6 Tendências sobre Automação que você precisa ficar de olho

Se você trabalha na indústria, em algum setor que se relaciona com ela ou, até mesmo, se acompanha o noticiário, provavelmente você já ouviu falar que a automação industrial representa o futuro da indústria, não é mesmo?

Bom, o que queremos te dizer é que isso é uma mentira sem igual.

Mas antes que você nos chame de loucos ou coisas do tipo, temos uma excelente explicação pra ti dar.

Acontece que a automação na indústria não é uma coisa do futuro, ela está no nosso presente e já toma conta dos processos industriais de empresas ao redor do mundo todo.

É claro que lá na frente, a tendência é que ela se torne ainda mais eficiente e com recursos melhores dos que temos disponíveis hoje em dia.

Mas não dá pra dizer que ela ainda vai se tornar importante lá na frente, isso porque ela já é extremamente importante hoje em dia.

E nem os problemas enfrentados pela pandemia, do fim de 2019 em diante, que acabou por inflacionar o preço de muitos componentes além de gerar escassez de muitos outros, foi o bastante para conter o avanço da automação industrial.

Estamos falando de uma maneira totalmente nova e eficiente de analisar dados, elaborar processos e desempenhar tarefas. E que, a cada dia que passa, procura se inovar mais e mais.

Por falar em inovação, esse vai ser o tema central do nosso artigo de hoje. Vamos falar um pouco sobre as tendências da automação industrial que já estão pintando por aí e que você precisa ficar de olho, caso queira se manter um passo à frente da concorrência. 

Se esse é o seu objetivo, é só me acompanhar nesta leitura.

Tendências da Automação industrial para ficar de olho

A tecnologia já faz parte do presente e não para de evoluir. É claro que as empresas têm a opção de fechar os olhos pra isso e continuar fazendo as coisas do modo como já estão acostumadas.

O problema disso?

Bom, você já deve imaginar.

A concorrência pode não ter a mesma postura e isso vai servir de diferencial para ela aumentar a sua presença no mercado, tomando posse de uma fatia dele que poderia ser sua ou, quem sabe, era uma fatia que antes pertencia a sua empresa.

Portanto, é bom ficar muito atento em relação a tudo que já está disponível no mercado e, também, no que está por vir.

É por isso que separamos uma lista com algumas tendências da automação industrial e que você precisa ficar de olho. Combinado?

Vamos pra lista.

1. Cibersegurança

Se existe uma coisa que tem chamado atenção das pessoas atualmente, são as constantes invasões a celulares, e-mails, contas bancárias, entre outros acessos de pessoas físicas ao redor do mundo todo.

E, mesmo que você não tenha sido alvo de uma invasão assim, é bem provável que você já tenha tido algum dado como CPF, RG ou nome vazados pela internet.

Se isso já causa uma certa preocupação para uma pessoa física, imagina quando levamos essa questão para o âmbito industrial.

Até mesmo porque, uma das grandes utilidades da automação é gerar e administrar dados referente aos processos, setores, clientes, fornecedores, entre outras partes que compõem uma empresa.

O vazamento desses dados pode ser bastante problemático. Exigindo, das empresas, um investimento em cibersegurança.

2. Internet das coisas

Quando o assunto é internet, existe uma certa palavra bastante relevante, a conexão.

No contexto industrial, é essa conexão que permite o monitoramento e funcionamento de veículos, máquinas e equipamentos de maneira remota, através da sincronização com os sensores.

3. Impressora 3D

É verdade que as impressoras em 3D já estão presentes no mercado faz um bom tempo. Porém, diferente da época do seu lançamento, muita coisa mudou no seu uso.

Nos dias de hoje, é possível encontrar essas máquinas dentro da indústria também.  Sendo usadas no desenvolvimento de produtos, na reposição de peças, na personalização de produtos e, até mesmo como opção extra de produção.

4 . Uso de Energias renováveis

A preocupação climática em escala global associada aos altos custos com energia criaram um problema para as indústrias.

E, para solucionar esse problema, a alternativa que tem crescido é a utilização de recursos renováveis, cujos efeitos na atmosfera são bem menores e, em alguns casos, até nulos.

  

5 .  Big Data Analytics

O Big Data Analytics nada mais é do que uma estrutura de dados cuja finalidade é realizar a captura, análise dos dados e gerenciamento das informações de formas diferentes.

Essas análises possibilitam que sejam avaliadas as tendências, identificando novas oportunidades e permitindo um atendimento personalizado a cada cliente a partir dos seus gostos e hábitos.

6 . Adquirir produtos oferecidos pela Nepin

A automação industrial é muito mais do que uma tendência, é uma realidade e que veio pra ficar.

E por isso que nós, aqui da Nepin, não poupamos esforços para oferecer as melhores soluções em componentes e outros equipamentos automatizados para os nossos clientes.

Confira algumas soluções que temos por aqui.

 

 

 

Deixe um comentário