Ter uma empresa significa administrar diversos tipos de responsabilidades. Responsabilidades que vão desde decidir qual é o pó de café que será comprado para ser feito no dia a dia da empresa, até os componentes que vão compor a sua estrutura produtiva.
E, quando falamos de componentes, não podemos deixar de mencionar as válvulas. Tratam-se de componentes que são indispensáveis para qualquer indústria.
Entretanto, nem todas as válvulas são iguais. E não estamos falando apenas das suas dimensões. É claro que, de modo geral, todas elas servem para liberar, diminuir ou reter o fluxo de fluidos de um sistema.
Porém, quando pensamos nas suas funcionalidades, é preciso entender que elas são absolutamente diferentes. A começar pelo seu sistema de operação.
Enquanto umas necessitam de operadores para acioná-las, outras efetuam as suas operações de maneira remota ou, ainda, totalmente automatizada.
Além disso, um outro ponto muito importante se refere a sua função básica. Sendo esse o ponto mais importante para diferenciar uma válvula de outra.
Portanto, na hora escolher a melhor válvula para o projeto da sua empresa, é necessário avaliar muitas coisas.
É por isso que resolvemos falar um pouco mais sobre os principais tipos de válvula. Para que você não fique perdido e consiga definir com mais assertividade qual é o melhor modelo de válvula para o seu projeto.
Combinado?
Acompanhe-me nesta leitura.
Contents
Conheça os principais tipos de válvulas e para o que elas servem
Duas coisas não devem sair do seu radar na hora de definir qual válvula vai integrar os processos da sua empresa.
A primeira delas diz respeito aos parâmetros relativos ao funcionamento do circuito.
Quando olhamos para isso, precisamos nos concentrar em 5 parâmetros fundamentais, sendo eles:
- Pressão;
- A temperatura do trabalho;
- A pressão de operação;
- O caudal do fluido e a velocidade nominal;
- O diâmetro nominal.
Esse primeiro ponto leva em conta, questões que envolvem o dimensionamento das válvulas.
O segundo ponto é a sua aplicação. E, relacionado a isso, vão existir dois caminhos.
Sendo, o primeiro deles, com o objetivo de interromper o fluxo de um determinado fluido no sistema. Neste caso, é recomendado que você opte pelos seguintes tipos de válvulas:
- Válvula de bloqueio;
- Válvula de macho esférico;
- Válvula de guilhotina;
- Válvula de gaveta.
Mas, se o seu objetivo for o de controlar o caudal de um fluido, é recomenda os seguintes tipos de válvulas:
- Válvula de controle;
- Válvula do tipo agulha;
- Válvula de globo;
- Válvula de pistão;
- Válvula de borboleta.
Em outras palavras, escolher o tipo de válvula que vai compor as operações da sua empresa é algo que demanda uma certa atenção.
Até mesmo porque, além de tudo isso, ainda é preciso considerar a qualidade do produto que você pretende adquirir, a sua durabilidade, eficiência e outros aspectos que estão mais relacionados à marca.
E, pra você entender melhor como isso funciona, vamos falar, de maneira ainda mais direta, um pouco mais sobre os principais tipos de válvulas que existem na indústria:
Válvula de alívio
Esse tipo de válvula tem como objetivo determinar qual é o limite de pressão que pode ocorrer dentro de um sistema.
Em casos onde a pressão atinge um certo limite, a válvula se abre, liberando a pressão excedente até que o sistema possa operar sem oferecer riscos aos equipamentos, à estrutura e, também, aos colaboradores.
Válvula de retenção
Em um primeiro momento elas servem para guiar o fluxo, direcionando-o por uma única direção dentro do sistema.
Já num segundo momento, as válvulas de retenção evitam que ocorra o fluxo reverso, onde o mesmo fluido retornaria, indo em direção contrária ao que deveria ir.
É por esse segundo motivo que esse tipo de válvula é comumente conhecida como válvula sem retorno ou, também, válvula de sentido único.
Conheça alguns modelos de válvulas de retenção que vendemos aqui na Nepin.
Válvulas Solenoide
Uma válvula solenoide cumpre a tarefa de controlar o fluxo de gases e líquidos e faz isso de maneira totalmente automatizada.
Isso porque elas são dispositivos eletromecânicos controlados por uma corrente elétrica. Essa corrente passa pela bobina, acoplada em seu interior, e quando ela é energizada um campo magnético é criado, o que faz com que o êmbolo, presente dentro da bobina, se mova.
É através desse mecanismo que o êmbolo vai abrir ou fechar a válvula, dependendo de como for o seu desenho.
Confira alguns modelos de solenoides que temos por aqui:
Válvulas de expansão termostática
Esse é um modelo que serve estabelecer um controle constante da temperatura no sistema, ou um nível de refrigeração, principalmente em momentos em que ocorre uma variação de carga no sistema de refrigeração.
● Válvula de Expansão Termostática TE5-55 Danfoss
● Válvula de expansão termostática TGE Danfoss
Mas, antes de finalizar esse conteúdo, fique claro que existem muitos outros tipos de válvulas.
Além disso, dentro do mesmo tipo de válvula, existem várias diferenciações também.
E a ideia de propor este conteúdo foi com o intuito de trazer mais clareza pra você, que ainda não sabe muito sobre válvulas, ou, ainda, que está com algumas dúvidas sobre quais informações são relevantes na hora de escolher a que melhor se adeque para as suas operações.
Mas, se você ainda está com alguma dúvida, pode contar com a gente pra te ajudar. É só entrar em contato aqui pelo site que a nossa equipe vai entrar em contato com você, combinado?