Manutenção e Instalação industrial: Entendendo a importância desses processos

Se eu te perguntasse qual é o coração de uma indústria, o que você responderia?

É claro que uma indústria não pode ficar sem os seus colaboradores, sem o setor administrativo, sem os insumos e sem uma porção de outras coisas, não é? 

Mas é inegável que mesmo considerando tudo isso a sua resposta seria, muito provavelmente, as máquinas. São elas as que “bombeiam” a essência de uma indústria, transformando matéria prima em material acabado.

E já que gostamos de fazer boas analogias por aqui, aí vai mais uma. É verdade que muita gente diz que o ser humano não é uma máquina e, por conta disso, precisa ficar de olho na sua saúde, fazer check-ups e tudo mais a fim de preservar a sua vida, não é?

O equívoco dessa informação é acreditar que uma máquina é absolutamente diferente de um humano nesse sentido, acreditando que ela não precisa “cuidar da sua saúde”.

Assim como um ser humano precisa se precaver para manter o seu coração funcionando, uma fábrica também precisa de certos cuidados para manter o seu “coração”, suas máquinas, funcionando a pleno vapor.

E é nesse contexto que entram duas atividades extremamente importantes para qualquer empresa. A manutenção e a instalação industrial.

E se você ficou interessado no assunto e quer saber um pouco mais sobre a importância dessas duas atividades é só me acompanhar nesta leitura.

Importância da Manutenção Industrial

Eu não sei quanto você, mas por aqui, nós nunca ouvimos falar que máquinas industriais são equipamentos baratos. 

Afinal, estamos falando do coração de uma indústria, sendo, muito provavelmente, um dos recursos que mais demanda investimento por parte de uma empresa.

E, sabendo disso, é de grande interesse de uma empresa que esse seu bem se mantenha funcionando na melhor das suas capacidades. Só que pra isso acontecer, é necessário estabelecer uma boa gestão no que diz respeito a manutenção dessas máquinas.

Mas quando a gente fala de manutenção a ideia aqui não é apenas consertar uma máquina que está defeituosa, é claro. Até mesmo porque, tudo que uma empresa não quer é que seu produto chegue nesta situação.

A manutenção ainda cumpre um importante papel preventivo, evitando problemas que venham a interromper a produção de uma empresa.

De modo geral, se alguém te perguntar porque é tão importante investir em uma boa gestão de manutenção industrial, você pode listar os seguintes motivos:

  • Elevação do nível de segurança da planta, minimizando o risco de acidentes na planta;
  • Diminuição dos custos com manutenção corretiva, isso quando o estrago já foi feito e é necessário despender de muito mais recursos para consertar o problema;
  • Aumento da vida útil das máquinas;
  • Manter a produção mais eficiente possível, à medida que as máquinas trabalham na sua melhor capacidade produtiva.

Importância da Instalação Industrial

Nos dias de hoje, o maquinário industrial evolui muito. O que é possível constatar apenas de olhar o seu funcionamento, que atualmente ocorre de maneira muito mais autônoma e eficiente do que em tempos atrás.

O resultado disso é que a complexidade delas também aumentou. Com conexões e circuitos eletrônicos muito mais modernos e que demandam cuidados ainda maiores no que diz respeito a sua instalação.

Mas esse não é o único ponto de atenção quando falamos sobre instalação industrial. Existem vários outros pontos que precisam ser considerados a fim de otimizar os processos e torná-los mais seguros. 

É por esses e outros motivos que é preciso estabelecer um bom projeto de instalação industrial. Olhando com bastante carinho para elementos como fontes de energia, amplitude do espaço, transporte de insumos e produtos acabados e outras questões estruturais como fornecimento de água, vapor e etc.

Fazer isso vai reduzir custos com manutenção, desperdício de recursos e elevar a capacidade produtiva de uma empresa, uma vez que as máquinas poderão exercer o seu máximo potencial.

Não dá pra montar boas máquinas sem bons componentes

Contar com um bom planejamento, tanto para a gestão de manutenção, quanto para a instalação industrial, vai garantir uma eficiência muito maior das atividades de uma empresa.

Mas é claro que existem muitas outras ações que podem corroborar com essas atividades, tornando o processo ainda mais fácil e eficiente.

E uma delas é adquirir produtos de procedência e qualidade, a fim de compor a estrutura operacional, melhorando a eficiência, segurança e longevidade de máquinas e equipamentos.

E na Nepin você pode encontrar uma série de produtos assim. Soluções em automação industrial, refrigeração e drives e climatização de ambientes. 

Clique na aba soluções, no menu deste site, e confira os produtos que temos em cada um destes setores.

Deixe um comentário