A automatização de todos os processos industriais é, talvez, um dos grandes sonhos dos proprietários de empresas.
Os benefícios proporcionados devido à tomada de decisão programada e condicionada, de acordo com a situação, livra os operadores de várias dependências manuais, gerando resultados operacionais mais fluidos e de maior precisão.
No entanto, algumas vezes, a automatização dos processos deixa de ser implementada, nas empresas, por causa de alguns mitos disseminados.
E essas falsas invenções sobre a tecnologia acabam comprometendo tanto o reconhecimento da tecnologia quanto o resultado das empresas que se beneficiaram do uso.
Resumidamente, esses mitos, com certeza, alimentam a limitação do desenvolvimento fabril e, como consequência, há o barramento da produtividade e da qualidade.
E, se tem algo que os empresários e os responsáveis pelas empresas odeiam é que estejam de fora da competitividade do mercado, entretanto, saiba que isso é uma consequência certa para os que não implementam a automação dos processos.
Neste contexto, vamos listar e esclarecer alguns mitos acerca da automação dos processos industriais que você, talvez, já tenha ouvido sobre e fez com que você não adotasse tal tecnologia para o seu meio de trabalho.
Portanto, a nossa missão, neste texto, é de te resgatar do retrocesso tecnológico criado pelas mentiras propagadas sobre essa tecnologia.
Para isso, vamos listar 05 mitos sobre a automatização dos processos.
Se você tem interesse neste assunto, nos acompanhe neste texto.
Contents
O que é a automatização dos processos industriais
Antes de entrarmos no assunto principal, falando sobre os mitos sobre a automatização dos processos, vamos começar pelo básico, discursando o que é isso.
A automatização de um processo é fazer com que a tecnologia possibilite uma operação que, antes fosse executada manualmente (seja presencial ou remotamente), passe a ser executada de modo automático.
Benefícios da automatização de processos
São vários os benefícios da automatização industrial, mas podemos generalizar dizendo que a automação reforça significativamente a redução de desperdícios e a melhoria contínua.
A redução de desperdícios vem por meio da:
- Redução de erros: como é uma ação independente da ação humana, os erros são reduzidos ao mínimo, desde erros operacionais até os registros de dados;
- Redução de desperdícios e custos: por meio da precisão nos gastos de materiais, agilização dos processos, eliminação da contratação de trabalhadores ou da necessidade de hora extra;
- Melhoria da qualidade: de fato, as máquinas possuem a característica de serem mais fortes, precisas, ininterruptas e resultarem em processos de maior qualidade;
- Análise de dados: armazenamento de dados, sejam erros, tempos e etapas de processo, entre outros, é a chave para a análise de dados e a busca por melhorias;
- Aumento da eficiência: a precisão em conjunto com a velocidade da ação das máquinas e dispositivos acaba tomando o espaço operacional, enquanto os trabalhadores podem ser realocados para trabalhos estratégicos.
05 mitos sobre a automatização dos processos
Finalmente, chegamos ao assunto principal do texto.
No assunto anterior, falávamos sobre os benefícios e, agora, refutamos os mitos sobre a automatização.
Portanto, a junção desses dois assuntos será mais do que o necessário para que você tome a decisão correta e se junte à ideia da tecnologia da automatização dos processos e passe a conhecer o aumento expressivo da qualidade em produtividade.
1. O preço é sempre muito alto
Dependendo da implementação inicial da automação, o preço pode, sim, ser significativo.
Mas isso tudo depende de onde a implementação será aplicada, pois o preço varia de acordo com o tamanho da automatização.
No entanto, deve-se pensar a longo prazo e no retorno que introduzir essa tecnologia no meio de trabalho pode oferecer para o seu bolso.
O retorno se fará presente, já de cara, pelo expressivo atendimento à demanda e garantindo a qualidade do produto.
2. Automatizar é inseguro
Este é um dos mitos mais disseminados e, talvez, o mais controverso, visto os benefícios e as ofertas de uma automação bem feita.
Frequentemente, os mitos que envolvem a segurança de uma máquina automatizada tem a ver, diretamente, com a desconfiança em relação à máquina em momentos críticos.
Contudo, durante a automação responsável de uma máquina, introduz-se várias condições de ação em momentos críticos, como na falta de energia elétrica, no mal funcionamento de outros dispositivos e em condições de parâmetros fora dos estabelecidos.
Um queimador de uma caldeira ou forno, por exemplo, pode ser automatizado de modo que, ao faltar GLP para o seu funcionamento, faça com que o mesmo desligue e verifique a situação de risco (através dos parâmetros pré-estabelecidos) para religar, caso seja seguro.
Além disso, consegue registrar a frequência dos desligamentos, na sua base de dados, para que você saiba a frequência em que os erros ocorrem e encontre a causa raiz do problema.
3. A automatização é complexa demais
Não se engane, pois a automação está presente desde os processos de menor responsabilidade até os processos críticos, os quais não podem permitir erros.
As práticas de segurança devem ser sempre seguidas em projetos de automação, então, surge-se a necessidade de você conhecer o processo, a fundo, para prever os possíveis resultados críticos.
4. A automação extinguirá os trabalhadores do meio de trabalho
O medo em relação à substituição dos operadores pelas máquinas, no meio fabril, existe há tempos.
No entanto, não faz sentido algum pensar que os trabalhadores sejam retirados das operações através da automatização dos processos.
O que acontece, na verdade, é que as exigências (requisitos) para conseguir a oferta de emprego, mudem.
Além de tudo, a automatização de processos substitui, sim, os trabalhos repetitivos e algumas ordens manuais, como fechamento ou abertura de válvulas, mas não substitui os trabalhos estratégicos.
5. A automatização é válida para todos os processos
Não podemos confundir viabilidade com possibilidade.
É possível aplicar a automação em máquinas, sim. Mas se é viável ou não, vai depender da importância da máquina para o processo e o quanto é usada, se o investimento vale a pena, entre outros critérios.
Portanto, vemos que a cogitação pela automatização do processo é sempre bem vinda, mas pode não ser viável.
Afinal, a automação não resolverá os seus problemas e não fará mais do que o programado. Isto é, ela não ajudará a tomar decisões cruciais para o futuro da sua empresa.
É claro que estamos falando de uma tendência que, daqui pra frente, só tende a se expandir cada vez mais. Porém, certifique-se de começar a implementar os recursos de automação do jeito certo.
E uma boa maneira de começar a fazer isso é buscar no mercado distribuidoras sérias. Que não apenas ofereçam soluções de qualidade como, também, orientam a sua prestação de serviços de acordo com as verdadeiras necessidades do cliente.
Características que são aplicadas aqui na Nepin.
Acesse os nossos produtos, confira as nossas soluções e, se precisar de ajuda, entre em contato com os nossos especialistas.