O que são Vasos de pressão e como eles são classificados

A pressão é um elemento bastante presente dentro da indústria, sendo resultado de diversos tipos de aplicações. Por esse motivo, é muito comum a presença de vasos de pressão que, nada mais são, do que reservatórios destinados a isolar o ambiente interno, regulando o nível de pressão ali dentro.

E isso vai ser uma necessidade quando essa pressão for diferente da que existe no ambiente externo. 

O que você talvez ainda não saiba é que, muito provavelmente, você tem, dentro de sua casa, um vaso de pressão. 

É isso mesmo, dentro da sua casa existe um equipamento responsável por regular a pressão interna, que, por sinal, é bem diferente da pressão ambiente.

A menos que você tenha uma certa aversão a cozinha, ou não seja muito chegado em cozinhar e, por conta disso, não tenha investido muito dinheiro em equipamentos culinários.

Estamos falando da panela de pressão. Um item extremamente comum e que também é classificado como um vaso de pressão.

E a razão desse exemplo é muito simples. Primeiro ela te ajuda a entender o que são vasos de pressão e, segundo, ela também determina que um vaso de pressão não necessariamente é um grande reservatório. Certo?

Mas isso foi apenas uma introdução. No decorrer deste artigo vamos te explicar o que são vasos de pressão e como eles são classificados. Acompanhe-me nesta leitura.

O que são vasos de pressão

Vasos de pressão são reservatórios de diferentes dimensões e com diversas finalidades. Eles são imprescindíveis em muitas atividades industriais que fazem uso de fluidos e gases durante a operação.

E, como você já deve imaginar, é muito importante que eles sejam muito bem projetados, sendo capazes de tolerar a pressão que é exercida no seu interior.

Só que isso não é à toa. Vamos recorrer ao exemplo dado na introdução, a panela de pressão. 

Não é tão incomum ouvir relatos de explosões que ocorreram no uso deste vaso, não é mesmo? Provavelmente você mesmo já ouviu falar de algum acidente envolvendo esse equipamento.

Agora, perceba a gravidade do problema. Estamos falando de um item consideravelmente pequeno e que, mesmo assim, oferece riscos capazes de promover um acidente fatal.

Se isso já é ruim, imagine um acidente envolvendo um reservatório industrial. Cujo tamanho é bem maior e que pode oferecer riscos em uma escala muito elevada.

É claro que nos dias de hoje, esses riscos são bastante mitigados com a aplicação de vários recursos como válvulas de alívio de pressão, pressostatos e outros elementos responsáveis por fiscalizar e controlar o nível de pressão de um sistema.

Além disso, existe uma norma específica, dentro da indústria, que trata do uso dos vasos de pressão. Para as empresas que se enquadram dentro desta norma, é estabelecido uma série de medidas que precisam ser cumpridas.

Tudo isso a fim de elevar o nível de segurança das plantas. O que é uma justificativa mais do que válida.

Como são Classificados os Vasos de Pressão

Os vasos de pressão possuem diferentes classificações que são estabelecidas segundo a NR 13. Norma reguladora governamental que impõe boas práticas no uso de caldeiras, vasos de pressão, tanques metálicos de armazenamento e tubulações.

Para efetuar essa classificação se leva em conta a criticidade da atividade, o tipo de fluido e cálculo da P.V. (pressão por volume).

De modo que chegamos aos seguintes tipos de vasos de pressão:

  • Vasos não sujeitos a chama;
  • Vasos de acumulação e armazenamento;
  • Torres de destilação, podendo ser fracionadoras, retificadoras e absorvedoras;
  • Reatores;
  • Esferas de armazenamento de gases;
  • Permutadores de calor.

Além disso, existe uma outra classificação que se refere à capacidade de suportar a pressão interna. 

Para essa classificação, encontramos os seguintes tipos de vasos de pressão:

  • Vasos atmosféricos, quando a pressão interna é a mesma da externa;
  • Vasos de baixa pressão, quando não existe muita diferença entre a pressão interna e a externa;
  • Vasos de alta pressão, quando se exige maior concentração dos fluídos e gases dentro dos vasos, em diferenças mais acentuadas entre as pressões interna e externa.

Soluções da Nepin para o aumento de segurança em vasos de pressão

Vasos de pressão, apesar de serem muito importantes, requerem um grande nível de atenção. 

Afinal de contas, acidentes envolvendo estes equipamentos podem resultar em grandes estragos, danificando máquinas, equipamentos e, também, a estrutura do local.

Como se só isso não bastasse, problemas assim ainda colocam em risco a integridade dos operadores e de quem estiver nas imediações. 

Portanto, todas as medidas que promovam um aumento de segurança são muito bem vindas.

E, aqui na Nepin, você pode encontrar muitos componentes que podem te ajudar nesse sentido. Conheça alguns dos nosso produtos que vão te ajudar com isso:

Mas se você tiver alguma dúvida sobre os nossos produtos, ou ainda não encontrou o que procurava, é só entrar em contato que a nossa equipe vai te ajudar, combinado?

Deixe um comentário