Conheça 5 Componentes e Equipamentos que têm tudo a ver com Automação Industrial

Já faz um certo tempo que automatizar os processos de uma indústria deixou de ser uma opção exclusiva das grandes empresas, que buscavam soluções alternativas para ter ainda mais eficiência produtiva.

Hoje, a automação industrial já é uma realidade presente em grande parte das empresas. 

E não teria como ser muito diferente disso. Afinal de contas, para se manter competitivo no mercado, é necessário acompanhar o progresso e a automação industrial tem tudo a ver com essa palavrinha, progresso.

Trata-se de aproveitar os recursos que a tecnologia é capaz de oferecer para maximizar a produtividade, trazer mais qualidade para os produtos e fazer isso de um jeito muito mais eficiente, zelando pela qualidade de vida dos trabalhadores e causando impactos ambientais cada vez menores.

Olhando para esse panorama, será mesmo que haveria algum modo de ficar de fora disso tudo?

Bom, para a saúde financeira de uma empresa, é claro que não.

É por esse motivo que os processos industriais têm se tornado cada vez mais automatizados. Mas, quando fazemos essa afirmação, o intuito não é de dizer que os robôs e a inteligência artificial, duas das tendências atuais sobre automação, têm tomado controle de tudo.

A automação também está presente em pequenos componentes e equipamentos que auxiliam os processos de uma empresa. Itens que fazem parte do cotidiano de empresas de grande, médio e pequeno porte.

Itens que podem fazer parte da sua empresa, caso você ainda não tenha feito essa transição. E se esse é o caso, nós vamos te apresentar alguns desses componentes e equipamentos que podem te ajudar a produzir mais e com muito mais qualidade.

Conheça 5 componentes e equipamentos que têm tudo a ver com automação industrial.  

5 Componentes e Equipamentos que têm tudo a ver com Automação Industrial

Automatizar processos industriais é uma necessidade cada vez maior para aumentar a eficiência e a produtividade. Para alcançar esses objetivos, existem diversos componentes fundamentais que precisam ser considerados. Aqui estão cinco deles:

1. Pressostato

O pressostato é um dispositivo capaz de detectar a pressão de um fluido ou gás dentro de um sistema. Feita a detecção, ele envia sinais que servem para controlar ou monitorar esse sistema. 

Trata-se de um componente que é amplamente utilizado em máquinas, equipamentos industriais e sistemas de automação para controlar a pressão de fluidos, como ar comprimido, óleo e água.

Ele não só garante uma precisão bastante precisa da pressão do fluido como, também, melhora a eficiência, proteção e confiabilidade dos processos. 

Confira alguns Modelos de Pressostatos:

2. Termostato

O termostato é um dispositivo que realiza a medição da temperatura de um ambiente ou sistema. E essa medição é muito importante pois, através dela, o termostato pode controlar, de maneira automatizada, a temperatura, usando um sistema de aquecimento ou ar condicionado. 

Esse componente possui muitas aplicações, podendo ser utilizado em edifícios residenciais e comerciais, veículos e equipamentos industriais para manter a temperatura em um nível desejado.

Seu uso garante o controle preciso da temperatura, o que é fundamental para garantir a eficiência dos processos. Mas não é só isso. Sua utilidade ainda gera conforto e economia. 

Confira alguns Modelos de Termostatos:

3. Inversor de frequência

O inversor de frequência é um componente eletrônico que controla a velocidade de um motor elétrico.

Para fazer isso, ele converte a tensão e frequência da rede elétrica de corrente alternada (AC) para uma tensão e frequência diferentes, geralmente corrente contínua (DC) e depois de volta para corrente alternada (AC) de frequência variável.

O fato é que esse controle garante muitas vantagens. Isso porque o seu uso contribui de muitas formas, tais como:

  • Eficiência Energética;
  • Proteção dos motores;
  • Controle da produção.

Confira alguns Modelos de Inversores de Frequência:

4. Compressor

O compressor é um equipamento mecânico que permite aumentar a pressão de um fluido, geralmente ar, para uma pressão maior do que a pressão ambiente. 

Seu uso garante uma variedade enorme de aplicações industriais e comerciais, como sistemas de ar comprimido, ar condicionado, refrigeração, ventilação, sistemas de transporte de gás e produção de petróleo e gás.

Confira alguns Modelos de Compressores:

5. Válvula solenoide

Por fim, a válvula solenoide é um tipo de válvula elétrica que controla a passagem de um fluido. Isso é possível devido ao solenoide (um tipo de bobina elétrica) que permite operar o mecanismo de vedação da válvula de maneira automática.

Funciona da seguinte forma: quando a corrente elétrica é aplicada ao solenoide, ele gera um campo magnético que atrai o núcleo metálico para dentro da bobina, abrindo a válvula. 

Por outro lado, quando a corrente cessa, o núcleo volta à sua posição original fechando a válvula. 

Esse tipo de válvula figura entre as válvulas automatizadas mais utilizadas dentro da indústria, contribuindo para o funcionamento de sistemas de controle de fluidos, como ar comprimido, água, gás e óleo, e são comuns em aplicações industriais, automotivas, de automação de edifícios e de equipamentos domésticos.

Confira alguns Modelos de Válvulas Solenoides:

Todos estes 5 casos, que listamos no artigo de hoje, são provas bastante contundentes que a automação industrial pode contribuir e muito para os processos de uma empresa. 

Mostrando ainda que a automação está presente em pequenos detalhes, mas que fazem toda diferença para uma execução precisa e de muita qualidade.

Deixe um comentário