Para que uma indústria possa produzir, qualquer tipo de produto, ela precisa de energia. Energia para que as suas máquinas e equipamentos possam funcionar a todo vapor, de maneira contínua.
No que diz respeito a isso, várias questões são levantadas como:
- Tipo de energia que será aplicada;
- O recurso necessário para produção ou gerenciamento dessa energia;
- A capacidade de estoque e/ou geração desse elemento;
- Os custos inerentes à aquisição e/ou produção;
- Qual o impacto ambiental disso tudo.
Enfim, existem muitos pontos que exigem bastante atenção quando olhamos para esse cenário.
E, no que diz respeito a isso, podemos destacar o uso de queimadores. É através desse equipamento que são queimados diversos tipos de combustíveis, como gases e óleo diesel, para gerar a energia que a empresa possui para manter os seus processos produtivos em pleno funcionamento.
Além disso, os queimadores são equipamentos que, nos dias de hoje, emitem uma quantidade consideravelmente menor de poluentes na atmosfera.
O fato é que para um queimador funcionar, é necessário que exista uma centelha, uma faísca, para gerar a chama responsável pela queima dos combustíveis. Assim como a faísca gerada por um fogão elétrico, por exemplo.
E quem desempenha esse papel é o transformador de ignição. Continue com a leitura desse artigo para entender mais sobre o importante papel que o transformador de ignição possui dentro da indústria.
O que é transformador de ignição
O transformador de ignição é um componente muito utilizado por indústrias e empresas.
Trata-se de um instrumento responsável por produzir uma centelha em alta voltagem. É a partir dessa centelha que se dá origem à chama na partida do queimador.
O transformador de ignição é muito prático e de fácil instalação, mesmo em locais de espaço reduzido. Isso se deve ao seu tamanho e peso, que muito se diferencia dos tradicionais transformadores indutivos.
Além de gerar essa centelha, ele ainda é fundamental para que as chamas, no interior de uma caldeira, por exemplo, permaneçam estáveis. Em outras palavras, esse dispositivo contribui para um controle preciso e integral dessas chamas.
E, para fazer isso, esse dispositivo conta com uma grande variabilidade técnica. Afinal, é necessário checar quais são os requerimentos do queimador quanto a potência e número de pólos. O resultado disso se reflete em peças distintas entre si no que diz respeito a funcionalidades, estrutura e tecnologia.
A qualidade é um fator indispensável
Estamos falando de um equipamento responsável por acionar os queimadores e gerar energia para os processos produtivos, não é mesmo?
E não só isso, estamos falando de precisão e controle também. Portanto, não restam dúvidas sobre a importância que ele possui no dia a dia de qualquer empresa, não é mesmo?
Só que, para fazer isso com eficiência, é evidente que é necessário contar com transformadores de qualidade. Até mesmo porque, as consequências de um produto de má qualidade vão além do não funcionamento e requisição de troca.
Um produto ruim também se reflete no ponto de vista econômico, em relação a geração de energia. Falhas e problemas relacionados ao seu controle e precisão, serão fatores que vão influenciar em maiores custos.
Portanto, a aquisição de produtos de qualidade é mais do que indispensável, é obrigatória para todos que não querem correr riscos quanto ao mau funcionamento desse equipamento.
E, para adquirir produtos cuja qualidade é um fator de extrema importância, você pode contar com a Nepin.
No nosso site, contamos com um portfólio de produtos que são verdadeiros sinônimos de qualidade.
Tudo que você encontrar por aqui, foi pensando para trazer eficácia e praticidade para que a sua empresa consiga usufruir ao máximo dos seus recursos.
E para os transformadores de ignição isso não é diferente. Contamos com uma linha de transformadores que possui o selo Danfoss de qualidade. Uma empresa que é mais do que referência quando o assunto é automação industrial.