Quais são os Principais tipos de Válvulas de Alívio de pressão

O uso de dispositivos que oferecem segurança para os processos industriais são simplesmente obrigatórios em indústrias, independente dos seus tamanhos.

E devido a essa alta requisição, esses dispositivos são altamente visados, e o mercado os oferecem de acordo com as suas necessidades, ou seja, possuem diferentes tipos.

Entre esses dispositivos, podemos citar a válvula de alívio, que é um tipo de válvula reguladora de pressão.

As válvulas de alívio de pressão são bastante requisitadas nas indústrias e têm um importante papel nos processos, principalmente naqueles que tendem a ter sobrepressão, desempenhando a função de válvula de proteção.

Como o seu nome já diz, a válvula de alívio tem o papel de regular um sistema, isto é, limita a pressão de trabalho em uma faixa específica, ajustada de acordo com as necessidades do projeto.

Em sistemas hidráulicos, essa válvula é essencial, visto que caso ocorra aumento de pressão, o motor hidráulico e bomba hidráulica podem ser danificados ou até mesmo uma mangueira que faz a ligação entre as etapas dos processos.

Assim, ela se faz presente em empresas de gás e energia, empresas de químico e refino, petroquímicas, entre outros.

Além disso, ela pode não exercer a sua função de modo notável se posicionada na horizontal ou outras que sejam diferentes da posição vertical.

Deu pra perceber que a válvula de alívio de pressão apresenta um grande benefício, né?

E já que diferentes tipos dessas válvulas, é mais do que necessário conhecer os seus diferentes tipos, seja para ficar informado ou seja para adquiri-la.

Então, se você tem interesse nos principais tipos de válvula de alívio de pressão, continue lendo este texto.

Quais são os Principais tipos de Válvulas de Alívio de pressão

As válvulas de alívio de pressão se diferem através das características físicas, as quais implicam em diferentes aplicações das mesmas.

De modo básico, o funcionamento dessas válvulas se baseará em um assento que agirá contra um fluido, o qual deve vencer a força aplicada a esse assento.

Caso a força seja vencida, o fluido passará e sairá pelo corpo da válvula.

Assim, há maneiras de controlar a força aplicada requerida na válvula, para que ocorra a regulagem de pressão do sistema.

As partes da válvula não foram especificadas, nessa explicação, porque variam de acordo com os tipos de válvula, as quais serão apresentadas abaixo.

Com mola convencional

É composta, geralmente, por um disco ou bico, uma mola, uma entrada e uma saída de válvula, e uma carcaça com uma espécie de tampa.

Essa tampa possui um parafuso de ajuste de contrapressão e está conectado à mola.

A mola, por sua vez, está conectada ao bico, que interrompe ou cessa a passagem de fluido que há de entrar e sair pela válvula.

Assim, ao fechar o parafuso de ajuste, de acordo com a sua necessidade, a mola aplica uma força maior ao bico  devido a sua compressão e, portanto, é necessária uma pressão maior do fluido da linha para vencer a mola.

Assim, é realizado o controle de pressão da linha.

Com o aumento de pressão da linha, aumenta a compressão da mola e sua contrapressão aumenta consideravelmente, aumentando também a perda de carga e a força de fluxo.

Uma geometria especial na parte inferior do prato da mola ajuda a aproveitar as forças de impulso de fluxo volumétrico que sai pelo cone para aumentar a força da mola e proporciona força de fluxo para fechar o cone.

Este tipo de válvula de alívio é básica e foi desenvolvida para atender às necessidades de sistemas simples, no entanto, não quer dizer que seja menos segura.

Com mola balanceada

Esse tipo de válvula tem a função de proteger, do fluido, algumas das suas partes, como a mola, o guia e o castelo e reduz o efeito da contrapressão.

Visto à proteção dos componentes da válvula, ela é utilizada para serviços com fluidos impuros (sujos) ou corrosivos

O disco tem área de pressão efetiva igual à área da sede do disco.

Além disso, o “capô” ou tampa da válvula é ventilado para sinalizar caso haja vazamento, além de servir como segurança de que a área de pressão do fole esteja com a mesma pressão que a atmosférica.

É utilizada, principalmente, quando a contrapressão sobreposta é variável.

Operada por piloto

Possui uma linha com uma válvula de alívio extra, isto é, uma válvula de alívio piloto que ajudará a manter a pressão ajustada do corpo principal.

Isso faz com que a força de assentamento aumente de acordo com o aumento da pressão do processo em torno da faixa de ajuste.

A válvula piloto é o elemento de medição do sistema.

As Melhores Válvulas é só na Nepin

As válvulas de alívio de pressão são muito úteis uma vez que cumprem um importante papel na qualidade dos processos e, também, do ponto de vista de segurança, é claro.

Mas, elas não são as únicas válvulas que se fazem presentes em sistemas de pressão. Existem diversos tipos de válvulas como as válvulas reguladoras de pressão, válvulas de segurança, válvulas de retenção e mais.

E, para todas elas, o que vai garantir o bom funcionamento dos processos é a qualidade que ela possui. Qualidade que está presente no seu material, montagem e acabamento.

Um conjunto de características que você vai encontrar, caso adquira alguns dos produtos aqui na Nepin. 

Confira algumas das nossas soluções em válvulas que temos por aqui:

E se você está com dificuldade para encontrar o que você precisa, é só entrar em contato através aqui do site, ou pelo ícone do Whatsapp, que a nossa equipe vai te ajudar para que você saia do nosso site com as melhores opções do mercado.

Deixe um comentário