É um fato que todos os equipamentos precisam de alguma fonte de energia para acionar a sua partida, garantindo o seu funcionamento inicial.
A energia elétrica, por exemplo, é comumente utilizada para garantir a partida inicial desses equipamentos, como o motor.
No entanto, é necessário manter o funcionamento das máquinas, ao longo do tempo, após a sua partida.
E, para isso, existem algumas opções para a alimentação dessas, como o processo da combustão.
Assim como o soft starter é um dispositivo que possibilita uma partida mais benéfica para um motor trifásico, o bico atomizador aprimora e provê benefícios a um equipamento que necessita da combustão para manter o seu funcionamento.
Visto que a combustão é extremamente requerida para manter a atuação de motores, caldeiras, entre outros equipamentos industriais, o uso de um bico atomizador torna-se essencial e vantajoso.
E se você quiser saber mais sobre este dispositivo é só continuar conosco para entender mais sobre o funcionamento deste componente.
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Como funciona o Bico atomizador de óleo?
A utilização de dispositivos que fragmentam um fluido, através da passagem por um orifício, é estrategicamente utilizado para controlar tanto a quantidade dessa substância aplicada quanto a sua dissipação em um meio.
Para compreender melhor, compararemos o produto em questão com um borrifador de água.
Um recipiente que borrifa água utiliza de um bico que fragmenta o líquido ao aplicar uma pressão sobre esse, fazendo tanto com que atinja uma maior área de contato quanto economize o líquido para essa aplicação.
Análogo ao borrifador, que pode ter a quantidade e a característica do jato de saída de água variando de acordo com a configuração do orifício, o mesmo pode ser feito com o bico atomizador de óleo, mas em uma escala de tamanho diferentes.
Assim, esse bico fragmenta o óleo que será aplicado em uma câmara de combustão e isso traz alguns benefícios para o processo.
Após essa analogia comparativa entre um borrifador e o bico atomizador de óleo, podemos transicionar a um exemplo mais comercial.
Dessa maneira, apresentaremos, didaticamente, a importância do bico atomizador de óleo em um motor de ignição por compressão (ICO) diesel (lembre-se que o diesel é um óleo).
Primeiramente, temos que definir que o ponto morto superior (PMS) é relativo ao ponto em que a cabeça do pistão está no ponto mais superior do seu curso, enquanto o ponto morto inferior (PMI) é quando o mesmo está no ponto mais inferior do seu curso.
Quando o pistão começa a se deslocar do PMS em direção ao PMI, o ar atmosférico é admitido pela abertura da válvula de admissão.
Posteriormente, a válvula de admissão fecha e o pistão volta a subir, em direção ao PMS, comprimindo o ar (comburente) e, consequentemente, aumentando a sua temperatura.
Estando o ar em alta temperatura, o bico injeta o óleo pulverizado através da bomba injetora, de modo que inicie uma ignição ao entrar em contato com o ar comprimido, o qual encontra-se acima da temperatura de auto inflamação.
Assim, é gerada a potência através do processo de combustão, tornando possível realizar um trabalho positivo da árvore de manivelas e o produto da combustão pode ser eliminado para a atmosfera.
É importante ressaltar que a injeção do óleo pulverizado acontece em função do ângulo em que a manivela se encontra e, então, entende-se um conceito utilizado, o qual é “ângulo de pulverização do óleo”.
Após este exemplo, podemos fazer algumas resumidas e breves observações e, então, concluiremos a forte importância do bico atomizador de óleo em um processo de combustão que necessite do mesmo.
Observações e Conclusões acerca do bico atomizador de óleo
Neste contexto, observa-se:
- O uso deste dispositivo é de extrema importância para fragmentar o óleo e é necessário uma bomba injetora para que o óleo passe pelos orifícios extremamente pequenos do bico;
- O óleo diesel tem mais carbonos que um etanol, por exemplo, e levando em consideração que quanto mais carbonos, mais denso é o fluido, podemos entender a importância de uma bomba injetora;
- Um motor a óleo diesel possui uma alta taxa de compressão, portanto, deve-se ter, também, uma inserção, em alta pressão, do óleo diesel;
- Um possível malefício quanto a má proporção entre óleo diesel e ar para a combustão é o fato de que o óleo pode não ser queimado totalmente e, então, será lançado para a atmosfera, desencadeando em outras consequências.
A partir dessas observações, podemos concluir que a ausência do bico injetor de óleo pode comprometer uma combustão de boa qualidade, contribuindo para a poluição atmosférica e trazendo prejuízos econômicos devido ao mau controle da quantidade utilizada.
Não menos importante, determinar o ângulo de injeção é importante para que o bico atomizador (conhecido, também, como queimador de ar)
Quer uma dica para complementar a conclusão?
O bico pulverizador de óleo varia o seu modelo de acordo com a vazão, ângulo de pulverização e aplicação.
Tendo ciência disso, você cumprirá os requisitos e poderá selecionar um bico que seja do seu interesse.
Ficou interessado? Conheça alguns dos modelos que temos disponíveis aqui na Nepin.
● Bico atomizador de óleo para queimadores LN/LE Danfoss;
● Bico Atomizador de Óleo para Queimadores EH/ES Danfoss;
● Bico Atomizador de Óleo em Aço Para Queimadores HFD/HD – SFD/SD Danfoss;
● Bico Atomizador de Óleo em Inox para Queimadores Hago Danfoss.
E se por acaso você ainda tiver dúvidas quanto ao modelo ideal para o seu negócio, é só deixar o seu comentário aqui no post ou entrar em contato através do nosso e-mail que a nossa equipe vai te ajudar com isso.