A importância crucial da lubrificação na proteção contra desgaste, corrosão e atrito

Faz parte da premissa de qualquer empresa zelar pelos seus bens. E isso inclui não apenas os seus imóveis, mas também suas máquinas e equipamentos.

Afinal, desse modo ela não apenas economiza, uma vez que o uso adequado dos seus equipamentos preserva o funcionamento dos mesmos, evitando gastos relacionados à compra de novas máquinas, por exemplo.

Como também evita pausas no processo produtivo em decorrência do mau funcionamento desses equipamentos, ou, até mesmo, em virtude de possíveis acidentes.

Ou seja, não se trata apenas de prejuízos financeiros, existe ainda a possibilidade de que  um funcionamento inadequado resulte em riscos para a saúde humana.

E quando falamos em zelar pelos seus bens, não estamos falando apenas dos processos inerentes à manutenção, em seus diferentes tipos. 

Falamos do bom uso do maquinário, adoção de medidas de precaução e também do uso de bons insumos, que são indispensáveis para o bom funcionamento do processo produtivo.

E nesse sentido precisamos destacar a lubrificação, que é de extrema importância. Servido de proteção contra o desgaste, corrosão e atrito.  

Acompanhe-me nesta leitura e confira um pouco mais sobre como é feita a lubrificação no âmbito industrial e o porquê ela é tão importante.

Lubrificação nas Indústrias

Já destacamos, no início deste artigo, a importância que existe em uma empresa cuidar do seu património. E nas indústrias não é diferente.

É preciso tomar uma atenção redobrada no cuidado do maquinário. Até mesmo porque, estamos falando da principal fonte produtiva de uma empresa. 

Portanto, você não vai querer que suas máquinas percam o desempenho de uma hora pra outra e sem motivo aparente, muito menos que elas estraguem.

São equipamentos que precisam estar sempre ativos a fim de maximizar a sua capacidade produtiva.

Diante de tudo isso, fica claro a necessidade de cuidado redobrado, não é mesmo? 

Mas a prática desse cuidado não se restringe apenas à adoção de processos de manutenção, seja ela preventiva, corretiva ou em qualquer outro modo.

Existem outras formas de preservar a qualidade e o bom funcionamento do maquinário industrial.

E uma das tantas formas de praticar esse cuidado é através da utilização de lubrificantes de qualidade. 

Os lubrificantes servirão como uma espécie de camada protetora entre duas superfícies.

Dentre os benefícios que seu uso irá proporcionar, podemos destacar a proteção contra:

  • O desgaste;
  • a corrosão;
  • e o atrito.

Seu uso é indispensável, e a aplicação do mesmo se estende para além das indústrias,  estando presente em muitas coisas do nosso dia a dia.

O funcionamento de um veículo é um excelente exemplo de aplicação do uso de lubrificantes no nosso cotidiano

Isso porque eles são imprescindíveis para o funcionamento do motor e freios, por exemplo.

E trazer esse exemplo, bastante presente na nossa realidade, torna ainda mais perceptível a importância dos lubrificantes. Afinal, diga por si mesmo, é possível sair andando com um veículo de um lado para o outro sem que ele tenha uma gota de lubrificante que seja?

Se você pretende fazer o teste é bom já ir preparando o bolso também, porque o prejuízo é garantido.

Outros benefícios do uso de lubrificantes

Além dos três pontos que já destacamos acima, existem outros benefícios do uso de lubrificantes que podemos mencionar.

São eles:

Porém, é claro que existem alguns cuidados que precisam ser tomados para que a lubrificação possa oferecer todos esses benefícios.

E nesse sentido é preciso ficar atento a uma série de fatores.

Listamos alguns deles para você ficar de olho. Sendo eles:

  1. Escassez de lubrificante;
  2. Excesso de lubrificante;
  3. Uso de tipo de lubrificante que não corresponde ao correto para aquela aplicação específica;
  4. Mistura de Lubrificantes;
  5. Armazenamento inadequado dos lubrificantes;
  6. Contaminação de lubrificantes.

Todos esses casos são bastante desfavoráveis e podem resultar em inúmeros problemas. Portanto, fique de olho e garanta que nenhum desses fatores possa prejudicar o bom funcionamento das atividades de sua empresa.

rolamento-peça
A falta de uma lubrificação adequada pode ser bastante prejudicial para o bom funcionamento das atividades.

Tipos de Lubrificantes

No tópico anterior, mencionamos um erro quanto ao uso inadequado do tipo de lubrificante.

Fato que levanta a seguinte questão. Existem diferentes tipos de lubrificantes.

E uma das formas de categorizá-los está ligado ao seu estado físico. Podendo apresentar-se no estado líquido, que é muito comum na lubrificação industrial, os sintéticos e minerais; pastosos ou graxas.

Além disso, os lubrificantes podem ser classificados quanto a sua origem. Nesse caso serão divididos entre sintéticos e semissintéticos e integrais. Os dois primeiros são solúveis em água, já os óleos lubrificantes integrais não.

Conclusão

A falta de uma lubrificação adequada pode ser bastante prejudicial para o bom funcionamento das atividades, dentro de uma indústria.

Podendo comprometer não apenas a durabilidade do maquinário, mas também a sua capacidade produtiva, uma vez que a lubrificação é capaz de potencializar o processo produtivo.

Portanto, é fundamental ficar de olho em tudo que dizemos aqui. Tomando uma atenção redobrada em relação aos principais erros cometidos através do uso inadequado dos lubrificantes.

Deste modo você será capaz de preservar máquinas e equipamentos que vier a adquirir conosco, aqui da Nepin.

Acesse o nosso site e confira as soluções em acessórios industriais que a Nepin separou para você

 

Deixe um comentário