Refrigeração em Cervejarias – O Impacto dos componentes industriais no controle processos

Quando entramos para o universo das cervejarias, sobretudo das artesanais, é muito comum ouvirmos falar sobre o processo de fermentação, a mistura de ingredientes e alguns outros fatores que interferem diretamente no sabor  e qualidade deste composto, não é mesmo?

O que muita gente talvez não saiba é que a refrigeração também faz parte deste escopo e tem a sua importância tanto no sentido de segurança da produção quanto no paladar, na hora de consumir essas bebidas, preservando características de sabor e qualidade.

Portanto, para produzir um produto de destaque é muito importante ficar atento às etapas iniciais de refrigeração para que lá na frente o cliente tenha a percepção que este seu produto foi bem tratado. 

E quando estamos falando de clientes exigentes, como os atuais consumidores, perceber essas nuances não é uma tarefa tão difícil.

Esse é um ponto. O outro, como já mencionamos, tem a ver com a segurança e preservação da integridade do produto.O que torna a refrigeração um processo de suma importância para a produção da cerveja.

Ela está presente em diversas etapas da fabricação e traz consigo diversos benefícios como:

  • Reduzir prejuízos, sobretudo associados a perda da qualidade do produto;
  • Tornar diversos processos mais eficientes como é o caso da preparação do mosto;
  • Contribuir para manter os estoques de lúpulo;
  • Criar um ambiente favorável para o crescimento consistente da levedura.

Isso sem contar nos processos mais próximos ao consumidor, como o uso de refrigeradores para manter a bebida em uma temperatura ideal de consumo.

É por esses e outros motivos que resolvemos compartilhar um estudo de caso, onde vamos mostrar um projeto que entregamos para uma cervejaria. Este projeto tinha a intenção de melhorar a eficiência dos processos de refrigeração e, com isso, contribuir para a produção e a qualidade dos produtos do nosso cliente.

Acompanhe-me nesta leitura para saber mais.

Eficiência e qualidade em Processos de Refrigeração

A melhor maneira para garantir a eficiência dos processos de refrigeração, quando o assunto é a produção de cerveja, é garantir que o controle da temperatura seja bem feito.

O que não acontecia no caso do cliente que entrou em contato conosco, solicitando um projeto de análise e reestruturação do seu sistema de refrigeração.

Suas maiores queixas eram relacionadas à sua falta de controle do processo produtivo e a ineficácia do sistema, visto que ele as temperaturas que ele obtinha não eram as ideais.

E, durante a nossa análise, conseguimos identificamos os seguintes problemas:

  • As válvulas de bloqueio Danfoss já estavam sem espessura de teflon;
  • O “packing gland” da válvula de expansão estava com desgastes avançados;
  • As válvulas solenóides estavam com a sede totalmente porosa e comprometida pela erosão.

Com esses problemas é fácil entender o que estava gerando a falta de controle dos processos de produção do nosso cliente.

Fica claro que, para reassumir esse controle, mudanças precisavam ser feitas dentro deste sistema. 

Era necessário que as válvulas solenóides fossem substituídas por novas e que as de controle e expansão passassem por um processo de revisão.

Neste caso, o mais indicado seria recortar todo o trecho e, posteriormente, instalar válvulas monobloco. É exatamente isso que foi feito, instalando válvulas monobloco Danfoss, modelo ICF.

Deste modo conseguimos restabelecer a qualidade e eficiência dos processos de refrigeração do nosso cliente. 

Aqui na Nepin, temos as melhores soluções em refrigeração industrial 

E aí? O que achou da solução que propomos para o nosso cliente?

É claro que fica tudo mais fácil quando se utiliza produtos com a qualidade que só a Danfoss é capaz de oferecer. 

Mas de nada adianta desenvolver um sistema de ponta se algumas premissas forem negligenciadas.

Como o uso adequado das máquinas e equipamentos, a realização de inspeções periódicas e o planejamento referente a manutenção preventiva destes sistemas.

É natural que esses equipamentos envelheçam, deteriorando e perdendo a sua qualidade e eficiência produtiva. Porém, quando as medidas que citamos acima não são estabelecidas, esse processo é potencialmente acelerado.

O efeito negativo de sistemas com um mau funcionamento vai muito além da redução na eficiência produtiva. Ele ainda prejudica as finanças, uma vez que se produz menos, gerando menos receitas. 

Além disso, aumentam e muito as chances de que ocorra algum tipo de falha ou acidente, danificando os equipamentos, a estrutura do local e podendo até mesmo colocar em risco a saúde dos colaboradores que estiverem por perto.

Portanto, o melhor mesmo é seguir estas dicas.

E, aqui na Nepin, temos as melhores soluções em refrigeração industrial e comercial do mercado. 

É por isso que você pode contar conosco na hora de escolher onde comprar ou caso você queira identificar quais medidas e soluções a sua empresa precisa para atingir o seu máximo potencial. 

Deixe um comentário