias de hoje, os riscos são infinitamente menores.
E se aliarmos essa consideração com o fato de que as empresas têm se preocupado cada vez mais com a segurança de seus colaboradores, com profissionais que utilizam esse recurso de maneira séria e consciente, temos um resultado extremamente positivo para as empresas e, também, para os colaboradores.