Como funciona um Motor Trifásico e para o que ele serve

Desde a sua concepção, os motores elétricos foram uma peça importante para uma verdadeira revolução. Afinal de contas, hoje, grande parte das máquinas e equipamentos que conhecemos só funciona devido a sua aplicação.

No meio de tanta utilidade, é comum que existam vários tipos diferentes de motores elétricos disponíveis no mercado. Mas, quando destinamos o nosso foco para a indústria, existe um tipo de modelo que é bastante predominante, o motor trifásico.

O motor trifásico está presente na maioria do maquinário industrial que transforma a energia elétrica em energia mecânica. Ação que é imprescindível para movimentar processos produtivos de todos os tamanhos.

Portanto, estamos falando de um componente muito importante, não apenas para a indústria, mas para todo um contexto socioeconômico. Uma vez que isso impacta na produção de muita coisa que usamos e precisamos para o nosso dia a dia.

Além de que, é claro, a indústria ainda representa uma boa fatia dos empregos gerados, não só no Brasil mas ao redor de todo o mundo. 

E se você ficou curioso sobre como funciona esse motor e porque ele é tão utilizado dentro da indústria, eu sugiro que você nos acompanhe nesta leitura para saber mais.

O que são motores elétricos?

Os motores elétricos são componentes que convertem energia elétrica em energia mecânica e são muito utilizados dentro do nosso cotidiano. 

Seu uso se aplica desde eletrodomésticos simples como um ferro elétrico ou uma batedeira até maquinários industriais, dos pequenos aos pesados. 

E para que você consiga entendê-los melhor, é importante que você saiba que existem dois tipos principais de motores elétricos: motores de corrente contínua (CC) e motores de corrente alternada (CA).

Os motores de CA são mais comuns e são divididos em dois tipos: monofásicos e trifásicos. 

Os motores monofásicos são usados em equipamentos menores, enquanto que os motores trifásicos são utilizados em equipamentos maiores devido a sua melhor relação potência-peso e eficiência.

Em resumo, os motores elétricos são essenciais para muitas áreas da nossa vida e existem  

No entanto, o artigo de hoje não é para falar sobre os motores elétricos em si. Mas, sim, falar sobre o motor trifásico. E, a partir de agora, vamos nos aprofundar sobre esse assunto, trazendo mais detalhes, seu funcionamento, suas vantagens e muito mais. Confira a seguir.

O que é um Motor Trifásico

A grande diferença que existe entre esse modelo de motor para os demais, principalmente para o monofásico, é o que está evidente no seu próprio nome. O fato dele possuir três fases além do neutro.

Mas o que isso representa afinal? 

Isso garante uma capacidade de atuar com um ganho de potência consideravelmente maior quando comparamos com motores monofásicos.

É bem simples. Estamos falando de um motor elétrico, certo? Para funcionar ele precisa, basicamente, de energia elétrica, sendo que, em motores monofásicos a alimentação ocorre por intermédio de dois cabos, um fase e um neutro.

Do outro lado, a alimentação do motor trifásico ocorre por meio de quatro cabos, um neutro e três fases. Essa diferença faz com que os motores trifásicos possam se conectar com aparelhos de potência de 25 a 75 KW. Bem diferente do limite de 8 KW que é estabelecido por motores monofásicos. 

E como na indústria, as máquinas e equipamentos geralmente são robustas e desempenham tarefas pesadas e que exigem motores de maior potência, fica mais do que claro o porquê os motores trifásicos são mais utilizados na indústria.

Mas essa não é a única vantagem dos motores trifásicos. Existem outras coisas que pesam na balança em favor desse tipo de motor.

  • Mais econômico do que o monofásico por entregar mais potência a um custo mais baixo de material;
  • Vida útil bastante elevada;
  • Baixo custo de manutenção, além de pouca necessidade de fazê-la;
  • São menos sujeitos a vibrações por conseguirem manter um torque constante;
  • Suas peças são de baixo custo e são fáceis de encontrar;
  • Possuem montagem bastante simples se comparados aos motores do tipo CC(corrente contínua).   

Como funciona um Motor Trifásico

O motor trifásico é um tipo de motor elétrico que funciona a partir de três fases de corrente alternada (CA) e é muito utilizado em diversos equipamentos industriais, desde bombas até maquinário pesado. Seu funcionamento é baseado no princípio da indução eletromagnética.

Composto por um estator, que é a parte fixa do motor, e um rotor, que é a parte móvel, o motor trifásico é um dispositivo de conversão de energia eletromagnética em energia mecânica. 

O estator possui três bobinas de fios, cada uma ligada a uma das fases da corrente alternada.

Quando a corrente elétrica passa por essas bobinas, é criado um campo magnético que gira em torno do estator. Esse campo magnético é chamado de campo magnético girante e é responsável por gerar a força necessária para movimentar o rotor.

O rotor, por sua vez, é composto por um núcleo de ferro com barras de cobre em forma de gaiola de esquilo, que ficam presas a ele. 

À medida que o campo magnético girante é criado, as barras de cobre do rotor são induzidas a gerar um campo magnético oposto ao campo magnético girante do estator, o que faz com que o rotor comece a girar em torno do eixo do motor. Esse processo é conhecido como princípio de indução.

Para manter o motor trifásico funcionando, é necessário que as três fases da corrente alternada sejam fornecidas com um desfasamento de 120 graus entre elas.

Esse desfasamento garante que o campo magnético girante seja criado e que o motor possa girar de forma contínua. Além disso, os motores trifásicos apresentam uma série de vantagens em relação aos motores monofásicos, como maior eficiência energética, alta capacidade de carga e baixa manutenção.

Com diversas vantagens em relação aos motores monofásicos, os motores trifásicos são a escolha ideal para aplicações industriais que exigem alta eficiência, confiabilidade e durabilidade.

O papel do Conversor de Frequência em um Motor Trifásico

Existem muitas situações onde a velocidade do motor trifásico precisa ser controlada. Talvez porque a sua velocidade está muito acima do que é necessário. Ou porque a tarefa requer uma variação dessa velocidade.

E para controlar essa velocidade existem dois dois componentes. O redutor de velocidade e o conversor de frequência. Sendo que os dois casos tem uma funcionalidade consideravelmente diferente.

Pontos para o conversor de frequência que é capaz de variar a velocidade do motor. Diferente do redutor que apenas reduz a velocidade e a mantém constante.

Além disso, o conversor ainda se destaca de outras maneiras como:

  • Fácil controle da velocidade;
  • Utilização de rampas de aceleração que definem quanto tempo o motor vai levar para atingir a velocidade desejada;
  • Partida mais suave e que evita o desgaste do equipamento;
  • Consumo de energia proporcional a velocidade do motor, o que torna o conversor uma ótima solução econômica.

Essas características fazem do conversor de frequência a melhor solução quando o assunto é controle de velocidade de um motor trifásico.

E se você está procurando um produto como esse, saiba que aqui na Nepin nós oferecemos as melhores soluções em conversores de frequência do mercado.

Confira alguns dos nossos produtos:

E se surgir qualquer dúvida, é só entrar em contato que a nossa equipe vai te ajudar.

Deixe um comentário