Quais são os Tipos de Compressores para Sistemas de Refrigeração

Quando o assunto é refrigeração e climatização, existem alguns elementos que são fundamentais para o seu funcionamento. Dentre eles, não podemos deixar de mencionar os compressores.

Claro que existem outros itens muito importantes, como é o caso dos fluidos refrigerantes. Aliás, já falamos sobre a importância deles em um dos artigos do nosso site. Porém, para que esse fluido possa se guiar pelo sistema ele precisa ser bombeado.

É por esse motivo que fazemos a comparação de que o compressor é como se fosse o coração dos sistemas de controle de temperatura. Afinal de contas, ele é o grande responsável por bombear o fluido refrigerante para todo o sistema, algo parecido com o que faz o coração no sistema humano.

E isso vale para refrigeração e climatização de modo geral. Seja na indústria, no comércio e também nas residências.

O compressor é um equipamento que está presente em aparelhos de ar condicionado, geladeiras residenciais e, também, em grandes câmaras frias de supermercados e indústrias.

Com tantas aplicações diferentes, tanto em objetivo quanto em tamanho do maquinário, é normal que existam diferentes tipos de compressores, a fim de atender cada tipo de aplicação da melhor maneira possível.

E é por esse motivo que decidimos falar um pouco mais sobre os diferentes tipos de compressores que existem. Isso pra te ajudar a fazer a melhor escolha para a sua empresa.

Portanto, acompanhe-me nesta leitura e saiba mais sobre os diferentes tipos de compressores para sistemas de refrigeração.

Tipos de compressores para sistemas de refrigeração

Diante de tantas aplicações possíveis para o uso de compressores, em sistemas de refrigeração, é normal que existam variedades quanto aos tipos disponíveis.

E essas variedades se justificam pelas particularidades que cada um tem. O que faz com que a escolha pelo compressor não possa ser aleatória.

É preciso alinhar a sua necessidade ao modelo ideal de compressor para garantir o desempenho da atividade.

Até mesmo porque, no que se refere ao uso de compressores, existe um ponto de atenção que é preciso levar em conta. O fato de que o compressor é responsável por mais da metade do consumo de energia em atividades de refrigeração.

Ou seja, eficiência é a palavra chave aqui. Portanto, a escolha de um compressor inadequado para o seu negócio pode custar caro, literalmente falando.

E no que se refere aos tipos, comumente encontramos os seguintes:

  • Alternativo semi-hermético;
  • Alternativo hermético;
  • Alternativo aberto;
  • Parafuso semi-hermético;
  • Parafuso aberto;
  • Scroll;
  • Centrífugo;
  • Rotativo;
  • Alternativo de duplo estágio de compressão.

Sendo que, estes tipos vão se distribuir em 3 categorias diferentes, no que diz respeito a sua construção.

Trata-se dos compressores abertos, herméticos e semi-herméticos. Vamos entender um pouco mais sobre cada um deles.

Compressores abertos

A principal característica desse tipo de compressor é que o motor não está acoplado junto ao equipamento. Além disso, existe a possibilidade da sua transmissão ocorrer por eixo ou correia e polia.

Essa composição garante uma facilidade quando é preciso fazer algum processo de manutenção, pois o acesso ao seu interior é facilitado.

Além disso, compressores desse tipo são bastante associados ao uso de amônia pelo fato de que esse fluido acaba reagindo com o cobre, que geralmente faz parte da composição dos motores.

Como o motor está do lado de fora, acaba que isso não se torna um problema.

O ponto de atenção é que esses compressores são os que oferecem mais riscos relacionados a vazamento. Portanto, todos os cuidados referente a manuseio e instalação precisam ser bem feitos.

Compressores herméticos

Nesse caso, o motor não apenas está acoplado ao equipamento, mas também se encontra completamente selado dentro dele. Não permitindo acesso para que uma manutenção seja feita, por exemplo.

Qualquer problema que venha a prejudicar o seu funcionamento exige a troca do equipamento.

Entretanto, eles têm baixo custo. São de simples manuseio, imunes a vazamentos e possuem uma longa vida útil.

Esse tipo de compressor é comumente encontrado no uso doméstico e em atividades de porte menor, servindo para bombear o fluido refrigerante de geladeiras, condicionadores e freezers.

Compressores semi-herméticos

Por fim, os compressores semi-herméticos são o meio termo entre os abertos e os herméticos.

Assim como os herméticos, eles também possuem o motor acoplado ao equipamento. Porém, a diferença aqui é que apesar disso existe a possibilidade de acesso ao motor e os outros componentes do compressor.

Possibilitando a troca de componentes e a manutenção do equipamento.

Compressores semi-herméticos são robustos, de maior tamanho e servem para uma grande variedade de aplicações dentro da indústria. De pequenas a grandes aplicações.

E aí? Ficou claro quais são as principais diferenças entre as variações de compressores disponíveis no mercado?

Ter mais clareza sobre esses e outros equipamentos é o que vai fazer com que você consiga melhorar os resultados da sua empresa cada vez mais.

E se você está à procura de compressores de qualidade, que garantem eficiência e segurança no desempenho de suas tarefas, aqui na Nepin você pode encontrar.

Confira as nossas soluções em compressores para sistemas de refrigeração.

Deixe um comentário