O que é e qual a função do termostato

Certamente você já ouviu falar em um dispositivo que chama termostato. Não é mesmo?

E isso não é para menos, afinal de contas, o termostato é um item importantíssimo não só no contexto industrial. Uma vez que a sua aplicação também está incorporada no contexto social, dentro das casas da grande maioria das pessoas.

Ele é comumente encontrado em aparelhos de ar condicionado, aquários e até mesmo em veículos automotivos. Mas você sabe exatamente para que serve esse componente?

Como o próprio nome já sugere, a sua finalidade está ligada à temperatura. Mais precisamente, o controle dela. 

É ele quem garante que a temperatura seja mantida dentro dos níveis ideais para o funcionamento dos equipamentos, evitando danos ou mau funcionamento.

Mas, é importante destacar que a função do termostato não se limita apenas ao controle de temperatura. 

Esse componente pode ser encontrado em diversos tipos e modelos, cada um com funções específicas e adaptados para diferentes situações.

E se você quer saber mais sobre o termostato, entender melhor a sua função, funcionamento e muito mais, você precisa nos acompanhar nesta leitura. Combinado?

O que é um Termostato e qual a sua função

O termostato é um dispositivo cuja principal finalidade é medir e regular as variações de temperatura de um certo processo.

Ele cumpre esse papel para que a temperatura permaneça dentro dos limites programados e determinados para cada tipo de processo. 

Ainda não ficou claro?

Vamos trazer isso para uma realidade mais concreta e fácil de entender. Imagine uma geladeira, por exemplo.

Para manter os os alimentos refrigerados ela precisa manter a sua temperatura em uma certa faixa, não é mesmo?

Ou seja, ela não pode exceder essa faixa de temperatura nem para baixo e nem para cima. Não podendo resfriar demais e nem de menos.

É nesse contexto que se faz necessário o uso do termostato, com a sua capacidade de regular essa temperatura a fim de mantê-la dentro dos limites pré estabelecidos.

E com essa explicação já fica mais do que claro a sua função, certo? Mas, tirando essa capacidade de resfriar uma geladeira, será que existe algum outro motivo que justifique o uso do termostato?

É claro que sim. Não só um como varios e vamos citar alguns deles a seguir:

Os termostatos são importantes pois:

  • Evitam danos aos equipamentos: O termostato é fundamental para evitar que os equipamentos e dispositivos que dependem da temperatura correta para funcionar, sejam danificados devido a variações excessivas na temperatura.
  • Geram economia de energia: Com o termostato, é possível manter a temperatura constante, o que resulta em economia de energia, uma vez que o sistema não precisará trabalhar mais do que o necessário para manter a temperatura desejada.
  • Contribuem com o conforto térmico: Em sistemas de climatização, o termostato é essencial para garantir o conforto térmico dos usuários, mantendo a temperatura dentro dos níveis ideais.
  • Promovem segurança: Em ambientes onde a temperatura pode representar um risco, como em câmaras frigoríficas ou em equipamentos de aquecimento, o termostato é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores.
  • Tem um importante papel na automatização: O termostato é um componente importante para a automação de processos industriais, permitindo que a temperatura seja controlada de forma precisa e constante, sem a necessidade de intervenção humana constante.

Com tantas vantagens no uso desse dispositivo, não restam dúvidas sobre a sua importância. Mas, além de geladeiras, onde mais ele é utilizado? 

É o que vamos descobrir no tópico a seguir. 

Quais são as aplicações de um Termostato

Não precisamos ir muito longe para imaginar que tipo de equipamento pode usufruir do que o termostato tem para oferecer. Além dos que já citamos no início desse texto, podemos dar ainda outros exemplos como:

Sistemas de aquecimento: o termostato é comumente utilizado para controlar a temperatura em sistemas de aquecimento, como aquecedores de água, caldeiras e radiadores.

Ar-condicionado: o termostato é também muito utilizado em sistemas de ar-condicionado, para controlar a temperatura ambiente em locais comerciais e residenciais.

Processos industriais: em processos industriais, o termostato é frequentemente utilizado para controlar a temperatura de fornos, estufas, equipamentos de soldagem e outros processos que envolvem altas temperaturas.

Aquários: o termostato é utilizado em aquários para manter a temperatura da água em um nível adequado para os peixes e outros organismos aquáticos.

Estufas: em estufas, o termostato é utilizado para controlar a temperatura e a umidade do ar, garantindo que as plantas cresçam em condições ideais.

Sistemas de refrigeração: o termostato é utilizado para controlar a temperatura em sistemas de refrigeração, como geladeiras e freezers.

Piscinas: em piscinas, o termostato é utilizado para manter a temperatura da água em um nível confortável para os banhistas.

