Mapeamento de Processos Industriais: O que é e como fazer

Imagine a rotina diária de uma grande indústria. São dezenas e, até mesmo, centenas de processos que ocorrem simultaneamente e que juntos são responsáveis por garantir a manutenção e o funcionamento de uma empresa.

Entender mais sobre esses processos é uma prática que pode te ajudar a ter muito mais controle sobre o seu negócio. Porém, isso precisa ser feito de uma maneira estruturada, caso contrário, a chance de se perder durante esse aprendizado é muito grande.

Por outro lado, negligenciar esse conhecimento pode trazer vários problemas que vão impactar não apenas na rotina de uma empresa mas, também, vão gerar um grande impacto na sua gestão de negócios.

É fundamental que o gestor tenha plena ciência das tarefas, etapas e recursos necessários para garantir que a sua empresa trabalhe com a sua máxima eficiência.

E uma das ferramentas que pode ser aplicada para efetivar esse controle é o mapeamento de processos industriais.

No artigo de hoje você vai entender mais sobre o que, quais são as grandes vantagens dessa ferramenta e como você pode aplicá-la dentro do seu negócio. Seja ele de pequeno, médio ou grande porte.

Acompanhe-me nesta leitura para saber mais.

O que é a Ferramenta de Mapeamento de Processos Industriais

O mapeamento de processos industriais é uma ferramenta que permite ao gestor entender como funciona o passo a passo de cada uma das atividades necessárias para que o seu produto chegue ao cliente.

Assim ele vai ter um entendimento sobre quais os recursos necessários para cada um dos seus processos e como ele pode usar essas informações para otimizar e desenvolver ainda mais o seu negócio.

A Importância do Mapeamento de Processos Industriais.

Olhando de fora o dia a dia de uma indústria pode até parecer algo relativamente simples. Basicamente ela precisa adquirir os insumos para produzir, iniciar o processo de transformação desses insumos para produzir o seu produto, embalar, quando ele está finalizado, empacotar e distribuir para o mercado.

Porém, para que esse ciclo possa ocorrer da maneira como deve ocorrer, é preciso que todos os processos ligados a cada uma dessas etapas estejam muito bem alinhados.

E quando olhamos para esses processos fica fácil notar que ali existe uma certa complexidade. Afinal de contas, são muitos os passos envolvidos em cada um desses processos. 

Isso sem contar as atividades que ocorrem paralelamente e que, apesar de não estarem diretamente ligadas com a produção em si, são indispensáveis para as atividades produtivas. Tais como contabilidade, setor de compras, rh e muito mais.

Perceber essa importância é muito simples, basta que você pegue uma folha de papel e tente escrever quais são as etapas envolvidas desde a aquisição de um produto até a sua saída para distribuição.

É bem provável que você precise de muito mais do que uma ou algumas folhas para preencher tudo que deve ser preenchido.

Por conta desses e outros motivos que se faz necessário a implementação de ferramentas para gestão desses processos. 

Quais os Benefícios gerados pelo Mapeamento de Processos Industriais

Olhando para o texto acima já conseguimos sugerir várias vantagens e benefícios que a ferramenta de mapeamento de processos industriais pode gerar para a gestão de uma empresa. 

Sendo elas:

  • Identificar gargalos;
  • Otimizar processos;
  • Reduzir custos e desperdícios;
  • Facilitar a tomada de decisões;
  • Eliminar processos desnecessários;
  • Organizar e gerir o fluxo de atividades;
  • Medir e avaliar o desempenho;
  • Aumentar a satisfação do cliente;
  • Melhorar a produtividade e gerar mais receita.

Abrir mão de todos esses benefícios não parece ser uma boa ideia, não é mesmo? E agora que você já sabe disso, é importante que você também saiba que também pode ser aplicada no seu negócio e vamos te mostrar como.

Como aplicar a Ferramenta de Mapeamento de Processos Industriais

Existem 8 etapas que envolvem a aplicação do mapeamento de processos industriais e aqui vamos explicar um pouco sobre cada uma delas.

1ª Identificação dos processos

O primeiro passo é fazer uma análise minuciosa de todos os processos que a sua empresa possui. Mas antes, é necessário entender o que é um processo industrial.

E quando falamos em processo industrial, estamos nos referindo a um processo onde o produto passa por uma série de transformações, por meio do uso dos recursos da empresa, até finalmente alcançar o seu estágio final.

O importante, nesta etapa, é já começar de forma organizada. Portanto, a dica aqui é separar muito bem os processos de acordo com os setores envolvidos, pessoas, e quaisquer outras classificações que sejam relevantes para o seu processo.

2ª Definição dos Objetivos

Pronto, você identificou todos os setores da sua empresa. O próximo passo é definir quais são os objetivos de cada um deles.

E para te guiar nesse processo, existem duas perguntas que devem ser respondidas.:

  • Por que esse processo é indispensável para a minha empresa?
  • Qual o passo a passo deste processo?

3ª Definir o nível de detalhamento dos processos

Sabendo quais são os processos e quais os objetivos cada um deles deve alcançar, chegou a hora de escolher como será apresentado o mapeamento. Em outras palavras, qual metodologia será utilizada para desenhar o mapa de processos.

O segundo ponto desta etapa é entender o nível de detalhamento que cada processo vai demandar.

Ele será mais detalhado? Menos detalhado? Haverá diferenciação entre o detalhamento? Essa diferenciação vai ocorrer devido a sua complexidade ou a sua importância?

Ter consciência sobre esses pontos é possível quando você é capaz de responder a duas perguntas:

  • Qual o meu ponto de partida (matéria- prima) desta etapa?
  • Quais são as saídas ao fim do processo?

4ª Validação do mapeamento

Nessa etapa, o objetivo é analisar todo o mapeamento que já foi construído e verificar se ele realmente atende aos requisitos de entrada e saída de cada um desses processos.

5ª Avaliação dos processos e identificação de falhas

Bom, nesse ponto você já avaliou os processos e já tem ciência de tudo aquilo que está funcionando muito bem e, é claro, de tudo aquilo que não está atingindo as expectativas.

Portanto, essa é a melhor hora de propor melhorias que vão ajudar a melhorar a performance dos processos onde você encontrou gargalos, inconformidades e outros tipos de problemas.

Além disso, é muito bem possível melhorar o que já está funcionando e otimizar ainda mais esse processo. Afinal, é esse tipo de poder e controle que você adquire quando tem plena ciência dos seus processos.

6ª Propostas de modificação

Não basta apenas identificar quais são os problemas da sua empresa. É necessário agir, mas antes de colocar a mão na massa você precisa identificar quais são as melhores e mais assertivas maneiras de melhorar os seus processos e corrigir esses problemas.

7ª Implementação

Finalmente chegamos a um ponto onde o mapeamento de processos já está pronto. Aqui você já sabe quais mudanças precisam ser feitas e onde. 

8ª Monitoramento

A última etapa não poderia ser diferente. Afinal de contas, estamos falando de uma ferramenta de planejamento e controle. É preciso entender se o que foi desenhado está de fato contribuindo para a melhoria dos resultados da sua empresa.

Além do que, processos podem mudar, novos produtos surgirem e outras mudanças que vão exigir uma readaptação e, até mesmo, o desenho de um novo mapa de processos.

O importante é que você saiba que independente disso, os benefícios definitivamente justificam esse trabalho e que não existe nada melhor do que você ter o pleno controle sobre as atividades da sua indústria.

Deixe um comentário