Não é segredo para ninguém que a revolução industrial foi um dos grandes e principais marcos na história da humanidade.
Quer uma prova do que estamos falando?
É só pensar na importância que a indústria passou a ter lá atrás, a partir do início da revolução que teve origem na segunda metade do século XVIII, e olhar para como as coisas funcionam hoje em dia.
Muita coisa mudou durante esse período, é bem verdade, mas podemos afirmar sem sombra de dúvidas que essas mudanças contribuíram para consolidar ainda mais a importância do papel na indústria no mundo todo.
Podemos destacar as melhorias que ocorreram na produtividade, na otimização de processos, na redução de custos, na sustentabilidade e, também, na segurança das atividades.
É sobre esse último, a segurança das atividades, que vamos nos aprofundar no artigo de hoje.
E, não existe uma maneira melhor de falar sobre isso do que mostrar qual foi o impacto que a segurança passou a gerar, conforme o tempo passava e o setor passava por uma profunda evolução.
Para fazer isso de maneira prática e simples, resolvemos listar 5 componentes que tem tudo a ver com esse progresso. Componentes que foram desenvolvidos e hoje são importantíssimos e, talvez, até mesmo imprescindíveis para as atividades industriais que ocorrem nos dias de hoje.
Portanto, se você ficou interessado no assunto e quer saber quais são esses 5 componentes que contribuem para a segurança dos processos industriais, é só nos acompanhar na leitura deste artigo.
Contents
A segurança e a indústria
Talvez você não trabalhe diretamente com a indústria, mas, mesmo assim, é bem provável que já tenha ouvido falar sobre algum acidente envolvendo falhas e uso inadequado de equipamentos.
Em 2021, por exemplo, houve um aumento de aproximadamente 30% dos óbitos, envolvendo alguma atividade trabalhista, quando comparamos com o ano de 2020.
Ao todo, foram registrados mais de 2500 óbitos e mais de 570 mil acidentes em todo o Brasil.
É claro que nem todos os casos ocorreram em virtude de uma atividade industrial mas, se levarmos em conta que, segundo o IBGE, mais de 7,5 milhões trabalham neste setor que é um dos principais geradores de emprego do país, precisamos considerar que o número de acidentes no setor também deve ser alto.
Ainda mais se a gente pensar em todos os riscos que comumente fazem parte do dia a dia operacional.
Mas, uma coisa é certa. Mesmo com a ocorrência desses acidentes, e em uma proporção muito acima do desejado, embora o que a gente queira mesmo é ficar 100% livre deles, o problema já foi muito pior.
A razão é muito clara. Lá atrás, as atividades aconteciam em equipamentos bem menos seguros e em condições bastante precárias.
O fato é que a preocupação com essas questões não era tão grande. Coisa que é muito diferente nos dias de hoje.
Bom…até aí tudo bem. A preocupação de ter mudado é excelente mas, o que mudou na prática?
É aí que entra o objetivo central deste artigo. A seguir vamos falar sobre 5 componentes que foram desenvolvidos para garantir que essa preocupação se revertesse na diminuição dos índices de acidentes.
Vamos conferir quais são eles então.
5 Componentes que dão mais segurança para a indústria
1. Válvula de alívio de pressão
A válvula de alívio de pressão serve para dar uma saída alternativa para a sobrepressão de um sistema.
Do ponto de vista de proteção e segurança, essa ação é fundamental. Uma vez que evita potenciais acidentes que podem ocorrer quando a pressão se torna elevada demais, superando as resistências do sistema.
2. Pressostato
O pressostato é um componente de medição que tem como responsabilidade fornecer proteção para equipamentos ou processos industriais.
Sua função básica é fornecer dados em relação à pressão de equipamentos, máquinas e outros dispositivos.
Para exercer esse papel, ele conta geralmente com os seguintes recursos:
- Sensor: Responsável por monitorar a pressão dos fluidos que passam pelo pressostato. Sua constituição é normalmente formada por um diafragma, pistão, fole ou transmissor;
- Mecanismo de ajuste: Cria ajustes dos setpoints mínimos e máximos para que o pressostato possa exercer o seu papel;
- Uma unidade interruptora: Possui contatos elétricos que são acionados pelo movimento do sensor.
Deste modo, é possível fazer o controle da pressão, além de fornecer proteção de equipamentos contra sobrepressões e subpressões.
3. Termostato
A finalidade de um termostato é medir e regular as variações de temperatura de um processo.
Trata-se de um componente de automação que é imprescindível para manter a segurança de diversos processos industriais, uma vez que a oscilação de temperatura pode prejudicar não só a eficiência mas, também, a qualidade e integridade do processo e dos produtos.
4. Sensores
Os sensores são a cara da automação industrial, possuindo um papel importantíssimo nesse processo. Afinal de contas, eles ajudam a detectar presença, posição, aproximação, distância, entre várias outras informações sobre os itens produzidos.
Deste modo, os sensores podem ser usados em qualquer tipo de aplicação e requisitos, tanto para as aplicações diárias da indústria, como para a aplicação severa em ambientes críticos.
5. Válvula de retenção
As válvulas de retenção servem para guiar o fluxo, direcionando-o por uma única direção dentro do sistema.
Já num segundo momento, as válvulas de retenção evitam que ocorra o fluxo reverso, onde o mesmo fluido retornaria, indo em direção contrária ao que deveria ir.
É por esse segundo motivo que esse tipo de válvula é comumente conhecida como válvula sem retorno ou, também, válvula de sentido único.
Esse tipo de válvula funciona mesmo que não exista ar, eletricidade ou, ainda, que haja uma interferência humana.
Do ponto de vista de segurança e proteção, esse tipo de válvula ajuda a minimizar a incidência de golpes de arite, causado pelo contra fluxo do fluido no sistema.
Esses são apenas alguns exemplos de componentes que podem ajudar na segurança dos seus processos, instalações e, até mesmo, na segurança das pessoas que estão envolvidas nos processos de uma indústria.
E se você está à procura de componentes seguros, eficazes e de extrema qualidade, fique sabendo que aqui na Nepin você vai encontrar essas características e muito mais.
Acesse a nossa aba de produtos e confira soluções para cada um dos componentes que listamos ao longo deste artigo.
E, se estiver com alguma dúvida, é só entrar em contato conosco através do site ou pelo nosso whatsapp. Combinado?