Como funciona e para que serve um regulador de pressão

Reguladores de pressão são componentes responsáveis por limitar o excesso de pressão dentro de um sistema.

Ou seja, estamos falando de componentes que são extremamente importantes a fim de garantir a segurança do sistema, uma vez que eles são capazes de monitorar e regular o nível de pressão.

Na prática, isso traz grandes vantagens. Afinal, o excesso e pressão, dentro de um sistema, pode gerar sérios problemas de performance e, também, de segurança.

Isso mesmo. Segurança!

E caso você não seja muito familiarizado com componentes industriais ou coisas do tipo, certamente você vai entender quando exemplificarmos para um contexto bem mais próximo do dia a dia social.

Trata-se de um componente bem próximo de todos nós. A panela de pressão. 

Certamente você já presenciou a cena de uma panela emitindo aquele famigerado barulho além de vapor através de sua válvula, não é mesmo?

Isso nada mais é que um mecanismo de segurança cujo objetivo é regular a pressão de dentro da panela. 

Supondo que esse mecanismo não existisse, a pressão se elevaria mais e mais até chegar a um ponto onde a panela não pudesse suportar a força ali de dentro.

O resultado? Uma explosão.

E se isso já é preocupante em uma pequena panela de pressão, imagine em grandes sistemas industriais.

Por esse e outros motivos é fundamental garantir que a pressão não exceda dentro das atividades industriais.

E para nos aprofundarmos neste assunto, preparamos esse artigo onde você vai entender mais sobre como funciona um regulador de pressão e para o que ele serve.

Acompanhe-me nesta leitura e confira.

Um pouco mais sobre o Regulador de pressão

O regulador de pressão está presente dentro do que chamamos de conjunto de preparação, que possui os seguintes componentes: 

  • Filtro de Ar, Regulador de Pressão e Lubrificador; 
  • Ou por Filtro Regulador de Pressão e Lubrificador.

Agora, quando nos atentamos à unidade responsável por regular a pressão, nos deparamos com o que é, muito provavelmente, o componente mais importante desse conjunto.

Sendo, portanto, a peça chave responsável por regular a pressão dentro do sistema. Mantendo seus níveis constantemente estáveis de modo que isso venha a garantir o funcionamento uniforme do equipamento em que estiver acoplada.

E, com essa premissa, a unidade reguladora de pressão pode atuar em diferentes tipos de sistemas. Alguns exemplos de sua aplicação podem ser encontrados no setor automotivo, sistemas de refrigeração comercial e industrial.

Mas, se ainda não ficou tão claro quais são as vantagens dos reguladores, não tem problema. Vamos facilitar ainda mais essa explicação dizendo, de forma bastante resumida, porque esses componentes são tão importantes.

Quais são as vantagens geradas por um regulador de pressão

  • Controle preciso da pressão 

Os reguladores de pressão permitem controlar a pressão de líquidos e gases de maneira precisa e consistente, garantindo que os processos funcionem corretamente e com eficiência.

  • Melhoria da segurança 

Os reguladores de pressão ajudam a melhorar a segurança em muitas aplicações, garantindo que a pressão seja mantida em níveis seguros e reduzindo o risco de vazamentos, explosões e outros acidentes.

  • Economia de energia

Ao controlar a pressão de forma precisa, os reguladores de pressão podem ajudar a reduzir o consumo de energia em muitos processos, especialmente em sistemas de aquecimento central e refrigeração.

  • Prolongamento da vida útil dos equipamentos

O uso de reguladores de pressão pode prolongar a vida útil de equipamentos, como bombas e válvulas, ao garantir que eles operem dentro dos limites de pressão recomendados.

  • Maior eficiência de processos

O controle preciso da pressão proporcionado pelos reguladores pode ajudar a aumentar a eficiência de muitos processos industriais, reduzindo o tempo de produção e melhorando a qualidade do produto final.

  • Flexibilidade na aplicação

Os reguladores de pressão podem ser usados em uma ampla variedade de aplicações, desde a indústria química até sistemas de aquecimento e refrigeração, tornando-os uma solução versátil para muitos processos.

Como funciona um regulador de pressão

Antes de falarmos sobre o seu funcionamento, precisamos entender como é composto um regulador de pressão.

Para exercer bem o seu papel o regulador de pressão possui:

  • Manopla de regulagem;
  • Parafuso de Regulagem;
  • Capa de Montagem;
  • Porca de Regulagem;
  • Mola Principal;
  • Diafragma;
  • Corpo;
  • Haste;
  • Disco vedação;
  • Mola Compensação;
  • e Tampa Inferior.

É a partir desses componentes que o regulador consegue manter o nível de pressão em um sistema.

E ele desempenha esse papel da seguinte forma.

Em um primeiro momento, a pressão entra através da porta de entrada do regulador de pressão. 

Em seguida, a manopla de regulagem gira no sentido horário, essa ação tem a função de fazer com que a mola de carga se comprima, estabelecendo, a partir disso, uma força no pistão, ou diafragma.

Essa força faz com que a haste da válvula principal seja empurrada para baixo, abrindo o regulador e liberando o gás na câmara de baixa pressão.

De modo que, o valor que será exibido no manômetro diz respeito ao valor de pressão estanque. Ou seja, não existem vazamentos e nada que impeça o fluxo de pressão que foi determinado, permanecendo,assim, constante.

Isso ocorre quando duas forças se encontram em equilíbrio. A força da mola, que atua sobre o diafragma e, também, a força do gás, que ocorre na parte inferior do diafragma.

Portanto, o regulador de pressão servirá para reduzir altas pressões, de modo a se adequar em relação à sua necessidade de aplicação.

E para ilustrar de forma mais clara o funcionamento desse processo, confira uma imagem representativa de um regulador de pressão.

Onde são encontrados os reguladores de pressão

Existem muitas aplicações diferentes quando pensamos em operações, dentro da indústria, que necessitam de um regulador de pressão.

A primeira, que vamos destacar, é uma das mais comuns e que ocorre no setor de energia onde são usados para controlar a pressão do gás natural em tubulações de distribuição. 

Sem os reguladores de pressão, o gás natural pode fluir a pressões inseguras e causar acidentes graves. 

Além disso, eles também são usados em sistemas de aquecimento central e em caldeiras para manter a pressão da água e garantir que o sistema funcione de maneira eficiente.

Outra aplicação bastante comum desse componente é em sistemas de refrigeração e ar condicionado. 

Neste caso, os reguladores de pressão são usados ​​para manter uma pressão constante no refrigerante, o que é essencial para garantir que o sistema funcione corretamente e com eficiência. 

Mas é claro que não para por aí.

Os reguladores de pressão também são usados ​​em processos industriais, como na indústria química e alimentícia, para controlar a pressão de líquidos e gases em tanques de armazenamento e processos de mistura. Em processos de produção de alimentos e muito mais.

Em suma, os reguladores de pressão têm uma ampla variedade de aplicações em muitos setores industriais e comerciais. 

Sendo utilizados ​​para garantir a segurança, a eficiência e o controle de processos desses setores.

Soluções Nepin em Válvulas Reguladoras de Pressão

Aqui, no portfólio de Produtos da Nepin, você pode encontrar diversas soluções que irão desempenhar com excelência a função de regulação de pressão.

Sendo:

Produtos de extrema confiabilidade e qualidade. Afinal, estamos falando de uma marca que é especialista no assunto. A Danfoss.

Acesse o nosso site e confira os nossos produtos agora mesmo. 

Deixe um comentário