Na indústria, o ar assume diversos papéis que vão além de apenas aquele que é vital para as nossas vidas, em que ocorre a troca gasosa do organismo e o meio ambiente com o objetivo de auxiliar no fortalecimento dos músculos e manter o cérebro saudável.
A respiração.
O ar comprimido, por exemplo, é uma maneira de aproveitar o ar dentro da indústria. Neste caso, o intuito é o de obter energia e, caso você não saiba, estamos falando de um elemento que é um grande aliado nesse sentido.
Não só para os processos industriais como muitos outros onde ele é aplicado.
Para você ter uma ideia, esse tipo de ar é empregado em setores como:
- Construção civil;
- Clínicas;
- Pinturas;
- Pulverizações;
- Freios de ônibus e caminhões;
- Sistemas pneumáticos e muito mais.
Se apresentando como uma solução prática, segura e eficaz.
Porém, apesar de suas vantagens serem bastante evidentes, e vamos falar mais sobre elas no decorrer deste artigo, existem também desvantagens quanto ao seu uso, se comparamos com sistemas que fazem uso de outros elementos como o hidráulico e o elétrico, que utilizam a água e a energia elétrica, respectivamente.
E pra que você fique bem informado a respeito disso, entendendo o que você ganha e, também, o que você deixa de ganhar se planeja investir em um sistema pneumático que faça uso do ar comprimido, resolvemos listar quais são as vantagens e desvantagens em relação a ele.
Portanto, se você quer aprofundar o seu conhecimento a respeito do ar comprimido, tudo que você precisa fazer é nos acompanhar nesta leitura. Combinado?
Contents
Antes de mais nada, o que é o Ar comprimido?
O ar comprimido é um gás inodoro e incolor. Além disso, ele não é inflamável e nem mesmo tóxico.
Ele é amplamente empregado em todos os tipos de combustão e também serve como fonte de energia.
No caso, esse segundo ponto, de ser utilizado como fonte de energia, ocorre em virtude da sua pressão, que é acima do atmosférico.
Além disso, é preciso ressaltar que o ar comprimido possui a vantagem de poder aumentar essa pressão ainda mais. Quando o ar é submetido a um aquecimento após a compressão e antes mesmo do seu uso.
Todas essas características garantem uma enorme serventia do uso do gás comprimido dentro do setor industrial. Sendo extremamente versátil, também.
Quais são as desvantagens no uso do Ar comprimido
Ele é um grande poluidor sonoro
Quando o ar comprimido é liberado na atmosfera, saindo do compressor, ele pode liberar um ruído bastante elevado e que, inclusive, pode gerar prejuízos para operadores e pessoas que estiverem muito próximas a essa liberação.
A solução aqui é se certificar que as pessoas que trabalham diretamente com esse tipo de processo, ou nas imediações deles, estejam devidamente equipados com EPIs de supressão de volume.
São muitos cuidados para manter a pureza do ar
A pureza do ar é imprescindível para a qualidade e eficiência dos processos. Fato que faz com que seja sempre necessário a preparação do sistema a fim de evitar que impurezas e a umidade prejudiquem o andamento dos processos.
Baixa obtenção de força
Quando comparamos os sistemas pneumáticos, em que existe a aplicação do ar comprimido, com sistemas hidráulicos, uma coisa fica bastante nítida.
A diferença que existe entre a grandeza dos projetos. E quando nos referimos a grandezas, estamos dizendo no sentido literal mesmo, relacionado ao tamanho de máquinas e equipamentos.
Acontece que os sistemas pneumáticos possuem uma capacidade de força consideravelmente menor do que os sistemas hidráulicos. Razão o suficiente para que esse tipo de sistema não possa ser implementado em operações de muito grande porte.
Quais são as vantagens no uso do Ar comprimido
Excelente custo benefício
Uma das grandes vantagens do ar comprimido é que ele é de fácil produção, além de ser um recurso bastante abundante no planeta, como você já deve imaginar.
Na prática, o resultado disso é um excelente custo benefício para quem deseja investir no uso desse recurso como fonte de energia.
Seu sistema é de fácil implantação
Não existem grandes dificuldades quando se trata de implantar um sistema que faz uso do ar comprimido dentro de uma empresa. Na verdade, essa tarefa é bastante simples.
São necessárias pequenas mudanças nas máquinas convencionais para que elas se adequem a esse modelo de uso.
É bastante seguro
Não existe muito segredo em se tratando do operacional de um sistema que utiliza ar comprimido.
São, na verdade, sistemas bastante simples o que resulta na possibilidade deles serem manipulados até mesmo por pessoas que não são especializadas no assunto.
E essa possibilidade acontece muito em virtude deste ser um tipo de sistema bastante seguro.
Além do ar comprimido não apresentar toxicidade ou qualquer grau de inflamação, ele opera em doses moderadas de pressão. O que faz dele um elemento extremamente seguro, para empresa e, também, para quem está operando os processos.
Vale a pena usar o ar comprimido?
Se você percorreu todo o conteúdo com a expectativa de saber se vale ou não a pena utilizar esse recurso dentro da sua empresa, nós vamos te ajudar a acabar de uma vez por todas com essa dúvida.
A verdade é que, sim, vale muito a pena usar o ar comprimido em suas operações.
Não é por acaso que este é um dos elementos mais utilizados na indústria ao redor do mundo. É claro que existem algumas ressalvas.
Por exemplo, o tipo de sistema que faz uso desse recurso, não comporta atividades de muito grande porte. Além disso, são necessários certos cuidados para manter a pureza do ar.
Respeitando as suas limitações, o ar comprimido pode ser a solução que você precisa para alavancar os resultados na sua empresa.
E se você já tomou a sua decisão e quer investir nisso, saiba que aqui na Nepin você poderá encontrar uma série de excelentes soluções para automação industrial.
Produtos que vão elevar ainda mais a eficiência dos seus processos envolvendo o uso de ar comprimido. Clique na aba de produtos, no topo aqui do site, e confira as melhores soluções do mercado para automação industrial do mercado.