Incubadoras: o termostato é utilizado para controlar a temperatura em incubadoras, que são utilizadas para chocar ovos de aves, répteis e outros animais.

Sistemas de aquecimento solar: em sistemas de aquecimento solar, o termostato é utilizado para controlar a temperatura do fluido que circula no sistema.

Como funciona o Termostato

O termostato é composto por duas partes básicas, sendo elas o sensor e o regulador.

Caberá ao sensor detectar as oscilações de temperatura que podem ocorrer para mais ou para menos.

Ao perceber que essa temperatura está fora dos padrões, o sensor envia um sinal para a outra parte do termostato, o regulador.

Partindo desse sinal, o regulador tomará medidas a fim de trazer essa temperatura para dentro dos conformes.

Vamos voltar no exemplo da geladeira. Uma maneira muito comum de alterarmos a sua temperatura interna é manter a sua porta aberta.

Nesse caso é evidente que o calor, do ambiente externo, irá influenciar na temperatura de dentro da geladeira.

O sensor, ao perceber que a temperatura se eleva em um patamar acima do desejado, envia um sinal para a unidade reguladora, acionando com isso o compressor.

Esse compressor fará o que estiver ao seu alcance para manter a temperatura da geladeira nos níveis desejados, nesse caso, irá tentar resfriar ainda mais o ambiente interno para manter a temperatura equilibrada.

Portanto, as etapas do funcionamento de um termostato são:

Monitoramento da temperatura: O termostato é equipado com um sensor que monitora a temperatura do ambiente ou do sistema em que ele está instalado.

Comparação da temperatura com o valor definido: O termostato compara a temperatura monitorada com um valor definido pelo usuário, chamado de ponto de ajuste. Esse ponto de ajuste representa a temperatura desejada para o ambiente ou sistema.

Acionamento do dispositivo de controle: Quando a temperatura monitorada ultrapassa o ponto de ajuste, o termostato aciona o dispositivo de controle. Esse dispositivo pode ser um relé, uma válvula solenoide, uma resistência elétrica ou qualquer outro dispositivo que possa controlar a temperatura do ambiente ou sistema.

Controle da temperatura: O dispositivo de controle é acionado para aumentar ou diminuir a temperatura do ambiente ou sistema, de acordo com o que é necessário para manter a temperatura dentro dos limites desejados.

Retroalimentação: O termostato continua monitorando a temperatura e comparando-a com o ponto de ajuste, ajustando o dispositivo de controle conforme necessário para manter a temperatura estável e constante.

Quais são os tipos de Termostato

É possível encontrar diferentes tipos de termostatos. O que vai definir qual tipo será incorporado no equipamento será a aplicação do mesmo.

Isso levará em conta os limites de temperatura de trabalho e as condições de uso do componente dentro do sistema de aquecimento ou resfriamento.

Desse modo, os principais tipos de termostato são:

Termostato Bimetálico

Nesse caso, haverão duas chapas metálicas, de diferentes materiais. Que são fundidas, normalmente, com aço, ferro ou cobre.

Por se tratarem de chapas de diferentes materiais, o coeficiente de dilatação de cada uma delas também é diferente. O resultado disso é que, quando as temperaturas estão dentro dos padrões, as placas permanecem como estão, liberando o fluxo de corrente elétrica no circuito.

Entretanto, quando as temperaturas excedem, o material começa a dilatar, resultando na curvatura das placas e, consequentemente, no impedimento da passagem de corrente até que as temperaturas voltem à normalidade.

Termostato Digital

Os termostatos digitais contam com sensores eletrônicos. Exemplos disso são os termistores e os termopares.

No caso dos termistores, haverá uma variação da resistência elétrica, a depender da temperatura do sistema. Desse modo, o termistor poderá determinar a temperatura do ambiente.

Já os termopares são formados a partir de dois filamentos metálicos de diferentes materiais. 

Nesse caso, a medição da temperatura é possível a partir da mudança do potencial elétrico, registrado nas duas pontas dos filamentos.

Soluções da Danfoss em Termostatos

Nesse ponto, já ficou mais do que evidente a amplitude de aplicações que os termostatos possuem no dia a dia de empresas e pessoas.

Não só isso, mas também se faz necessário investir em componentes de qualidade, capazes de cumprir o seu papel com grande eficiência.

E, pensando em cada um desses detalhes que a Danfoss desenvolveu uma série de termostatos eletrônicos a fim de melhor atendê-lo.

É possível encontrar essas soluções conosco, aqui da Nepin. Acesse o nosso portfólio de produtos e confira as nossas opções em termostatos.

Deixe um comentário