Você já notou que há diversos fatores que influenciam na boa qualidade de um produto, correto?
Certamente, a qualidade das matérias primas utilizadas para produzi-lo, fazem toda diferença para a sua qualidade final.
No entanto, a qualidade e até mesmo a produtividade podem ser melhoradas se aplicados alguns sensos que estimulam a fluidez de um processo.
Esses sensos estão inseridos no 5S, que você já deve conhecer, devido a sua alta aplicabilidade em empresas que buscam por melhorias contínuas.
Muitos dizem que o 5S é mais do que somente um método de melhoria contínua, sendo considerado, por muitos, uma filosofia, a qual só tende a acrescentar quando o assunto é qualidade empresarial.
Se você quer entender mais sobre esse método que é tão promissor e, ao mesmo tempo, tão fácil de ser aplicado, basta acompanhar essa leitura.
Contents
O que é o 5S
Como já foi dito, o 5S é um método ou filosofia voltado para a melhoria contínua e de qualidade total.
Esse nome é assim conhecido devido aos seus cinco sensos que os compõem.
Cada um desses sensos possui suas diferentes particularidades e, a aplicação conjunta e rígida de todos esses sensos garantirá, à sua empresa, a notoriedade de um modelo de negócio regido pela disciplina.
Além disso, quem vive o 5S à risca, em uma empresa, depois de certo tempo, adota-o no seu dia a dia, acarretando no desenvolvimento pessoal e na mudança comportamental.
Vamos conhecer mais sobre esses cinco sensos?
-
Seiri – Senso de utilização
O senso de utilização, resumidamente, te estimula a ter uma visão geral das suas ferramentas disponíveis para que você realize determinado trabalho.
O segundo passo, após a análise geral dos materiais, é filtrá-los, de modo que as ferramentas e materiais desnecessários para o processo sejam guardados.
-
Seiton – Senso de organização
Com um significado diferente do primeiro senso, mas, facilmente confundível com aquele, o senso de organização visa planejar lugares estratégicos para a colocação dos itens que foram selecionados através do senso de utilização.
-
Seiso – Senso de limpeza
Este senso é característico da aplicação de uma visão mais crítica acerca do processo.
Então, através de uma análise minuciosa, deve-se eliminar ou evitar os responsáveis locais por produzirem sujeira ou bagunça, como maquinários que despejam limalhas ou poeiras desordenadamente.
De modo geral, a limpeza do ambiente de trabalho resulta em uma melhor perspectiva primária ou de terceiros.
-
Seiketsu – Senso de padronização
De fato, uma das melhores formas para se aplicar uma melhoria, em um processo, é após padronizá-lo.
Quer entender o porquê? Olhe só este exemplo:
Imagine você, em uma linha de produção, em que vários operadores realizam um trabalho em um produto (o mesmo para todos), do jeito que os convém.
A falha ao tentar aplicar uma melhoria nessa linha de produção se deve ao fato de requerer muitas melhorias diferentes para atender todos os diferentes métodos de produção realizados pelas diferentes pessoas.
-
Shitsuke – Senso da disciplina
O senso de disciplina é o mais básico de ser compreendido, mas talvez o mais difícil de ser aplicado.
Este senso se baseia na autodisciplina, capaz de manter ativos os sensos citados anteriormente.
Como implementar o 5S
De fato, a implementação do programa 5S pode trazer vários benefícios para a sua empresa.
Por ser um método que facilita a aplicação de melhorias, reconhecimento de erros e pontos de falha, aumenta a produtividade e qualidade de serviço, reduz o tempo gasto em processo, entre outros, a filosofia 5S é obrigatória em empresas que desejam se destacar no ramo da qualidade.
Mas o grande desafio é: como implementá-la?
- Não sendo o primeiro passo para a implementação, mas seguindo como uma boa dica, é começar pelo que já foi citado: a padronização de processos.
Ao estruturar passos sólidos que garantem o meio mais curto para processar um produto, a redução do desperdício, seja de material ou tempo, é certa.
- O ponto chave para implementar os sensos de organização e limpeza é que estes devem ser aplicados de modo que o ambiente de trabalho pareça plausível para quaisquer pessoas que hão de atuar no mesmo.
Essa perspectiva vem da ideia de que, às vezes, estamos em um ambiente limpo e organizado porque sabemos onde estão as coisas que precisamos, no entanto, o que pode ser organizado e limpo para nós, pode não ser para outros.
- De modo geral, as empresas costumam “forçar” o senso de disciplina dos operadores através de auditorias rígidas para monitorar se a filosofia vem sendo aplicada.
Além disso, a maioria das melhorias aplicadas pelas empresas, estão relacionadas ao 5S, até mesmo porque é algo que as pessoas de qualquer posição hierárquica conseguem ter um senso mais sólido.
Assim, um método muito comum para estimular as pessoas a realizarem melhorias, no âmbito industrial, é selecionar as melhores melhorias implementadas no mês e, a melhor, ser bonificada.