Para que os sistemas de refrigeração possam funcionar de maneira adequada, é fundamental que alguns requisitos sejam cumpridos. E um desses requisitos, e talvez um dos mais importantes, é a aplicação do fluido refrigerante.
É através desse elemento que é retirado o calor do ambiente, permitindo o resfriamento e o controle da temperatura.
Papel que é extremamente importante para uma série de atividades, industriais, comerciais e sociais.
Outro ponto importante, que vale a pena ressaltar, é que os fluidos refrigerantes não servem apenas para produção e conservação de produtos. Eles também estão presentes na climatização de ambientes.
A questão é que não existe apenas um tipo de fluido. E saber bem qual deles utilizar é fator determinante para o bom andamento das atividades.
É sobre isso e também pra te ajudar a entender melhor o que são os fluidos refrigerantes que vamos te orientar neste artigo. Então, se você ficou interessado, e quer se aprofundar um pouco mais nesse universo incrível que é a refrigeração, é só me acompanhar nesta leitura.
Contents
O que são fluidos refrigerantes
Fluidos refrigerantes são componentes químicos responsáveis por absorver o calor do ambiente, como já dissemos acima. Transportando esse calor absorvido pelo sistema, até as saídas de ar da condensadora.
Sendo que, a grande maioria dos fluidos disponíveis hoje no mercado são formados a partir de uma síntese química. Ou seja, eles já são produzidos com a intenção de atender a necessidades específicas e mais econômicas do que seria se fosse utilizado a substância natural.
Só que alguns desses elementos possuem um efeito negativo para a camada de ozônio, o que faz deles danosos para o meio ambiente.
Esse é um ponto muito importante a se considerar na hora de escolher o fluido ideal para a aplicação que você precisa. Mas ele não é o único.
Além do impacto ambiental, também é preciso considerar outras questões como:
- Aplicabilidade
- Segurança
- e Desempenho Energético
E esses dois últimos devem ser analisados com cuidado.
Em um primeiro momento, porque a segurança para sistemas de refrigeração ainda é um assunto um tanto quanto delicado. Isso porque, um dos elementos mais utilizados para esse processo possui uma toxicidade relativamente alta.
E o que torna isso ainda pior é que os vazamentos deste elemento são mais comuns do que deveriam. Estamos falando da amônia e vamos mencionar mais tarde, quando estivermos falando dos tipos de fluidos utilizados.
Por outro lado, temos a questão do desempenho energético. Esse é um outro ponto que pode gerar um pouco de dor de cabeça em todo mundo. Seja na indústria, comércio ou até dentro das casas.
A razão é muito simples. Quanto menor for a eficiência energética do fluido, maior será o consumo de energia. Que por sinal já não é nada barata.
E quando falamos do ponto de vista industrial e comercial, isso vai impactar e muito nos resultados da empresa. Portanto, a escolha do fluido é uma etapa importantíssima em qualquer projeto de refrigeração.
Quais são os principais tipos de fluidos refrigerantes
Os fluidos refrigerantes podem ser de duas formas diferentes, naturais ou sintéticos.
E se de um lado temos elementos que possuem pouquíssimo impacto ambiental, mas que não foram necessariamente projetados para atuarem como refrigerantes.
Do outro temos elementos que possuem um efeito consideravelmente negativo no ambiente, mas tem uma efetividade maior no que se refere a refrigeração.
Porém, essa não é a única variação apresentada por esses elementos. E existem diferentes tipos disponíveis no mercado, tanto dos naturais quanto dos sintéticos.
Podemos classificar os fluidos refrigerantes como:
- Amônia;
- Dióxido de carbono;
- Hidrocarbonetos;
- Fluidos sintéticos (HCFC / HFC / HFO).
Quando observamos o cenário atual, é crescente o uso de amônia e dióxido de carbono. Lembrando que esses dois elementos possuem impacto ambiental próximo de zero.
O que demonstra que a preocupação do setor para as questões ambientais tem se tornado cada vez maior.
Um outro ponto que precisamos considerar em relação a esse comportamento é que refrigerantes dos tipos CFC e HCFC, que são sintéticos, embora sejam bastante eficientes, caíram muito em uso.
O motivo disso é justamente o contrário do que mencionamos da amônia e do CO2. Os CFC e HCFC são elementos bastante prejudiciais ao ambiente e já tiveram o seu uso limitado e, até mesmo, proibido em diversos países.
Onde encontrar as melhores soluções em Refrigeração Industrial e Comercial?
Com tudo que já foi dito fica mais do que claro que a escolha do fluido refrigerante que vai fazer parte das atividades da sua empresa é uma etapa muito importante.
É preciso considerar várias coisas que vão causar impacto direto na economia e, também, na condução dos processos. Uma vez que certos fluidos exigem um nível de atenção e cuidado acima dos demais.
Mas isso não é tudo. A escolha dos componentes que estarão presentes nas suas máquinas e equipamentos é outra etapa importantíssima. E a razão é muito simples, é que existem componentes ideais para determinados tipos de fluidos.
Além disso, existe toda questão de qualidade e eficiência do componente, mediante o contato com o fluido e, também, em relação ao processo como um todo.
É por isso que o melhor a se fazer é poder contar com componentes de marcas conhecidas e que ofereçam confiabilidade para os seus clientes, como é o caso da Danfoss.
E aqui na Nepin você encontra diversas soluções de produtos Danfoss para sistemas de refrigeração industrial e comercial.
Clique na aba “Soluções” e confira as melhores soluções em refrigeração do mercado.