Quais são as principais Fontes de Energia dentro da Indústria

A indústria é, sem sombra de dúvidas, uma das invenções mais importantes de toda a história da humanidade.

Ainda tem alguma dúvida disso? Bom, pense bem. Aliás, dê uma boa olhada em tudo que você possui aí dentro da sua casa.

Olhou? Agora, me responda: quais são os elementos daí de dentro que não passaram por nenhum tipo de processo industrial.

É válido ressaltar que você não pode utilizar o leite, carnes, verduras e boa parte dos legumes como tentativa de contornar essa pergunta. Afinal de contas, até mesmo eles passam por processos industriais, como os observados na refrigeração industrial.

O fato é que a indústria está presente em todos os cantos da nossa vida e, portanto, merece o crédito de uma das invenções mais importantes de toda a história da humanidade.

Uma história que começou lá atrás, na primeira Revolução Industrial. E, hoje, já nos encontramos na sua 4a fase.

De lá pra cá, muita coisa mudou. Tanto no que diz respeito às máquinas, infraestrutura, equipamentos e processos, quanto no que se refere às fontes de energia, indispensáveis para manter a produção funcionando a pleno vapor.

E é sobre essas fontes de energia que vamos falar no artigo de hoje. Listando as que tiveram um maior impacto ao longo de todos esses anos da história da indústria.

Portanto, se você ficou interessado e quer saber um pouco mais dessa história, é só nos acompanhar nesta leitura.

As principais Fontes de Energia

Para que um produto chegue às prateleiras de supermercados, lojas de materiais de construção, concessionárias de veículos, entre outros tipos de empresas do segmento comercial, é necessário muito mais do que boas máquinas.

De modo geral, uma indústria precisa de:

  • Colaboradores, para tocar os processos produtivos e administrativos;
  • Insumos para produção;
  • Equipamentos auxiliares de produção;
  • EPI’s;
  • Recursos energéticos e muito mais.

Todos muito importantes, porém, no artigo de hoje, vamos aprofundar os recursos energéticos, ou fontes de energia, se assim preferir.

Elas podem se apresentar de duas maneiras

  1. Fontes Renováveis;
  2. Fontes não renováveis.

Todas elas possuem um elevado grau de importância na história da indústria. Embora as energias renováveis tenham ganho um certo destaque atualmente, devido às preocupações ambientais.

Afinal de contas, grande parte das fontes de energia que não são renováveis envolvem a queima de combustíveis fósseis, que, em grande escala, podem ser bastante prejudiciais para a atmosfera do nosso planeta.

Além disso, existe o fato de que as torna não renováveis, é claro. Acontece que, para serem geradas pelo nosso planeta, demora-se muito tempo. Um tempo que, com toda a certeza, não se equipara à velocidade com a qual são extraídos e consumidos dentro dos processos de uma indústria.

Dito isso, conheça quais são as principais fontes de energia utilizadas na indústria.

Petróleo

O petróleo é a fonte de energia mais utilizada ao redor de todo mundo. E, muito provavelmente, a fonte de energia mais conhecida também. Acontece que este recurso, além de servir para abastecer termelétricas do mundo inteiro, também é muito utilizado como combustível para máquinas e veículos.

Como se só isso não bastasse, o petróleo também é um insumo importante para produção de diversos produtos como calçados e roupas.

Entretanto, precisamos ressaltar que este é um recurso não renovável e que, por ser tão importante a nível global, o seu controle é muito visado e já foi alvo de guerras e confrontos em vários países.

Gás natural

O gás natural é uma fonte energética obtida através do petróleo e, assim como o seu predecessor, possui uma alta eficiência quando o assunto é geração de energia.

O fato curioso deste recurso é que, embora a sua queima seja responsável por gerar gases que prejudicam o meio ambiente, isso acontece em um volume significativamente menor do que quando existe a queima do carvão, por exemplo.

Carvão mineral

O carvão mineral figura como o segundo recurso mais utilizado para geração de energia na indústria, perdendo apenas para o petróleo.

E, apesar de ser um recurso não renovável e com um efeito nocivo consideravelmente maior, se comparado ao gás natural, ele ainda cumpre um papel imprescindível dentro do setor, muito em função da sua grande abundância.

Energia Hidrelétrica

Já falamos sobre 3 fontes não renováveis, certo? Precisamos falar um pouco sobre as renováveis, também.

E não tem como falar sobre esse tipo de energia sem mencionar a hidrelétrica. Um tipo de energia que tem ganhado muita força e que já é muito conhecida aqui no nosso país.

Muito dessa guinada se deve ao fato de que estamos falando de uma energia limpa. Ou seja, uma energia não poluente, e que vai ao encontro de todas as tentativas atuais em reduzir a emissão de gases poluentes no meio ambiente.

Energia Solar

A energia solar é uma outra fonte de energia renovável e que é amplamente conhecida por todos.

Também conhecida como energia fotovoltaica, ela pode ser utilizada tanto para a geração centralizada quanto distribuída, onde o próprio consumidor se transforma em um gerador de energia.

Por ser de simples instalação, além de ser uma energia limpa, a energia solar tem ganhado muito espaço e se popularizado não apenas na indústria, mas, também, em comércios e residências.

E é claro que essas não são as únicas fontes de energia utilizadas na indústria. Existem outras como a biomassa, o carvão vegetal, entre outras.

O fato é que, a escolha da fonte de energia que vai ser utilizada gera palco para muita discussão. Uma discussão que abrange a questão econômica, produtiva e sustentável.

Por isso é tão importante entender sobre o assunto. Até mesmo porque, isso vai impactar no tipo de equipamento que vai ser utilizado na sua empresa.

Deixe um comentário