O que são Válvulas Pneumáticas

As válvulas são itens extremamente importantes dentro do contexto industrial, servindo para uma série de operações cujo objetivo é limitar, reter ou liberar o fluxo de um determinado fluido utilizado no sistema.

Mas, como você já deve saber, não existe apenas um tipo de válvula. Até mesmo porque, apesar da função ser a mesma, em todos os casos, o objetivo da operação que em que ela está inserida pode ser bastante distinto.

De modo geral, as válvulas costumam ser dos seguintes tipos:

  • Válvula Borboleta;
  • Válvula de Bloqueio Absoluto;
  • Válvula Esfera;
  • Válvula Gaveta;
  • Válvula Globo;
  • Válvula Retenção;
  • Válvula Agulha.

Cada uma delas está presente em um contexto diferente, atendendo a um sistema diferente, cumprindo um papel imprescindível para que esse sistema funcione.

E a razão disso é muito clara. Acontece que essa liberação do fluxo, retenção ou limitação do mesmo, não serve apenas para manter um sistema funcionando.

Essa funcionalidade pode ser determinante tanto para a eficiência do processo como, também, para a segurança do mesmo.

O que é claramente percebido em sistemas pneumáticos. Esses são sistemas que trabalham com o ar comprimido, e, caso queira se aprofundar neste assunto, nós temos um artigo todo dedicado para falar deste tema, e , para conferir este conteúdo na íntegra, basta que você clique aqui.

Enfim, dito isso, o fato é que as válvulas cumprem um importante papel dentro desses sistemas. Afinal de contas, o ar comprimido é um recurso bastante volátil e que, se não for controlado, pode gerar sérios problemas do ponto de vista de segurança e qualidade do processo.

É por esse motivo que decidimos falar sobre esse tipo de válvula. Portanto, se você quer entender mais, é só me acompanhar nesta leitura.

O que é uma Válvula Pneumática

A válvula pneumática é um importante componente presente em sistemas que trabalham com ar comprimido. Trata-se de um item de automação cuja finalidade é promover o controle do fluxo deste ar.

E quando nós dizemos “controle”, nos referimos também à manipulação deste recurso, uma vez que através delas é possível determinar o direcionamento do fluxo de ar dentro do sistema pneumático.

O fato é que o uso dessas válvulas permite o controle e manipulação da pressão de uma maneira automatizada, garantindo que o sistema funcione com qualidade e segurança.

Quais são os tipos de Válvulas Pneumáticas

Não existe apenas um tipo de válvula pneumática, ela pode se apresentar de diferentes maneiras a depender do tipo de controle que se pretende realizar do ar comprimido.

De modo geral, elas podem se apresentar das seguintes maneiras:

  • Válvula de bloqueio;
  • Válvula reguladora de pressão;
  • Válvula direcional;
  • Válvula reguladora de fluxo.

Quer saber um pouco mais sobre as diferenças que cada uma delas possui? Vamos falar sobre isso agora mesmo.

Válvula de bloqueio

Como o próprio nome já sugere, as válvulas de bloqueio atuam no sentido de bloquear o fluxo de ar comprimido dentro de um sistema. Ou, pelo menos, bloqueia um dos sentidos desse fluxo.

Em outras palavras, sua ação serve para evitar que o fluxo de ar comprimido percorra os dois sentidos, direcionando-o para apenas um deles. Essa funcionalidade é muito importante para maximizar a eficiência do sistema.

Válvula reguladora de pressão

Diferente da válvula de bloqueio, a válvula reguladora de pressão age muito mais no sentido de segurança, uma vez que a sua funcionalidade permite que não haja elevações muito altas no nível de pressão.

E, para fazer isso, ela conta com um sistema que permite configurar os limites de pressão desejados. De resto, tudo acaba funcionando de maneira automatizada.

Válvula direcional

As válvulas direcionais são válvulas que servem para orientar o fluxo de ar dentro do sistema. Direcionando-o conforme o objetivo da tarefa que se deseja realizar.

Válvula reguladora de fluxo

Por fim, as válvulas reguladoras de fluxo são uma solução para operações em que seja necessário a diminuição do fluxo de ar comprimido que passa pela tubulação.

Sendo que, essa diminuição é imprescindível quando se necessita regular a velocidade de um cilindro ou formar condições de temporização pneumática.

Elas reduzem a seção de passagem para aumentar ou diminuir  a vazão do ar comprimido e, deste modo, controlar a velocidade dos cilindros pneumáticos.

Quando se necessita influenciar o fluxo do ar comprimido, podendo ser fixa ou variável, unidirecional ou bidirecional.

A Nepin traz as melhores soluções em Válvulas pneumáticas

Agora que você já sabe o que é uma válvula pneumática, chegou a hora de determinar qual é o modelo que você precisa para a sua operação.

E, quando falamos sobre esse processo de escolha, é importante que você saiba que não é só uma escolha entre modelo e operação.

É importante se atentar na qualidade do produto, é claro. Até mesmo porque, isso pode definir a eficiência e a segurança das operações dentro da sua empresa.

É por isso que recomendamos os produtos da nossa parceira Danfoss. Uma marca que é conhecida pela excelência dos seus produtos e, também, pelo seu comprometimento ambiental.

Acesse a nossa aba “produtos” e confira as soluções em válvulas de qualidade que só a Danfoss pode oferecer.

Deixe um comentário