O que é Vapor à Vácuo e para o que ele serve

Atualmente na indústria, o vapor é um recurso extremamente valioso. E isso não se deve pela sua escassez ou pelo seu alto valor de mercado. Até mesmo porque, a água é um recurso bastante abundante e de baixo valor de aquisição.

O que torna o vapor tão importante e valioso dentro da indústria é a sua usabilidade. Sendo um recurso de fácil acesso e que pode ser empregado em diversas atividades industriais.

Mas para atender às expectativas, que nele são empregadas, é muito importante que a água esteja nas condições ideais de uso que a sua aplicação requer. 

É exatamente isso que estamos falando. Não basta apenas aquecer a água até que ela atinja o seu ponto de ebulição e se transforme em vapor e ponto final. Vão existir diferentes tipos de vapor, onde a pressão e a temperatura são fatores chave que vão diferenciar cada um deles.

E para quem pretende utilizar o vapor em sua indústria, saber disso é fundamental pois cada tipo de vapor possui propriedades e características diferentes e que vão funcionar melhor ou pior nos diferentes tipos de aplicação.

Hoje nós vamos entender um pouco mais sobre o vapor a vácuo, para o que ele serve e quais são as suas principais vantagens. 

Portanto, se você quiser saber mais sobre o vapor a vácuo e suas aplicações é só nos acompanhar nesta leitura.

O que é Vapor a Vácuo

O vapor à vácuo é um termo derivado para o vapor saturado que se encontra em uma temperatura abaixo dos 100º. 

Para que isso ocorra a água precisa ser aquecida até o ponto de ebulição, 100º, e , em seguida, ela será vaporizada por intermédio do calor latente.

Caso o vapor continue sendo aquecido a uma temperatura maior do que a do ponto de saturação, ele então se transformará em vapor superaquecido.

Mas caso isso não ocorra, é possível manter essas partículas de vapor mesmo em temperaturas abaixo dos 100º. Evitando que o volume todo se condense.

Para que isso ocorra é necessário que o volume de vapor saturado esteja sob pressão abaixo da atmosfera natural. 

Onde, em um primeiro momento, o vapor a vácuo é gerado sob fortes pressões, e, depois disso, essa pressão é retirada com ajuda de equipamentos como válvulas de alívio, por exemplo.

Retirada a pressão, o volume de água permanece na forma de vapor, mesmo a uma temperatura de 65º celsius, por exemplo.

Vantagens do Vapor a Vácuo

Embora as diferenças possam parecer sutis, é importante que a gente saiba que cada um dos tipos de vapor vão atender a diferentes necessidades. Portanto, essa diferenciação não está apenas no nome, na temperatura ou na pressão. 

E conseguimos avaliar melhor as questões que envolvem a aplicabilidade desse recurso, quando analisamos quais são as suas características e vantagens que cada um deles possui.

Agora, para entender um pouco mais sobre esse cenário, vamos entender um pouco sobre os dois principais tipos de vapor e, sabendo quais são suas vantagens e onde eles são utilizados.

Vapor Superaquecido

Como já dissemos, o vapor atinge o estágio de vapor superaquecido quando o mesmo continua a ser aquecido a temperaturas que excedem os 100º celcius. Após isso quando em contato com o ambiente, o vapor dificilmente irá se condensar, mesmo que a sua temperatura baixe.

Ele possui uma densidade menor do que a do vapor saturado, além do fato de armazenar mais calor à mesma pressão.

Esse tipo de vapor é ideal para aplicações que envolvam o funcionamento de turbinas. Sendo usado, principalmente, em aplicações de propulsão/movimento.

E isso se deve ao fato de que aplicações como essa requerem uma grande potência que poderia ser prejudicado na presença de condensado. O que não acontece no caso do vapor superaquecido que tende a se manter no estado de vapor mesmo com uma relativa queda de sua temperatura.

Além disso, podemos destacar, também, a eficiência térmica que gera uma capacidade de trabalho bastante superior.  

Vapor Saturado/Vapor a vácuo 

Por outro lado, temos o vapor saturado que, embora tenha uma temperatura inferior ao do vapor superaquecido, possui um alto coeficiente de transferência de calor. Muito mais eficiente do que no outro caso.

Seguro, limpo e de baixo custo, o vapor saturado se apresenta como uma excelente fonte de calor e que pode ser aplicado de diversas maneiras. 

É a partir dele que se obtém o vapor a vácuo. O vapor a vácuo possui as mesmas vantagens de aquecimento do que o vapor saturado acima dos 100º. Porém, com a diferença do controle de temperatura, podendo atingir valores inferiores aos 70º, por exemplo, e ainda se manter na forma de vapor.

Precisamos destacar que o vapor a 70º vai ser muito mais eficiente do que se colocássemos água, na sua forma líquida, para tentar aquecer algo, por exemplo.

Isso porque a água quente vai oferecer um aquecimento irregular, uma vez que o calor sensível, transferido para o produto ou equipamento, provoca a queda da temperatura da água com grande facilidade.

Aqui você encontra as melhores soluções em Automação Industrial

Conhecer bem os recursos que você aplica, dentro da sua empresa, é uma excelente prática que permite que você possa usufruí-los ao máximo, aumentando sua eficiência produtiva.

E para usar bem os seus recursos, nada melhor do que ter a garantia de bons equipamentos que vão oferecer qualidade, eficiência e segurança para as atividades do dia a dia industrial.

Aqui na Nepin, você encontra as melhores soluções em automação industrial e que vão te oferecer cada uma dessas vantagens que já citamos acima.

Conheça alguns dos nossos produtos:

E se você tiver alguma dúvida e quiser a nossa ajuda para encontrar a melhor solução para você e a sua empresa, é só entrar em contato com a nossa equipe.

Deixe um comentário