Filtros Industriais – Entendendo o processo de filtragem nas indústrias

Nos processos de fabricação, e até mesmo em outras atividades de uma indústria, os processos de filtragem são muito importantes. Não é à toa que os filtros industriais são itens bastante comuns no cotidiano industrial.

Eles estão presentes em praticamente todos os setores da indústria. Seja na produção de alimentos, bebidas, derivados do leite e outras áreas do setor alimentício, ou também em maquinários pesados, na produção automobilística e diversos outros.

E a razão disso é que, através deles, muitos processos são melhorados, do ponto de vista de segurança, do ponto de vista econômico e também de qualidade. Já outros, apenas são possíveis devido a aplicação do filtro, se apresentando como um recurso indispensável nesses casos.

Em suma, a filtragem serve para separar partículas, deixando de um lado os elementos que você não quer mais que façam parte do processo e, do outro, apenas aquilo que você realmente quer utilizar.

No decorrer deste artigo nós vamos falar mais sobre o uso desses filtros e, também, sobre como eles funcionam.

Portanto, se você quer entender como ocorre o processo de filtragem nas indústrias é só nos seguir nesta leitura.

Para o que serve os filtros

Na introdução acima, nós já falamos um pouco sobre o que é um processo de filtragem, não é mesmo? Mas se você ainda não entendeu, não tem problema. Vamos trazer isso para um contexto mais claro e que faça parte do seu dia a dia.

Os filtros, de modo geral, servem para retirar impurezas de algum elemento. E essas impurezas podem estar presentes no ar, em líquidos ou sólidos.

Falando assim pode parecer um assunto um pouco distante, não é mesmo? Mas note que  processos assim estão presentes em vários lugares.

Como no seu filtro de água, por exemplo, que, inclusive, recebe exatamente esse nome. Eles são usados para reter sujeiras e outras partículas com a intenção de deixar a água o mais pura possível.

Outro exemplo bastante próximo do cotidiano de qualquer pessoa são os filtros de ar presentes nos veículos. Neste caso, o intuito é deixar o ar mais puro e evitar que a poeira, presente no ar, chegue à câmara de combustão do motor.

Em outras palavras, estamos falando de um recurso cuja função é bastante simples, porém, pela sua grande variedade de aplicações os objetivos serão absolutamente distintos.

Como funciona a filtragem nas indústrias

Quando olhamos para o cenário industrial, a função dos filtros não é diferente. Eles vão exercer o mesmo papel de reter impurezas, sujeiras e outras partículas de sólidos, líquidos e gases que façam parte dos seus processos.

Porém, quando partimos para o funcionamento, precisamos levar em conta qual é a aplicação que estamos falando. Mas podemos afirmar que, de modo geral, é muito comum a aplicação de filtros para remover partículas dos líquidos lubrificantes.

No caso dos lubrificantes a ideia é manter as máquinas, responsáveis pelos processos produtivos, em plenas condições de funcionamento.

E para que isso ocorra a lubrificação é mais do que necessária. Ela evita o atrito entre as peças, tornando o processo viável e prolongando a vida útil dos equipamentos.

Porém, em uma atividade produtiva como a usinagem e tantas outras, é comum que esse lubrificante entre em contato com substâncias que não agregam em nada para a sua função. Pelo contrário, elas prejudicam a qualidade da lubrificação e comprometem todo o processo.

É aí que o filtro industrial entra em ação, removendo essas partículas para que o lubrificante se mantenha útil.

Existem ainda outros processos de filtragem que são bastante conhecidos na indústria de alimentos, por exemplo. Como é o caso da da osmose reversa, em que uma membrana semi-impermeável mantém o solvente e o soluto em lados opostos.

A ultrafiltração que também se utiliza de uma membrana mas que usa a pressão para fazer uma separação a nível molecular. Esse processo serve para separar solutos de alto peso molecular como proteínas e polímeros. É isso que faz com que o leite possa aumentar e fortalecer as suas proteínas.

Filtragem de fluidos refrigerantes

Com tudo que dissemos até aqui já deve ter ficado bem claro que entender o funcionamento dos filtros industriais requer um certo foco direcionado para a operação em questão.

De modo geral, podemos até dizer que a ideia por trás da implementação do filtro é a mesma. Mas é a aplicação que vai determinar como esse filtro vai funcionar e por qual motivo.

Na refrigeração industrial, por exemplo, é comum a aplicação de filtros, em fluidos refrigerantes,  para reduzir o risco de panes indesejadas no sistema e também o desgaste e a destruição dos componentes da instalação.

E aqui na Nepin você pode encontrar soluções de altíssima qualidade nesse sentido.

Confira uma seleção de produtos que separamos pra você:

●     Filtro de Linha FIA Danfoss

●     Filtro FA 15-20 Danfoss

●     Filtros FIA 15-200 Linha SVL Danfoss

 

E se o que você precisa ainda não é isso é só entrar em contato que a nossa equipe vai te ajudar encontrar as melhores soluções para a sua empresa.

Deixe um comentário