Entenda a relação entre os Inversores de Frequência e a Eficiência energética

Você já ouviu falar no conceito de eficiência energética?

Trata-se de uma proposta muito simples que consiste em fazer mais usando menos. Bom, é algo parecido com isso.

E, como estamos falando de energia, a ideia gira em torno de gerar mais energia, ou, pelo menos, a mesma quantidade, utilizando uma quantidade menor de recursos naturais.

Ou seja, a intenção não é a de diminuir o ritmo produtivo. Pelo contrário, até mesmo porque, a tendência é que ele cresça conforme o tempo passa, a empresa se desenvolve e o mercado também.

O objetivo é continuar produzindo em larga escala, só que usando cada vez menos recursos para conseguir fazer isso.

E, o impacto disso não é apenas na conta de energia. O meio ambiente também agradece essa iniciativa, uma vez que menos poluentes são lançados e menos recursos naturais são utilizados.

De modo geral, podemos dizer que a eficiência energética oferece as seguintes contribuições:

  • Redução dos impactos ambientais;
  • Gera redução de custos e economia;
  • Melhora a qualidade do AR;
  • Impulsiona a economia local.

Portanto, não é uma prática que pode ser facilmente negligenciada por uma empresa. Afinal de contas, ela traz grandes benefícios para ela.

O ponto é: Tudo parece muito bom e bonito mas, como colocar isso em prática?

A verdade é que existem várias maneiras de gerar essa tal “eficiência energética” dentro das empresas. E, uma delas, é através do uso de inversores de frequência.

Eles são equipamentos muito úteis nesse sentido, e vão te ajudar para além da questão de economia, é claro.

E se você quer entender mais sobre eles e como eles contribuem para o conceito de eficiência energética, é só me acompanhar nesta leitura.

Qual é o real papel da Indústria?

Bom, talvez você não saiba mas, aproximadamente 40% de toda a energia elétrica consumida no nosso país serve para atender o setor industrial. Desse total, cerca de 45% são provenientes de hidrelétricas que, sim, utilizam uma fonte de energia renovável que é a água.

Entretanto, isso não as exime de provocar impactos ambientais em larga escala durante o seu processo de instalação e além disso. Uma vez que todo um ecossistema é transformado a partir dali.

Olhando para esses números, fica mais do que evidente que as indústrias requerem um número bastante alto de recursos.

Lembrando que, boa parte desses recursos ainda são provenientes de combustíveis fósseis, que, quando queimados, produzem gases poluentes que aceleram a deterioração da camada de ozônio.

Olhando para esse cenário, o papel da indústria não é apenas o de gerar economia e aumentar o seu faturamento.

Estamos falando de um importante papel socioecológico que visa preservar o nosso planeta para que as novas gerações possam desfrutar das inúmeras riquezas que existem no nosso planeta.

Só que, dessa vez, de maneira ainda mais consciente.

Relação entre Inversores de Frequência e Eficiência Energética

No tópico anterior, listamos alguns números referentes ao consumo de energia elétrica no nosso país, certo?

Bom, quando a gente se aprofunda ainda mais nesses números, conseguimos descobrir que, em uma indústria, aproximadamente 70% da sua conta de energia é proveniente dos motores elétricos.

Afinal, eles são os grandes responsáveis por fazer com que as engrenagens de uma indústria girem a todo vapor.

E, o que podemos tirar disso?

Bom, se sabemos que os motores são os grandes responsáveis por deixar a conta de energia mais salgada, talvez eles sejam a peça chave para nos ajudar a reduzir o consumo de energia e, consequentemente, tornar a conta mais barata e emitir menos gases poluentes ao meio ambiente.

É aí que entram em ação os inversores de frequência.

O inversor é um equipamento, que tem como principal função realizar o controle da velocidade de um motor elétrico trifásico.

Ele funciona, a partir do acionamento de um motor elétrico, promovendo a este uma variação de frequência e de tensão, realizando, dessa maneira, o domínio de sua velocidade, bem como da potência por ele consumida.

Esse funcionamento traz as seguintes vantagens:

  • Redução do consumo e custos de energia: Os inversores são totalmente capazes de realizar o ajuste ideal da velocidade do motor em períodos específicos e pré-definidos. O que na prática resulta em uma economia bastante significativa.
  • Aumento da produção: Os inversores de frequência servem de grande auxílio no controle de processos. Isso porque, através de suas portas de entrada, as operações automáticas têm a possibilidade de serem programadas, de acordo com variáveis externas, como pressão e temperatura.
  • Excelente vida útil: Seu sistema é tão eficiente, que além de contar com rampas de aceleração e desaceleração, este equipamento também oferece diversas outras formas de proteção contra as oscilações de energia e controle de corrente elétrica que podem ocorrer.

Sua economia começa aqui na Nepin

Com tudo que dissemos até aqui, acredito que já tenha ficado claro o suficiente qual é o tamanho da importância dos inversores de frequência para a indústria. Ainda mais sob o ponto de vista energético.

Mas, isso não é tudo.

A escolha do inversor ideal também é um ponto muito importante para quem deseja começar a colocar em prática o conceito de eficiência energética o quanto antes.

E, aqui na Nepin, você pode encontrar as melhores soluções em inversores de frequência do mercado.

Que dar uma olhada? Então confira uma lista de inversores de excelente qualidade que preparamos para você:

E, se tiver alguma dúvida, é só entrar em contato aqui pelo site que a nossa equipe te ajuda, combinado?

Deixe um comentário