Como funciona e para que serve um regulador de pressão

Reguladores de pressão são componentes responsáveis por limitar o excesso de pressão dentro de um sistema.

Trata-se de um equipamento que se faz necessário no sentido de garantir a segurança do sistema, uma vez que ele é capaz de monitorar e regular o nível de pressão, evitando que o mesmo exceda e ultrapasse limites que coloquem em risco a atividade.

E, além disso, ele mantém a pressão em um nível adequado para que o sistema permaneça em pleno funcionamento.

Portanto, estamos falando de um componente muito importante e muito utilizado no âmbito industrial.

E para nos aprofundarmos neste assunto, preparamos esse artigo onde você vai entender mais sobre como funciona um regulador de pressão e para o que ele serve.

Acompanhe-me nesta leitura e confira.

Um pouco mais sobre o Regulador de pressão

O regulador de pressão está presente dentro do que chamamos de conjunto de preparação, que possui, de modo geral, os seguintes componentes: Filtro de Ar, Regulador de Pressão e Lubrificador ou por Filtro Regulador de Pressão e Lubrificador.

Agora, quando nos atentamos à unidade responsável por regular a pressão, nos deparamos com o que é, muito provavelmente, o componente mais importante desse conjunto.

Sendo, portanto, a peça chave responsável por regular a pressão dentro do sistema. Mantendo seus níveis constantemente estáveis de modo que isso venha a garantir o funcionamento uniforme do equipamento em que estiver acoplada.

E, com essa premissa, a unidade reguladora de pressão pode atuar em diferentes tipos de sistemas. Alguns exemplos de sua aplicação podem ser encontrados no setor automotivo, sistemas de refrigeração comercial e industrial.

Como funciona um regulador de pressão

Antes de falarmos sobre o seu funcionamento, precisamos entender como é composto um regulador de pressão.

Para exercer bem o seu papel o regulador de pressão possui:

  • Manopla de regulagem;
  • Parafuso de Regulagem;
  • Capa de Montagem;
  • Porca de Regulagem;
  • Mola Principal;
  • Diafragma;
  • Corpo;
  • Haste;
  • Disco vedação;
  • Mola Compensação;
  • e Tampa Inferior.

É a partir desses componentes que o regulador consegue manter o nível de pressão em um sistema.

E ele desempenha esse papel da seguinte forma.

Em um primeiro momento, a pressão entra através da porta de entrada do regulador de pressão. 

Em seguida, a manopla de regulagem gira no sentido horário, essa ação tem a função de fazer com que a mola de carga se comprima, estabelecendo, a partir disso, uma força no pistão, ou diafragma.

Essa força faz com que a haste da válvula principal seja empurrada para baixo, abrindo o regulador e liberando o gás na câmara de baixa pressão.

De modo que, o valor que será exibido no manômetro diz respeito ao valor de pressão estanque. Ou seja, não existem vazamentos e nada que impeça o fluxo de pressão que foi determinado, permanecendo,assim, constante.

Isso ocorre quando duas forças se encontram em equilíbrio. A força da mola, que atua sobre o diafragma e, também, a força do gás, que ocorre na parte inferior do diafragma.

Portanto, o regulador de pressão servirá para reduzir altas pressões, de modo a se adequar em relação à sua necessidade de aplicação.

E para ilustrar de forma mais clara o funcionamento desse processo, confira uma imagem representativa de um regulador de pressão.

Imagem Regulador de Pressão

Soluções Nepin em Válvulas Reguladoras de Pressão

Aqui, no portfólio de Produtos da Nepin, você pode encontrar diversas soluções que irão desempenhar com excelência a função de regulação de pressão.

Sendo:

  • Válvulas reguladoras de pressão de evaporação – Seu uso tem a função de estabelecer uma pressão constante que seja  correspondente a uma temperatura constante no evaporador.
  • Válvulas reguladoras de pressão do cárter – Possuem a finalidade de proteger o motor do compressor contra a sobrecarga que ocorre posteriormente a longos períodos de inatividade.
  • Válvulas reguladoras de pressão de condensação e mais – São usados para manter uma pressão de condensação constante e suficientemente alta em sistemas que utilizam condensadores de ar resfriado.

Produtos de extrema confiabilidade e que possuem o certificado de qualidade da Danfoss.

Acesse nosso site e confira os nossos produtos agora mesmo. 

  

 

 

 

Deixe um comentário