Quais são as Vantagens no uso de Inversores de Frequência

O inversor de frequência tornou-se uma ferramenta tão importante dentro do processo de automação industrial, que, a partir de sua criação, é possível dizer que os motores elétricos nunca mais foram os mesmos.

 Isso porque, além de garantir que o motor desempenhe a sua função em velocidades diferentes, ele transformou-se em um equipamento bastante útil, que pode ser utilizado pelos mais variados tipos e tamanhos de empresas.

 Além destas vantagens, existem muitas outras que tornam a utilização do inversor de frequência algo fundamental dentro da sua indústria.

Continue acompanhando-nos nesta leitura e conheça os principais benefícios dos inversores de frequência.

O que é um inversor de frequência?

Também conhecido como conversor de frequência, o inversor é um equipamento, que tem como principal função realizar o controle da velocidade de um motor elétrico trifásico.

Ele funciona, a partir do acionamento de um motor elétrico, promovendo a este uma variação de frequência e de tensão, realizando, dessa maneira, o domínio de sua velocidade, bem como da potência por ele consumida. 

 Com isso, podemos dizer que a sua ação visa garantir que o motor trabalhe em diferentes velocidades, sem que, para isso, haja a necessidade de se utilizar de meios mecânicos, tais como as polias, as válvulas e também os redutores.

Trata-se, basicamente, de um equipamento de grande utilidade, não só para indústrias, mas também para empresas dos mais variados portes e segmentos, já que ele pode ser facilmente adquirido, tem diversos modelos de fabricação, assim como múltiplos tamanhos e potências.

Conforme dissemos mais acima, o inversor, além de ser conhecido como conversor de frequência, também pode ser encontrado no mercado com as seguintes nomenclaturas:

 

      Inversor de Frequência Variável (VFD);

      Drive de velocidade variável;

      Drive ajustável da velocidade;

      Drive de frequência ajustável;

      Drive Corrente Alternada (CA);

      Microdrive.

As principais vantagens dos inversores de frequência

De forma direta e objetiva, os inversores de frequência oferecem como vantagem para as empresas, o fato de serem extremamente eficientes e terem um custo baixo.

Além disso, eles também contam com diversos outros benefícios, como:

Redução do consumo e custos de energia

A primeira vantagem de se contar com um inversor de frequência é que, a depender das características de sua aplicação dentro da empresa, ele poderá contribuir, significativamente, para que haja uma grande redução do consumo de energia, se comparado aos redutores mecânicos que são de uso comum em alguns locais.

O que acontece é que os inversores são totalmente capazes de realizar o ajuste ideal da velocidade do motor em períodos específicos e pré-definidos. Ao utilizar-se de válvulas, por exemplo, o controle de vazão é feito com o motor em velocidade constante, o que aumenta o gasto energético.

Aumento da produção

Os inversores de frequência servem de grande auxílio no controle de processos. Isso porque, através de suas portas de entrada, as operações automáticas têm a possibilidade de serem programadas, de acordo com variáveis externas, como pressão e temperatura.

Desta forma, além de contribuir para o controle dos processos, há também um benefício direto de todo o sistema ligado à produção industrial.

Excelente vida útil

Ao ser instalado em ambientes adequados, contando com as devidas manutenções preventivas, é possível que o inversor de frequência utilizado em sua empresa tenha os seus componentes preservados por bastante tempo.

Seu sistema é tão eficiente, que além de contar com rampas de aceleração e desaceleração, este equipamento também oferece diversas outras formas de proteção contra as oscilações de energia e controle de corrente elétrica que podem ocorrer.

Diante de tudo o que abordamos até aqui, é possível constatar que, a empresa que adquirir um inversor de frequência terá como vantagens:

 

      Instalação simples;

      Fácil parametrização;

      Economia de energia;

      Redução do pico de corrente nas partidas;

      Processos cada vez mais precisos;

      Motor com partidas e paradas mais suaves;

      Regulador de pressão e vazão extremamente eficiente;

      Comunicação avançada e aquisição de dados;

      Rápida identificação de falhas;

      Possibilidade de substituição de variadores mecânicos e eletromagnéticos;

      Eliminação de elementos de partida pesados e complicados;

      Menos manutenções preventivas;

      Processos fabris cada vez mais automatizados, seguros e flexíveis.

Os melhores inversores de frequência estão aqui!

Em uma breve pesquisa em nosso site você encontrará os melhores inversores de frequência existentes no mercado.

Nós contamos com a linha VACON® NXP, que nos oferece a possibilidade de trazer a nossos clientes:

 

      drives de barramento CC

      diversos front-ends

      inversores e unidades de circuitos de frenagem.

Todos estes equipamentos farão com que a energia utilizada dentro de um sistema, seja usada e redistribuída de maneira totalmente efetiva.

Entre os modelos disponíveis, nós temos:

 

      Inversor de frequência Danfoss VLT Micro Drive FC 51

      Inversor de Frequência VACON® 100 Danfoss

      Inversor de Frequência VACON® 20 Danfoss

      Inversor de Frequência VACON® NXP Danfoss e muitos outros!

Aqui em nosso site você encontra informações sobre cada um destes dispositivos, além da possibilidade de entrar em contato com a nossa equipe técnica especializada.

Fale conosco e leve os melhores acessórios industriais para o seu negócio!

Deixe um comentário