Sistema Hidráulico: O que é e como funciona

Sistemas hidráulicos são muito comuns dentro do ambiente industrial. E isso acontece porque eles possuem uma variedade muito grande de aplicações úteis para o andamento dos processos.

Além disso, estamos falando de um elemento fundamental, uma vez que ele é responsável por gerar energia através de fluidos sob pressão. Essa energia garante o funcionamento de diversos procedimentos.

Tudo isso de maneira bastante segura e eficaz. Afinal de contas, sistemas hidráulicos não geram faíscas e tem um funcionamento bastante simples. Mesmo assim eles são de grande utilidade.

Só que esses são apenas alguns benefícios desse tipo de sistema. E para te esclarecer mais sobre eles e te falar um pouco mais sobre como eles funcionam, eu te convido a me acompanhar nesta leitura.

Confira o que é um sistema hidráulico e como ele funciona agora mesmo.

O que é um Sistema Hidráulico

Sistemas hidráulicos são sistemas que utilizam fluidos líquidos para gerar energia dentro da indústria. Energia que é utilizada para realizar várias atividades que requerem uma alta densidade de potência.

Em outras palavras, quando o assunto é força, esses sistemas são os principais responsáveis em dar conta do recado, sendo o principal meio para movimentar médias e grandes máquinas no setor produtivo de uma indústria.

Além disso, podemos encontrar esse tipo de sistema sendo aplicado em veículos, elevadores e, até mesmo, aeronaves.

Daí já conseguimos notar que estamos falando de um sistema seguro e estável. Uma vez que suas atividades requerem esse tipo de comportamento. 

E para gerar a energia, capaz de movimentar essas máquinas e veículos,  é necessário que os fluidos, como a água e o óleo, por exemplo, sejam pressurizados. Esse processo garante a energia necessária para a realização dos processos. 

Agora, para fazer tudo isso, os sistemas hidráulicos contam com uma série de componentes. Conheça cada um deles para entender como funciona esse sistema.

Como Funciona um Sistema Hidráulico

Reservatório

O reservatório é o componente que cumprirá a função de reter e armazenar o fluido que é utilizado em um sistema hidráulico.

Além disso, esse componente ainda facilita a limpeza e a manutenção do armazenado que, em funcionamento, é extraído do tanque e que retorna para esse mesmo reservatório após cumprir o seu papel.

Motor

O motor nada mais é do que uma peça que funciona a partir da eletricidade. Ele será o grande responsável por acionar a bomba para iniciar os processos dentro de um sistema hidráulico.

Bomba

A bomba é o componente que cumprirá a tarefa de transformar toda a energia mecânica em energia hidráulica. O que só é possível através do movimento do fluido dentro do sistema.

E quando falamos sobre bombas presentes em sistemas hidráulicos, precisamos ressaltar que vão existir vários tipos delas. Além de peças como engrenagem, palheta e pistão.

Sendo que, todas as diferenças, em relação aos tipos, vão existir em função das diferentes aplicações. Porém, seja qual for a aplicação e o tipo de bomba requerida, todas elas vão cumprir a mesma tarefa. 

Válvulas

As válvulas presentes em um sistema hidráulico vão cumprir o papel de abrir, parar e direcionar o fluxo de fluidos do sistema. E elas vão ter essa funcionalidade para que haja o controle da pressão máxima ali dentro.

Sendo, portanto, um dispositivo muito importante no que se refere à segurança e controle do processo.

Atuadores

Por fim, existem os atuadores que completam a lista dos componentes mais importantes dentro de um sistema hidráulico.

São eles os responsáveis por fazer a conversão do fluido, energia hidráulica, em energia mecânica e isso é feito através de um cilindro hidráulico que vai converter a energia gerada por ele em movimento e trabalho.

Os melhores componentes em automação você encontra na Nepin

Independente de qual for o tipo de sistema que a sua empresa precise para cumprir suas atividades no dia a dia, é muito importante promover rotinas de inspeção e manutenção de máquinas, equipamentos e componentes. 

Caso contrário, de nada adiantaria montar um sistema de ponta se o mesmo trabalhar em condições precárias e sem os devidos cuidados, indispensáveis para a sua longevidade .

O que não diminui em nada o fato de que os sistemas da sua empresa precisam ser bem montados, com componentes de qualidade, a fim de garantir a sua eficiência e segurança. 

Essa relação entre qualidade do sistema e preservação do patrimônio vai contribuir e muito para os resultados da sua empresa.

Agora, se você ainda não sabe, nós da Nepin somos referência quando o assunto é qualidade. 

Somos um grande parceiro da Danfoss e, assim como ela, prezamos pela experiência do nosso cliente e é por isso que procuramos oferecer as melhores soluções em automação.

Conheça alguns produtos do nosso portfólio:

E na dúvida você já sabe, é só entrar em contato que um dos nossos colaboradores vai te ajudar a encontrar o que você precisa para impulsionar os resultados da sua empresa.

Deixe um comentário