O controle de fluidos em processos industriais é um desafio e tanto para as empresas que se esforçam para obter o sucesso do produto final.
Um simples descuido no ajuste de elementos atuadores, como as válvulas, pode arruinar processos que demoraram de horas até dias para chegar àquela etapa.
Mas, você pode até pensar: e se o sistema for automatizado? Este risco não é reduzido?
Sim, é claro que o risco é reduzido. Contudo, neste caso, não podemos esquecer do possível travamento da válvula, que pode ser causado pela falta de manutenção ou por um detalhe que muitas vezes não é considerado: a qualidade do produto e o uso do dispositivo para uma aplicação errada.
Neste contexto, a Danfoss, com o propósito de livrá-los de falhas relacionadas à qualidade duvidosa de produtos diante de aplicações complexas, criou uma linha de válvulas solenoides capazes de controlar o fluxo de fluido lidando com fatores internos e externos diversos.
Para conhecer as características dessas válvulas, bem como as suas aplicações, permaneça neste texto e considere obter válvulas que forneçam a mais alta responsabilidade de serviço do mercado.
O que são válvulas solenoide
Utilizadas para controlar o fluxo de líquidos e gases em sistemas industriais, as válvulas solenoides são dispositivos eletromecânicos que funcionam por meio da energização de uma bobina solenoide.
Quando energizadas, um campo magnético é gerado pela bobina e faz com que um êmbolo se movimente, abrindo ou fechando a válvula, de modo que o fluxo de fluido seja permitido ou interrompido.
A sua resposta rápida e precisa ao comando elétrico garante eficiência e segurança nas operações e, essas são duas das diversas vantagens de se utilizar a válvula solenoide, a qual pode ainda ser de operação direta, pilotada ou proporcional.
Quais as aplicações das válvulas solenoide
A indústria atual busca por válvulas robustas, flexíveis e que, é claro, possam dar conta do recado.
Para isso, a seleção correta da válvula para o seu processo deve considerar alguns fatores, tais como:
- Número de vias;
- Meios para aplicação;
- Pressão diferencial;
- Tamanho do orifício;
- Temperaturas do ambiente e do meio em que a válvula há de ser submetida;
- Conexão;
- Materiais que estarão em contato com o fluido;
- Recursos adicionais.
Neste contexto, este texto propõe um método de visualização mais dinâmico e menos cansativo, que ocorre por meio de tabelas.
Essas tabelas mostram toda uma correlação entre os diversos parâmetros que são importantes a serem considerados na seleção de uma válvula solenoide e que foram discorridos logo acima.
Abaixo, veja a tabela que contém uma linha completa de válvulas solenoide Danfoss que são destinadas a aplicações diversas.
Além disso, é importante considerar a relevância de conhecer o material de vedação utilizado pela válvula, para que assim, possa ser realizado um estudo de compatibilidade entre este elemento de vedação e o fluido contido no meio.
Para informações como esta ou para dúvidas que só alguém que entende do assunto poderia lhe fornecer, contate-nos.
A Nepin tem profissionais especializados que podem lhe auxiliar na seleção correta da válvula para a sua necessidade.
Além disso, outras válvulas solenoide podem ser encontradas no nosso site. Basta clicar aqui para ser direcionado para a página correta.